Sumários

Sistematização das principais correntes estéticas do período 1870-1890. Realização de Exercício Prático sobre a noção de "vanguarda".

25 Fevereiro 2025, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

A problemática do realismo na literatura alemã. Leitura e reflexão de duas cartas, extraídas da obra epistolar: F. Schiller, Briefwechsel mit Goethe. Sistematização das principais correntes estéticas do período 1870-1890. Realização de Exercício Prático sobre a noção de "vanguarda".


Continuação da caracterização do Realismo Poético (Poetischer Realismus) ou Realismo Burguês

20 Fevereiro 2025, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação da caracterização do Realismo Poético (Poetischer Realismus) ou Realismo Burguês. Análise do texto “Unsere lyrische und epische Poesie seit 1848” (1853), de Theodor Fontane. Reflexão em torno do realismo a partir de excertos de textos epistolares de Goethe e de Schiller: cf. Briefwechsel mit Goethe. Conclusão da aula: leitura conjunta do texto “O Realismo Poético”, de Otto Ludwig (in: “Dramaturgische Aphorismen I”, 1840-1860). A visão do mundo conciliadora, desconflitualizada e idealista do Realismo Poético. A noção de Künstlerische Idealisierung. O ponto intermédio do Realismo Poético. O paradigma naturalista: Arno Holz, “Arte = Natureza – X” (1891), in: Die Kunst. Ihr Wesen und ihre Gesetze. A certidão de óbito do naturalismo em “A superação do naturalismo” (1891), in: Die Überwindung des Naturalismus.


Questões periodológicas: Deutschsprachige Literatur (Literatura de Expressão Alemã) e Epochen der deutschen Literatur

18 Fevereiro 2025, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Questões periodológicas: Deutschsprachige Literatur (Literatura de Expressão Alemã) e Epochen der deutschen Literatur. Primeiras noções em torno das correntes estéticas da literatura de expressão alemã: o Realismo Poético e o Naturalismo. 


Questões metodológicas

13 Fevereiro 2025, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Questões metodológicas. A Plataforma Moodle: o Glossário, o Fórum de Discussão, a Pasta de Apontamentos e  Materiais de apoio (leituras facultativas). Esclarecimento sobre as Recensões Críticas e sobre os Ensaios Finais. Realização de Exercício Prático.


Apresentação: explicitação dos conteúdos do programa, da avaliação, dos materiais essenciais à frequência da UC.

11 Fevereiro 2025, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação: explicitação dos conteúdos do programa, da avaliação, dos materiais essenciais à frequência da UC. A presente UC visa explorar alguns dos eixos conceptuais da modernidade literária finissecular no espaço de língua alemã. Partindo inicialmente de uma reflexão em torno do significado de "vanguarda", a presente UC visa explorar um conjunto heteróclito de textos oriundos da viragem do século (Jahrhundertwende), examinando-se as suas principais características. Far-se-á referência a um conjunto de etiquetas histórico-literárias (Impressionismo, Simbolismo, Expressionismo e Jugendstil), colocando a tónica da nossa reflexão na Modernidade Finissecular, aludindo à "Viena de 1900", à superação do Naturalismo (paradigma positivista) e à vitalidade do Expressionismo. Compulsaremos um elenco variado de obras de tipologia variada: desde composições poética a micro-contos, passando pela novela e pelo romance de formação. Analisaremos obras da autoria de Friedrich Nietzsche (1844-1900), Hugo von Hofmannsthal (1874-1929), R. M. Rilke (1875-1926), Robert Walser (1878-1956), Thomas Mann (1875-1955) e Hermann Hesse (1887-1962), entre outros, designadamente alguns dos poetas mais representativos do expressionismo alemão (Georg Heym, Gottfried Benn e Georg Trakl). A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da FLUL. A classificação final resulta da média ponderada dos seguintes elementos obrigatórios: Exercício escrito presencial (40%); SEM CONSULTA; Apresentação oral programada (20%); Ensaio (35%); é valorizada a participação activa dos estudantes nas aulas e o seu envolvimento na discussão crítica das leituras efectuadas (5%). Disponibilizou-se, a cada um dos discentes, a lista bibliográfica da UC, comentando-se detalhadamente o fito de cada um dos elementos bibliográficos.