Sumários

Modernidade finissecular: enquadramento cultural

11 Março 2025, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Modernidade finissecular: enquadramento cultural. Estudo do opúsculo Ein Brief (1902), Hugo von Hofmannsthal. Análise conjunta do capítulo 40 do romance Der Mann ohne Eigenschaften, de Robert Musil. Análise conjunta do capítulo "Die Welt der Sicherheit" (in: Die Welt von Gestern), de Stefan Zweig. 



A superação do naturalismo e a viragem do século

6 Março 2025, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Início do estudo da Viragem do Século - leitura e comentário do texto de Hermann Bahr "A superação do naturalismo" (1891). As principais características da sociedade Guilhermina na viragem do século nos planos social, económico, político e cultural. A importância de Schopenhauer, Freud, Wagner e Nietzsche para o pensamento deste quadro epocal.


Contextualização histórica e contextualização cultural. Sistematização dos principais movimentos literários do último quartel do Século XIX.

27 Fevereiro 2025, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Contextualização histórica e contextualização cultural. Sistematização dos principais movimentos literários do último quartel do Século XIX. Realismo Poético, Naturalismo e Modernidade Finissecular. Menção ao opúsculo Ein Brief (1901), de Hugo von Hoffmansthal (que será trabalhado mais detalhadamente nas próximas sessões).


Sistematização das principais correntes estéticas do período 1870-1890. Realização de Exercício Prático sobre a noção de "vanguarda".

25 Fevereiro 2025, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

A problemática do realismo na literatura alemã. Leitura e reflexão de duas cartas, extraídas da obra epistolar: F. Schiller, Briefwechsel mit Goethe. Sistematização das principais correntes estéticas do período 1870-1890. Realização de Exercício Prático sobre a noção de "vanguarda".


Continuação da caracterização do Realismo Poético (Poetischer Realismus) ou Realismo Burguês

20 Fevereiro 2025, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação da caracterização do Realismo Poético (Poetischer Realismus) ou Realismo Burguês. Análise do texto “Unsere lyrische und epische Poesie seit 1848” (1853), de Theodor Fontane. Reflexão em torno do realismo a partir de excertos de textos epistolares de Goethe e de Schiller: cf. Briefwechsel mit Goethe. Conclusão da aula: leitura conjunta do texto “O Realismo Poético”, de Otto Ludwig (in: “Dramaturgische Aphorismen I”, 1840-1860). A visão do mundo conciliadora, desconflitualizada e idealista do Realismo Poético. A noção de Künstlerische Idealisierung. O ponto intermédio do Realismo Poético. O paradigma naturalista: Arno Holz, “Arte = Natureza – X” (1891), in: Die Kunst. Ihr Wesen und ihre Gesetze. A certidão de óbito do naturalismo em “A superação do naturalismo” (1891), in: Die Überwindung des Naturalismus.