Sumários
Balanço do curso.
18 Dezembro 2020, 09:30 • Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos
As duas tradições de Antropologia e Artes Performativas. A tradição da possessão e do transe, a tradição fingimento. A importância do problema do género na compreensão do papel desempenhado pela perseguição às práticas femininas de transe colectivo na origem dos dois grandes momentos da história do teatro - o momento grego e os rituais dionisíacos, o momento shakespeariano e a caça à bruxas.
contributos da psicanálise para a compreensão dos fenómenos de possessão e de transe no trabalho do actor
14 Dezembro 2020, 15:30 • Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos
Se a psicanálise inspirou algumas das teses de Stanislavski sobre a construção de personagem, ela também tem oferecido muitas das categorias antropológicas que permitiram o renascimento dos estudos sobre as culturas da possessão e do transe. Leitura de alguns capítulos de obra de Freud Psicopatologia da Vida Quotidiana.
Os contributos da psicanálise para a compreensão das dimensões de possessão e de transe no trabalho do actor
14 Dezembro 2020, 14:00 • Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos
Se a psicanálise inspirou algumas das teses de Stanislavski sobre a construção de personagem, ela também tem oferecido muitas das categorias antropológicas que permitiram o renascimento dos estudos sobre as culturas da possessão e do transe. Leitura de alguns capítulos de obra de Freud Psicopatologia da Vida Quotidiana.
O papel da psicanálise na teoria do actor proposta por Stanislavski
11 Dezembro 2020, 09:30 • Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos
Os conceitos de "inconsciente" e de "subconsciente" na teoria da preparação do actor segundo Stanislavski. As personagens a interpretar pelo actor são dimensões ocultas do mundo psíquico do próprio actor. A importância da experiência dramtúrgica nas origens da teoria psicanalítica do inconsciente. Sófocles inspira o conceito de "complexo de Édipo" em Freud. Psicodrama e terapia de grupo na tradição de Moreno. A continuação do modelo de Stanislavski com a incorporação de alguns elementos das culturas do transe colectivo.
Introdução à leitura da obra de Stanislavski enquanto principal representante da tradição dominante em teoria do actor
7 Dezembro 2020, 15:30 • Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos
Pensar a estrutura essencial do trabalho de construção de personagem como uma experiência de ser-outro enraizada nas tradições da possessão espiritual e do transe colectivo não exprime as concepções canónicas da antropologia das artes performativas. A construção de personagem, na tradição teórica ocidental, foi maioritariamente descrita a partir da experiência do "fingimento" individual num contexto colectivo. As teorias da possessão espiritual e do transe colectivo representa uma tradição minoritária. O principal expoente da tradição do "fingimento" foi Konstantin Stanislavski. Introdução à leitura da sua principal obra A Preparação do Actor.