Sumários
Introdução à obra de Stanislavski. A tradição dominante da construção da personagem
7 Dezembro 2020, 14:00 • Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos
Pensar a estrutura essencial do trabalho de construção de personagem como uma experiência de ser-outro enraizada nas tradições da possessão espiritual e do transe colectivo não exprime as concepções canónicas da antropologia das artes performativas. A construção de personagem, na tradição teórica ocidental, foi maioritariamente descrita a partir da experiência do "fingimento" individual num contexto colectivo. As teorias da possessão espiritual e do transe colectivo representa uma tradição minoritária. O principal expoente da tradição do "fingimento" foi Konstantin Stanislavski. Introdução à leitura da sua principal obra A Preparação do Actor.
Transe e loucura. As figuras dos loucos no teatro grego e no teatro de Shakespeare
4 Dezembro 2020, 09:30 • Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos
Ao lado dos fenómenos de transe, o teatro, desde os seus primeiros passos, construi-se muito sobre personagens afectadas de comportamentos anómalos. As figuras de Ajax e de Medeia no teatro grego trabalham o mistério do tornar-se outro que afecta alguns humanos em situações limite. O mesmo acontece com as figuras da Ofélia ou do Rei Lear no teatro de Shakespeare. Esse fascínio pela experiência de se perder a si mesmo não será constitutiva da própria prática da construção de personagens?
Leitura da obra Drugs and Theater in Early Modern Theater de Tanya Pollard
30 Novembro 2020, 15:30 • Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos
A obra Drugs and Theater in Early Modern Theater de Tanya Pollard permite compreender a importância da indução de alucinações através de substâncias psicotrópicas, não apenas na esfera da performance, mas também na experiência do espectador de teatro no tempo de Shakespeare. Repetir o transe colectivo, já não através da música, da dança e do erotismo, mas por formas mais sofisticadas de embriaguez.
Leitura de alguns capítulos da obra de Tanya Pollard Drugs and Theater in Early Modern Theater
30 Novembro 2020, 14:00 • Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos
A obra Drugs and Theater in Early Modern Theater de Tanya Pollard permite compreender a importância da indução de alucinações através de substâncias psicotrópicas, não apenas na esfera da performance, mas também na experiência do espectador de teatro no tempo de Shakespeare. Repetir o transe colectivo, já não através da música, da dança e do erotismo, mas por formas mais sofisticadas de embriaguez.
O teratro de Shakespeare como revelador da importância do transe colectivo na experiência da representação teatral
27 Novembro 2020, 09:30 • Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos
A presença das 3 bruxas na tragédia de Macbeth de Shakespeare. Malignidade feminina, profetizarão, alucinação como mecanismos fundamentais da efabulação teatral. O papel das drogas como indutoras de transes colectivos em algumas das peças mais relevantes de Shakespeare. O caso da comédia Sonhos de uma noite de verão. Os filtros de morte aparente em R omeu e Julieta.