Sumários

Relação entre a perseguição aos rituais de transe colectivo exclusivo de mulheres e a institucionalização do teatro como actividade masculina

23 Novembro 2020, 15:30 Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos

Sempre se soube que as mulheres estavam excluídas do palco, tanto no aparecimento do teatro na Grécia, como no renascimento do teatro na Europa no sec.XVII. Mas poucos são os estudos que procuram compreender a ligação entre essa exclusão e as perseguições feitas aos rituais de transe colectivo praticados exclusivamente por mulheres precisamente nos períodos imediatamente anteriores à institucionalização do teatro (de onde as mulheres estão excluídas como actrizes).  Início ao estudo do caso do teatro de Shakespeare.


As razões que podem explicar que, tanto na origem do teatro na Grécia, como no renascimento do teatro no sec.XVII, as mulheres sejam excluídas.

23 Novembro 2020, 14:00 Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos

Sempre se soube que as mulheres estavam excluídas do palco, tanto no aparecimento do teatro na Grécia, como no renascimento do teatro na Europa no sec.XVII. Mas poucos são os estudos que procuram compreender a ligação entre essa exclusão e as perseguições feitas aos rituais de transe colectivo praticados exclusivamente por mulheres precisamente nos períodos imediatamente anteriores à institucionalização do teatro (de onde as mulheres estão excluídas como actrizes).  Início ao estudo do caso do teatro de Shakespeare.


Comparação entre a perseguição às seguidoras de Dionisus na Grécia Clássica e a perseguição às bruxas nos tempos modernos

20 Novembro 2020, 09:30 Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos

Os efeitos perturbadores do poder masculino que encontramos na perseguição aos rituais dionisíacos (bem visíveis na tragédia As Bacantes) aparecem de novo na perseguição às comunidades dedicadas aos rituais do Sabat no início dos tempos modernos. Este paralelo verifica-se também na relação entre o esmagamento dos rituais de transe feminino e a constituição do teatro enquanto experiência colectiva de devir-outro mas reservada a participantes masculinos. 


Análise de uma grande colecção iconográfica dedicada ao fenómeno da bruxaria nos sec.XV e XVI

16 Novembro 2020, 15:30 Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos

A iconografia que chegou até nós foi sempre feita por homens e, em muitos casos, no âmbito de julgamentos de mulheres acusadas de bruxaria. Quase sempre procuram as imagens denunciar os rituais de transe colectivo e o carácter central do erotismo entre mulheres.


Análise de uma grande colecção de iconografia dedicada ao fenómeno da feitiçaria nos sec.XV e XVI

16 Novembro 2020, 14:00 Nuno Gabriel de Castro Nabais dos Santos

A iconografia que chegou até nós foi sempre feita por homens e, em muitos casos, no âmbito de julgamentos de mulheres acusadas de bruxaria. Quase sempre procuram as imagens denunciar os rituais de transe colectivo e o carácter central do erotismo entre mulheres.