Sumários
Metamorfoses: Da anarquia à Tetrarquia
1 Fevereiro 2024, 12:30 • Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos
Características gerais da arte no primeiro período de auge do Império Romano (séculos I e II) e do período tardo-romano (séculos III e IV). A decomposição dos cânones clássicos, as novas funções arquitectónicas e sistemas construtivos (arco, abóbada, cúpula e uso do betão), e as influências culturais vernaculares (estilo sub-clássico) e orientalizantes. A função ideológica da arte: decréscimo da importância da beleza naturalista e realista do classicismo helenístico e incremento do valor da mensagem simbólica a transmitir durante o período tardo-romano. O desenvolvimento de um estilo decorativo representativo de estética clássica independente da sua estrutura de suporte em betão. A transgressão dos cânones clássicos na arquitectura da parte oriental do Império Romano. As razões para as transformações estilísticas na escultura tardo-romana: rejeição de uma era e ideologia anterior e adopção da linguagem vernacular sub-clássica, resultando numa arte directa e com mensagens limpas. A escultura, a retratística e os baixo-relevos como veículos de propaganda durante a Tetrarquia. Pintura mural e mosaicos: os novos credos e o desenvolvimento de um novo estilo artístico resultante da fusão de elementos greco-romanos e orientais, procurando representar em formas visíveis o que até aí apenas era exprimido por palavras.
Periodizações, espaços e poderes
30 Janeiro 2024, 12:30 • Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos
Questões metodológicas: a periodização, o que é “Antiguidade Tardia” e a respectiva arte. Os conceitos de catalogação e as questões polémicas das designações conceptuais. O uso do termo “tardio” e a contradição entre decadência e auge nos séculos III-IV. Os paradoxos do uso do termo “Paleocristão” no desenvolvimento da arte cristã. As idiossincrasias nas denominações e contextos de Império Romano, Império Romano do Oriente, Império dos Gregos e Império Bizantino. A arte islâmica, as influências recebidas e o questionamento das suas origens. Os estudos sobre a arte pré-românica ibérica (visigótico, suévico, moçárabe, asturiano e pré-românico). Evolução histórica do período de anarquia do séc. III no império romano até à Tetrarquia: causas e contextos. A chegada ao poder de Constantino, o Grande, e as repercussões políticas.
Auxiliares de representação espacial
25 Janeiro 2024, 12:30 • Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos
Desenvolvimento de bases para compreensão da leitura de estruturas edificadas, em especial desenhos rigorosos. Síntese sobre a compreensão de desenhos rigorosos arquitectónicos: planta, planta de cobertura, planta de contacto com o solo, planta de tectos, planta de pavimentos, projecções de elementos superiores, escadas e rampas, cortes, alçados, planta de implantação, pormenores construtivos. A compreensão das escalas para a compreensão dos desenhos rigorosos. O plano (de pormenor, do conjunto urbano, de ordenamento territorial, dos sistemas viários, cadastral, de zonamento, etc.), o perfil das vias e do espaço urbano, e a silhueta da cidade. Leitura de cartas topográficas como instrumento para visualização da topografia do território onde se implanta o monumento e a cidade. A fotogrametria como radiografia da evolução da cidade ao longo dos tempos. O recurso à iconografia e cartografia antigas para descodificar o palimpsesto urbano.
Apresentação do Programa da Unidade Curricular
23 Janeiro 2024, 12:30 • Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos
Apresentação dos docentes e do programa da disciplina. Contextualização das temáticas a estudar, explanação dos objectivos e da metodologia a seguir. Definição dos sistemas e conteúdos de avaliação da disciplina. Explicação dos trabalhos de avaliação a executar (trabalhos de grupo e testes). Proposta de visita de estudo a efectuar.
ARTE DA ANTIGUIDADE TARDIA E
ISLÂMICA
Docentes
Joaquim Rodrigues dos Santos
joaquimr.santos@edu.ulisboa.pt
Teresa Vale
teresalmvale@outlook.com
Conteúdo
da unidade curricular
O programa da
unidade curricular pretende abordar a caracterização formal da arte
(arquitectura, urbanismo, pintura, escultura e artes decorativas) produzidas na
área da bacia do Mediterrâneo entre os séculos III e XV, podendo o estudo
procura abranger genericamente áreas geográficas e temporais mais alargadas,
consoante a sua pertinência para a compreensão das temáticas em estudo. Contém
ainda a análise comparativa dos processos de formação da arte paleocristã,
bizantina e islâmica, bem como os processos de transformação da arte
tardo-romana e de subsistência da arte paleocristã e pré-românica na cultura da
Península Ibérica. Associado às questões artísticas estão também o estudo das
relações entre imagem, religião e poder nos diversos espaços
político-religiosos mediterrânicos, fundamentais para a definição das
respectivas formas artísticas.
Objectivos
de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver)
·
Proporcionar o acesso a um
conjunto de noções de carácter teórico no domínio da história da arte e sua
metodologia, bem como a um conjunto de conhecimentos relativos à Arte da
Antiguidade Tardia e Islâmica;
·
Identificar e interpretar os
eventos históricos mais relevantes e as principais características dos
movimentos culturais entre o século III e o século XV na Bacia do Mediterrâneo (ideologias
político-religiosas, panoramas económicos, estéticas artísticas, etc.), bem
como o modo como estes se plasmaram na arte;
·
Articular de forma coerente os
contextos histórico-culturais e artísticos ocorridos no espaço que é actualmente
o território português com contextos análogos ocorridos na cena ibérica e internacional;
·
Avaliar a habilidade cognitiva, a
capacidade de compreensão e expressão de ideias, a faculdade para recolha e análise
de informação oriunda de fontes variadas, e o desenvolvimento da competências
de resolução de problemas;
·
Adquirir metodologias de pesquisa,
análise e investigação, de trabalho em grupo com equipas multidisciplinares, de
produção teórico-crítica, e de expressão de ideias (escrita, oral e visual), em
consonância com um compromisso de ética moral;
·
Potencializar os conhecimentos
adquiridos nesta unidade curricular em conexão com as outras unidades
curriculares e com situações futuras de âmbito académico e profissional.
Conteúdo
programático
1.
Periodizações
(séculos III-XV), espaços (Europa Ocidental, Mediterrâneo Oriental e Médio
Oriente) e poderes (arte, política, religião e economia).
2.
A anarquia do
Império Romano no século III, a sua reestruturação sob o regime da Tetrarquia,
e o impacto nas metamorfoses da arte tardo-clássica romana no séc. IV.
3.
Génese da
cultura visual paleocristã (séculos III-V), com a apropriação de formas e temas
da cultura visual romana, e as influências do Próximo e Médio Oriente.
4.
A criação dos
ícones cristãos, a caracterização tipológica e os programas iconográficos da
arte paleocristã.
5.
O imperador Constantino,
a fundação da “nova Roma” no Próximo Oriente e a génese da arte bizantina.
6.
A Questão
Iconoclasta bizantina e o Grande Cisma religioso entre o cristianismo do
Ocidente e do Oriente.
7.
A expansão
territorial do Islão e a adopção de influências culturais dos territórios
conquistados.
8.
Os conceitos de
abstracção, ornamentação e iconoclastia aplicados aos inícios da arte islâmica.
9.
As
reminiscências paleocristãs e bizantinas nas artes visigótica, asturiana e
pré-românica ibérica.
10.
As fontes e
influências das artes dos períodos tardo-romano, bizantino e islâmico nos
revivalismos dos séculos XVIII, XIX e XX.
Metodologia
de ensino
As aulas serão
teóricas e teorico-práticas, de carácter expositivo e com análise e discussão
de textos e imagens ilustrativas das temáticas abordadas. Os alunos serão
incentivados a participar nas aulas, mediante perguntas e comentários críticos
expontâneos relativos aos temas abordados, bem como a reflectirem e pesquisarem,
exteriormente às aulas, sobre as matérias estudadas, utilizando os instrumentos
metodológicos adquiridos nas aulas. As sessões lectivas poderão ser
complementadas com actividades extra-curriculares (visitas de estudo, seminários
e conferências).
Demonstração
dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem
O programa da unidade está articulado em torno do estudo da arte na Bacia do Mediterrâneo entre os séculos III e XV. Pretende-se contextualizar o modo como os eventos históricos (políticos, religiosos e sociais) e os modelos culturais se repercutiram e modelaram, ao longo dos tempos, a arte do período tardo-romano, paleocristão, bizantino e islâmico.
Demonstração
das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem
A exposição teórica
das matérias lectivas, combinada com a análise e discussão de textos e imagens
ilustrativas das temáticas abordadas, permite aos alunos tomar conhecimento dos
temas focados nas aulas, mas também incentivar a interpretação crítica e
estimular a reflexão sobre os mesmos. Aliado à participação nas aulas e aos
testes individuais de aferição de conhecimentos adquiridos, o desenvolvimento
de trabalhos de grupo possibilitam facultar a aquisição e incremento de
instrumentos de trabalho e metodologias de actuação úteis para o futuro,
nomeadamente a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes,
de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de
outras áreas do conhecimento, e suscitar a sensibilidade para a diversidade de
perspectivas e abordagens.
Avaliação
e fórmula de cálculo da classificação final
1.
Trabalho de grupo, com um texto de
20.000 a 30.000 caracteres (incluindo título, legendas de imagens, nome dos
autores, notas de rodapé, espaços e pontuação) seguindo normas previamente
disponibilizadas, complementado por uma apresentação do trabalho em powerpoint
com 15 minutos e mais 5 minutos de perguntas e respostas (apresentação feita por
todos os elementos do grupo); o tema poderá ser sobre uma peça artística ou um
conjunto de obras de arte (arquitectura, escultura, pintura, cidade, etc.), um
artista ou mecenas/patrocinador das artes, ou uma análise comparativa entre
movimentos artísticos, desde que relacionado com o tema da disciplina; a constituição
dos grupos (3 elementos; apenas em casos excepcionais se aceitarão grupos
menores); a entrega final em suporte digital (pdf) será a 22 de Abril, por
email; apresentações de trabalhos nos horários normais de aulas dos dias 23 de
Abril e 02 de Maio; a avaliação do trabalho de grupo vale 30% da nota final.
2.
Dois testes individuais, o
primeiro a 29 de Fevereiro e o segundo a 16 de Abril, ambos com duas partes; na
primeira parte dos testes terão de escolher 2 entre 3 perguntas de
desenvolvimento (máximo de 1 folha de ponto para as respostas) e na segunda
parte existirão 12 perguntas de resposta rápida (resposta no enunciado); a
avaliação dos testes vale 50% da nota
final (25% cada teste).
3.
Os 20% sobrantes são dados na
totalidade a todos os alunos, podendo ser descontados deste valor itens relativos
ao uso incorrecto do português (erros gramaticais, ortográficos e de expressão
falada e escrita) e a participação e frequência nas aulas (com relevância para os
debates temáticos); haverá folha de presença para ser assinada nas aulas.
Horário
de leccionação
Aulas teóricas às terças-feiras
e quintas-feiras das 12.30h às 14.00h. Atendimento aos alunos semanalmente, nos
últimos 15 minutos de cada sessão lectiva ou em data a combinar previamente.
Bibliografia
geral
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