Sumários

Metamorfoses: Da anarquia à Tetrarquia

1 Fevereiro 2024, 12:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos


Características gerais da arte no primeiro período de auge do Império Romano (séculos I e II) e do período tardo-romano (séculos III e IV). A decomposição dos cânones clássicos, as novas funções arquitectónicas e sistemas construtivos (arco, abóbada, cúpula e uso do betão), e as influências culturais vernaculares (estilo sub-clássico) e orientalizantes. A função ideológica da arte: decréscimo da importância da beleza naturalista e realista do classicismo helenístico e incremento do valor da mensagem simbólica a transmitir durante o período tardo-romano. O desenvolvimento de um estilo decorativo representativo de estética clássica independente da sua estrutura de suporte em betão. A transgressão dos cânones clássicos na arquitectura da parte oriental do Império Romano. As razões para as transformações estilísticas na escultura tardo-romana: rejeição de uma era e ideologia anterior e adopção da linguagem vernacular sub-clássica, resultando numa arte directa e com mensagens limpas. A escultura, a retratística e os baixo-relevos como veículos de propaganda durante a Tetrarquia. Pintura mural e mosaicos: os novos credos e o desenvolvimento de um novo estilo artístico resultante da fusão de elementos greco-romanos e orientais, procurando representar em formas visíveis o que até aí apenas era exprimido por palavras.

Periodizações, espaços e poderes

30 Janeiro 2024, 12:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos


Questões metodológicas: a periodização, o que é “Antiguidade Tardia” e a respectiva arte. Os conceitos de catalogação e as questões polémicas das designações conceptuais. O uso do termo “tardio” e a contradição entre decadência e auge nos séculos III-IV. Os paradoxos do uso do termo “Paleocristão” no desenvolvimento da arte cristã. As idiossincrasias nas denominações e contextos de Império Romano, Império Romano do Oriente, Império dos Gregos e Império Bizantino. A arte islâmica, as influências recebidas e o questionamento das suas origens. Os estudos sobre a arte pré-românica ibérica (visigótico, suévico, moçárabe, asturiano e pré-românico). Evolução histórica do período de anarquia do séc. III no império romano até à Tetrarquia: causas e contextos. A chegada ao poder de Constantino, o Grande, e as repercussões políticas.

Auxiliares de representação espacial

25 Janeiro 2024, 12:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos


Desenvolvimento de bases para compreensão da leitura de estruturas edificadas, em especial desenhos rigorosos. Síntese sobre a compreensão de desenhos rigorosos arquitectónicos: planta, planta de cobertura, planta de contacto com o solo, planta de tectos, planta de pavimentos, projecções de elementos superiores, escadas e rampas, cortes, alçados, planta de implantação, pormenores construtivos. A compreensão das escalas para a compreensão dos desenhos rigorosos. O plano (de pormenor, do conjunto urbano, de ordenamento territorial, dos sistemas viários, cadastral, de zonamento, etc.), o perfil das vias e do espaço urbano, e a silhueta da cidade. Leitura de cartas topográficas como instrumento para visualização da topografia do território onde se implanta o monumento e a cidade. A fotogrametria como radiografia da evolução da cidade ao longo dos tempos. O recurso à iconografia e cartografia antigas para descodificar o palimpsesto urbano.

Apresentação do Programa da Unidade Curricular

23 Janeiro 2024, 12:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos


Apresentação dos docentes e do programa da disciplina. Contextualização das temáticas a estudar, explanação dos objectivos e da metodologia a seguir. Definição dos sistemas e conteúdos de avaliação da disciplina. Explicação dos trabalhos de avaliação a executar (trabalhos de grupo e testes). Proposta de visita de estudo a efectuar.




ARTE  DA  ANTIGUIDADE  TARDIA  E  ISLÂMICA

 

Docentes

Joaquim Rodrigues dos Santos

joaquimr.santos@edu.ulisboa.pt

Teresa Vale

teresalmvale@outlook.com

 

Conteúdo da unidade curricular

O programa da unidade curricular pretende abordar a caracterização formal da arte (arquitectura, urbanismo, pintura, escultura e artes decorativas) produzidas na área da bacia do Mediterrâneo entre os séculos III e XV, podendo o estudo procura abranger genericamente áreas geográficas e temporais mais alargadas, consoante a sua pertinência para a compreensão das temáticas em estudo. Contém ainda a análise comparativa dos processos de formação da arte paleocristã, bizantina e islâmica, bem como os processos de transformação da arte tardo-romana e de subsistência da arte paleocristã e pré-românica na cultura da Península Ibérica. Associado às questões artísticas estão também o estudo das relações entre imagem, religião e poder nos diversos espaços político-religiosos mediterrânicos, fundamentais para a definição das respectivas formas artísticas.

 

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver)

·      Proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico no domínio da história da arte e sua metodologia, bem como a um conjunto de conhecimentos relativos à Arte da Antiguidade Tardia e Islâmica;

·      Identificar e interpretar os eventos históricos mais relevantes e as principais características dos movimentos culturais entre o século III e o século XV na Bacia do Mediterrâneo (ideologias político-religiosas, panoramas económicos, estéticas artísticas, etc.), bem como o modo como estes se plasmaram na arte;

·      Articular de forma coerente os contextos histórico-culturais e artísticos ocorridos no espaço que é actualmente o território português com contextos análogos ocorridos na cena ibérica e internacional;

·      Avaliar a habilidade cognitiva, a capacidade de compreensão e expressão de ideias, a faculdade para recolha e análise de informação oriunda de fontes variadas, e o desenvolvimento da competências de resolução de problemas;

·      Adquirir metodologias de pesquisa, análise e investigação, de trabalho em grupo com equipas multidisciplinares, de produção teórico-crítica, e de expressão de ideias (escrita, oral e visual), em consonância com um compromisso de ética moral;

·      Potencializar os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular em conexão com as outras unidades curriculares e com situações futuras de âmbito académico e profissional.

Conteúdo programático

1.    Periodizações (séculos III-XV), espaços (Europa Ocidental, Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente) e poderes (arte, política, religião e economia).

2.    A anarquia do Império Romano no século III, a sua reestruturação sob o regime da Tetrarquia, e o impacto nas metamorfoses da arte tardo-clássica romana no séc. IV.

3.    Génese da cultura visual paleocristã (séculos III-V), com a apropriação de formas e temas da cultura visual romana, e as influências do Próximo e Médio Oriente.

4.    A criação dos ícones cristãos, a caracterização tipológica e os programas iconográficos da arte paleocristã.

5.    O imperador Constantino, a fundação da “nova Roma” no Próximo Oriente e a génese da arte bizantina.

6.    A Questão Iconoclasta bizantina e o Grande Cisma religioso entre o cristianismo do Ocidente e do Oriente.

7.    A expansão territorial do Islão e a adopção de influências culturais dos territórios conquistados.

8.    Os conceitos de abstracção, ornamentação e iconoclastia aplicados aos inícios da arte islâmica.

9.    As reminiscências paleocristãs e bizantinas nas artes visigótica, asturiana e pré-românica ibérica.

10. As fontes e influências das artes dos períodos tardo-romano, bizantino e islâmico nos revivalismos dos séculos XVIII, XIX e XX.

 

Metodologia de ensino

As aulas serão teóricas e teorico-práticas, de carácter expositivo e com análise e discussão de textos e imagens ilustrativas das temáticas abordadas. Os alunos serão incentivados a participar nas aulas, mediante perguntas e comentários críticos expontâneos relativos aos temas abordados, bem como a reflectirem e pesquisarem, exteriormente às aulas, sobre as matérias estudadas, utilizando os instrumentos metodológicos adquiridos nas aulas. As sessões lectivas poderão ser complementadas com actividades extra-curriculares (visitas de estudo, seminários e conferências).

 

Demonstração dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem

O programa da unidade está articulado em torno do estudo da arte na Bacia do Mediterrâneo entre os séculos III e XV. Pretende-se contextualizar o modo como os eventos históricos (políticos, religiosos e sociais) e os modelos culturais se repercutiram e modelaram, ao longo dos tempos, a arte do período tardo-romano, paleocristão, bizantino e islâmico.

 

Demonstração das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem

A exposição teórica das matérias lectivas, combinada com a análise e discussão de textos e imagens ilustrativas das temáticas abordadas, permite aos alunos tomar conhecimento dos temas focados nas aulas, mas também incentivar a interpretação crítica e estimular a reflexão sobre os mesmos. Aliado à participação nas aulas e aos testes individuais de aferição de conhecimentos adquiridos, o desenvolvimento de trabalhos de grupo possibilitam facultar a aquisição e incremento de instrumentos de trabalho e metodologias de actuação úteis para o futuro, nomeadamente a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas do conhecimento, e suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

 

Avaliação e fórmula de cálculo da classificação final

1.       Trabalho de grupo, com um texto de 20.000 a 30.000 caracteres (incluindo título, legendas de imagens, nome dos autores, notas de rodapé, espaços e pontuação) seguindo normas previamente disponibilizadas, complementado por uma apresentação do trabalho em powerpoint com 15 minutos e mais 5 minutos de perguntas e respostas (apresentação feita por todos os elementos do grupo); o tema poderá ser sobre uma peça artística ou um conjunto de obras de arte (arquitectura, escultura, pintura, cidade, etc.), um artista ou mecenas/patrocinador das artes, ou uma análise comparativa entre movimentos artísticos, desde que relacionado com o tema da disciplina; a constituição dos grupos (3 elementos; apenas em casos excepcionais se aceitarão grupos menores); a entrega final em suporte digital (pdf) será a 22 de Abril, por email; apresentações de trabalhos nos horários normais de aulas dos dias 23 de Abril e 02 de Maio; a avaliação do trabalho de grupo vale 30% da nota final.

2.       Dois testes individuais, o primeiro a 29 de Fevereiro e o segundo a 16 de Abril, ambos com duas partes; na primeira parte dos testes terão de escolher 2 entre 3 perguntas de desenvolvimento (máximo de 1 folha de ponto para as respostas) e na segunda parte existirão 12 perguntas de resposta rápida (resposta no enunciado); a avaliação dos testes  vale 50% da nota final (25% cada teste).

3.       Os 20% sobrantes são dados na totalidade a todos os alunos, podendo ser descontados deste valor itens relativos ao uso incorrecto do português (erros gramaticais, ortográficos e de expressão falada e escrita) e a participação e frequência nas aulas (com relevância para os debates temáticos); haverá folha de presença para ser assinada nas aulas.

 

Horário de leccionação

Aulas teóricas às terças-feiras e quintas-feiras das 12.30h às 14.00h. Atendimento aos alunos semanalmente, nos últimos 15 minutos de cada sessão lectiva ou em data a combinar previamente.

 

Bibliografia geral

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