Sumários

Arte ibérica cristã alto-medieval

24 Abril 2025, 12:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

As permanências tardo-clássicas e paleocristãs na Península Ibérica no período das invasões bárbaras e as influências bizantinas do sul peninsular. Contextualização da ocupação do território ibérico pelas tribos germânicas e pelo califado islâmico. A arte visigótica como sucedânea da arte paleocristã imperial e as inovações visigóticas e permanências tardo-clássicas (arco de volta ultrapassada, planta em cruz grega, ornamentos vegetalistas, zoomórficos e geométricos). A arte moçárabe desenvolvida pelos cristãos sob jugo muçulmano: diversidade planimétrica, arco em ferradura com alfiz, frisos esculpidos com mísulas, divisão das naves com colunas com arcaria). A singularidade da arte asturiana e a combinação das influências hispano-godas e moçárabes com as recentes influências carolíngias e lombardas: abóbada de canhão com arcos torais, uso de contrafortes no exterior, planta basilical com entrada longitudinal e cabeceira tripartida, janelas com decoração escultórica pétrea de tipo filtro ornamental.


Artes integradas e decorativas islâmicas

22 Abril 2025, 12:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

O início das artes decorativas e integradas islâmicas: as influências bizantinas e persas sassânidas na arte omíada. A iconoclastia islâmica do período abássida. A decoração escultórica integrada na arquitectura (capitéis, frisos, relevos de estuque e madeira) e a decoração pictórica (pinturas murais, mosaicos e azulejaria). O arabesco como motivo decorativo específico do mundo islâmico – arabescos vegetalistas, geométricos e caligráficos. A iluminura e a miniatura como produtos da pintura islâmica: influências bizantinas, persas e mongóis. A valorização da cerâmica como arte decorativa. O desenvolvimento da arte têxtil como consequência dos tapetes de oração. A arte do marfim e a atracção do mundo ocidental por estas peças de grande requinte. As peças metálicas como forma de arte e o desenvolvimento da técnica do damasquinado. Evolução inicial da numismática islâmica (moedas bizantinas, persas, omíadas e abássidas).


Arquitectura e cidades islâmicas

10 Abril 2025, 12:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

Caracterização geral da arquitectura islâmica: ligação ao solo, inserção do edifício na envolvente, relação com a Natureza, a escala humana e a riqueza decorativa. Soluções e elementos construtivo-decorativos na arquitectura islâmica: arco, cúpula, iwan, muqarna, mirabe, minarete, maqsura, sahn. As tipologias morfológico-funcionais reconhecíveis após a definição de modelos islâmicos próprios: mesquita, madrassa, cuba, fortificação, palácio e caravançarai. A cidade caracteristicamente islâmica: alcácer, alcáçova, medina, arrabaldes, muralha, banhos, mesquita e bazar. A malha labiríntica como reflexo da introversão quotidiana islâmica e as excepções de urbanismo regular (Medina Al-Azhara e Bagdad).


A formação da arte islâmica

8 Abril 2025, 12:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

O início do Islão: contextualização histórico-religiosa e as recepções do Judaísmo e do Cristianismo. A fragilidade dos impérios bizantino e sassânida e o aproveitamento islâmico para a sua expansão. Os califados islâmicos e os territórios de expansão: da Península Ibérica e Magrebe ao Hindustão. As fases de desenvolvimento da arte islâmica, da adopção de modelos tardo-romanos, bizantinos e persas à definição de modelos próprios. Questões prévias para compreensão da arte islâmica e o estudo de alguns exemplos iniciais. Influências das culturas pré-islâmicas na arte islâmica: capitéis, mosaicos planimetria basilical, fortificações tardo-romanas, a planimetria da Basílica de Santa Sofia em Istambul como modelos de mesquitas otomanas. A Caaba, a Grande Mesquita de Damasco, a Cúpula da Rocha, os alcáceres e palácios do deserto jordano, a Mesquita Azul de Istambul.


Visita de estudo em Lisboa

4 Abril 2025, 10:00 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

Visita de estudo aos NARC - Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, e ao Castelo de São Jorge (Núcleo Arqueológico do Castelo de São Jorge).