Sumários

Periodizações, espaços e poderes

18 Fevereiro 2025, 12:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

Questões metodológicas: a periodização, o que é “Antiguidade Tardia” e a respectiva arte. Os conceitos de catalogação e as questões polémicas das designações conceptuais. O uso do termo “tardio” e a contradição entre decadência e auge nos séculos III-IV. Os paradoxos do uso do termo “Paleocristão” no desenvolvimento da arte cristã. As idiossincrasias nas denominações e contextos de Império Romano, Império Romano do Oriente, Império dos Gregos e Império Bizantino. A arte islâmica, as influências recebidas e o questionamento das suas origens. Os estudos sobre a arte pré-românica ibérica (visigótico, suévico, moçárabe, asturiano e pré-românico). Evolução histórica do período de anarquia do séc. III no império romano até à Tetrarquia: causas e contextos. A chegada ao poder de Constantino, o Grande, e as repercussões políticas.


Auxiliares de representação espacial

13 Fevereiro 2025, 12:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

Desenvolvimento de bases para compreensão da leitura de estruturas edificadas, em especial desenhos rigorosos. Síntese sobre a compreensão de desenhos rigorosos arquitectónicos: planta, planta de cobertura, planta de contacto com o solo, planta de tectos, planta de pavimentos, projecções de elementos superiores, escadas e rampas, cortes, alçados, planta de implantação, pormenores construtivos. A compreensão das escalas para a compreensão dos desenhos rigorosos. O plano (de pormenor, do conjunto urbano, de ordenamento territorial, dos sistemas viários, cadastral, de zonamento, etc.), o perfil das vias e do espaço urbano, e a silhueta da cidade. Leitura de cartas topográficas como instrumento para visualização da topografia do território onde se implanta o monumento e a cidade. A fotogrametria como radiografia da evolução da cidade ao longo dos tempos. O recurso à iconografia e cartografia antigas para descodificar o palimpsesto urbano.


Apresentação do Programa da Unidade Curricular

11 Fevereiro 2025, 12:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

Apresentação dos docentes e do programa da disciplina. Contextualização das temáticas a estudar, explanação dos objectivos e da metodologia a seguir. Definição dos sistemas e conteúdos de avaliação da disciplina. Explicação dos trabalhos de avaliação a executar (trabalhos de grupo e testes). Proposta de visitas de estudo a efectuar.