Sumários
Não houve lugar a sessão lectiva, devido à suspensão das sessões lectivas na Universidade de Lisboa.
10 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Não houve lugar a sessão lectiva, devido à suspensão das sessões lectivas na Universidade de Lisboa.
1.5. A pintura 1.5.1. Caracterização genérica 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália)
5 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.5. A pintura
1.5.1. Caracterização genérica
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália).BIBLIOGRAFIA
AAVV, Baroque, Colónia, Konemann, 1998
BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul Holberton Publishing, 2016
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989
HASKEL, Francis, Mécènes et Peintres. L’Art et la Societé au Temps du Baroque Italien, 2ª ed., Paris, Gallimard, 1991 (1ª ed. 1980)
MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed., Londres, Pelican Books, 1989
PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B. Taschen, 1997
SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas, (col. Alianza Forma, 21), Madrid, Alianza Editorial, 1981
TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., (col. Biblioteca de Textos Universitários, 9 e 11), Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)
ZUFFI, Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa – Sociedad Editorial Electa España, 1999
1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc. XVIII)
3 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc. XVIII).
BIBLIOGRAFIA
AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750), (Catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011
AAVV, Pierre Puget (Marsiglia 1620-1694). Un artista francese e la cultura barocca a Genova, Milão, Electa, 1995
BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre, Gorle-Bergamo, Grafica Guttenberg, 1977
BOUCHER, Bruce, Italian Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1888
CELLINI, Antonia Nava, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)
ENGGASS, Robert, Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue, Londres-Pennsylvania, University Park and London-The Pennsylvania State University Press, 1976
MARTIN GONZÁLEZ, Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra, 1991
MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque, New Haven-Londres, Yale University Press, 1996
MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1989
MONTAGU, Jennifer, The Aesthetics of Roman Eighteenth Century Sculpture. ‘Late baroque’, ‘Barochetto’ and ‘A Discrete Art Historical Period’?, Groningen, University of Groningen, 2001
WITTKOWER, Rudolf, Arte e Architettura in Italia 1600-1750, Turim, Einaudi, 1993 (1ª ed. 1958)
WITTKOWER, Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman Baroque, Londres, Phaidon, 1997 (1ª edição 1955)
1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc. XVII)
27 Fevereiro 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc. XVII).
BIBLIOGRAFIA
AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750), (Catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011
AAVV, Pierre Puget (Marsiglia 1620-1694). Un artista francese e la cultura barocca a Genova, Milão, Electa, 1995
AVERY, Charles, FINN, David, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson, 1997
BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre, Gorle-Bergamo, Grafica Guttenberg, 1977
BOUCHER, Bruce, Italian Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1888
CELLINI, Antonia Nava, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)
ENGGASS, Robert, Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue, Londres-Pennsylvania, University Park and London-The Pennsylvania State University Press, 1976
MARTIN GONZÁLEZ, Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra, 1991
MONTAGU, Jennifer, Alessandro Algardi, New Haven, Yale University Press, 1985
MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque, New Haven-Londres, Yale University Press, 1996
MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1989
WITTKOWER, Rudolf, Arte e Architettura in Italia 1600-1750, Turim, Einaudi, 1993 (1ª ed. 1958)
WITTKOWER, Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman Baroque, Londres, Phaidon, 1997 (1ª edição 1955)
WITTKOWER, Rudolf, Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976).
1.4.2. A relação da escultura com as outras artes no barroco (Gianlorenzo Bernini)
20 Fevereiro 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.4.2. A relação da escultura com as outras artes no barroco (Gianlorenzo Bernini).
BIBLIOGRAFIA
AVERY, Charles, FINN, David, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson, 1997
BOUCHER, Bruce, Italian Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1888
HIBBARD, Howard, Bernini, Londres, Penguin Books, 1966
MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1989
WITTKOWER, Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman Baroque, Londres, Phaidon, 1997 (1ª edição 1955)