Sumários

Não houve lugar a sessão lectiva, devido à suspensão das sessões lectivas na Universidade de Lisboa.

10 Março 2020, 10:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Não houve lugar a sessão lectiva, devido à suspensão das sessões lectivas na Universidade de Lisboa. 


1.5. A pintura 1.5.1. Caracterização genérica 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália)

5 Março 2020, 10:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.5. A pintura

1.5.1. Caracterização genérica

1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália).
BIBLIOGRAFIA

AAVV, Baroque, Colónia, Konemann, 1998

BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul Holberton Publishing, 2016

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989

HASKEL, Francis, Mécènes et Peintres. L’Art et la Societé au Temps du Baroque Italien, 2ª ed., Paris, Gallimard, 1991 (1ª ed. 1980)

MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed., Londres, Pelican Books, 1989

PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B. Taschen, 1997

SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas, (col. Alianza Forma, 21), Madrid, Alianza Editorial, 1981

TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., (col. Biblioteca de Textos Universitários, 9 e 11), Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.) 

ZUFFI, Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa – Sociedad Editorial Electa España, 1999


1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc. XVIII)

3 Março 2020, 10:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc. XVIII).
BIBLIOGRAFIA

AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750), (Catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011

AAVV, Pierre Puget (Marsiglia 1620-1694). Un artista francese e la cultura barocca a Genova, Milão, Electa, 1995

BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre, Gorle-Bergamo, Grafica Guttenberg, 1977

BOUCHER, Bruce, Italian Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1888

CELLINI, Antonia Nava, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)

ENGGASS, Robert, Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue, Londres-Pennsylvania, University Park and London-The Pennsylvania State University Press, 1976

MARTIN GONZÁLEZ, Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra, 1991

MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque, New Haven-Londres, Yale University Press, 1996

MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1989

MONTAGU, Jennifer, The Aesthetics of Roman Eighteenth Century Sculpture. ‘Late baroque’, ‘Barochetto’ and ‘A Discrete Art Historical Period’?, Groningen, University of Groningen, 2001

WITTKOWER, Rudolf, Arte e Architettura in Italia 1600-1750, Turim, Einaudi, 1993 (1ª ed. 1958)

WITTKOWER, Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman Baroque, Londres, Phaidon, 1997 (1ª edição 1955)


1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc. XVII)

27 Fevereiro 2020, 10:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc. XVII).
BIBLIOGRAFIA

AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750), (Catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011

AAVV, Pierre Puget (Marsiglia 1620-1694). Un artista francese e la cultura barocca a Genova, Milão, Electa, 1995

AVERY, Charles, FINN, David, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson, 1997

BEYER, Victor, La Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre, Gorle-Bergamo, Grafica Guttenberg, 1977

BOUCHER, Bruce, Italian Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1888

CELLINI, Antonia Nava, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed. 1982)

ENGGASS, Robert, Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue, Londres-Pennsylvania, University Park and London-The Pennsylvania State University Press, 1976

MARTIN GONZÁLEZ, Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra, 1991

MONTAGU, Jennifer, Alessandro Algardi, New Haven, Yale University Press, 1985

MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque, New Haven-Londres, Yale University Press, 1996

MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1989

WITTKOWER, Rudolf, Arte e Architettura in Italia 1600-1750, Turim, Einaudi, 1993 (1ª ed. 1958)

WITTKOWER, Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman Baroque, Londres, Phaidon, 1997 (1ª edição 1955)

WITTKOWER, Rudolf, Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976).


1.4.2. A relação da escultura com as outras artes no barroco (Gianlorenzo Bernini)

20 Fevereiro 2020, 10:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.4.2. A relação da escultura com as outras artes no barroco (Gianlorenzo Bernini).
BIBLIOGRAFIA

AVERY, Charles, FINN, David, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson, 1997

BOUCHER, Bruce, Italian Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1888

HIBBARD, Howard, Bernini, Londres, Penguin Books, 1966

MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1989

WITTKOWER, Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman Baroque, Londres, Phaidon, 1997 (1ª edição 1955)