Sumários

1.4. A escultura 1.4.1. Caracterização genérica e técnica

18 Fevereiro 2020, 10:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.4. A escultura

1.4.1. Caracterização genérica e técnica
BIBLIOGRAFIA

BOUCHER, Bruce, Italian Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1888

ENGGASS, Robert, Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue, Londres-Pennsylvania, University Park and London-The Pennsylvania State University Press, 1976

FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry Abrams, 1989

MONTAGU, Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque, New Haven-Londres, Yale University Press, 1996

MONTAGU, Jennifer, Roman Baroque Sculpture. The Industry of Art, New Haven-Londres, Yale University Press, 1989

PENNY, Nicholas, The Materials of Sculpture, New Haven-Londres, Yale University Press, 1993

RICH, Jack C., The Materials and Methods of Sculpture, Nova Iorque, Dover Publications, 1974 (1ª ed. 1947)

VALE, Teresa Leonor M., “Ars Moriendi: do Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, in Estudios Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003

WITTKOWER, Rudolf, Art and Architecture in Italy 1600-1750, 3ª ed., Londres, Penguin Books, 1973 (1ª ed. 1958)

WITTKOWER, Rudolf, Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976).


1.3.3. A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (o aparato da mesa barroca)

13 Fevereiro 2020, 10:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.3.3. A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (o aparato da mesa barroca).
BIBLIOGRAFIA


David BATTIE, (dir.), Sotheby’s Concise Encyclopedia of Porcelain, Londres, Conran Octopus, 1994
Isabel Silveira GODINHO, (coord.), A Baixela de Sua Majestade Fidelíssima, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 2002
Angela GRISERI, Ourivesaria Barroca, Lisboa, Editorial Presença, 1989
Hugh HONOUR, A. R. E. NORTH, Gli Argenti. Inghilterra e Altri Paesi Europei, Milão, Fabbri Editori, 1981
Leonor d’OREY, A Baixela da Coroa Portuguesa, Lisboa, Edições Inapa, 1990
George SAVAGE, Porcelain through the Ages, Londres, Penguin Books, 1954
Gonçalo de Vasconcelos e SOUSA, Pratas Portuguesas em Colecções Particulares: Séc. XV ao Séc. XX, Porto, Livraria Civilização Editora, 1998
Gonçalo de Vasconcelos e SOUSA, Artes da Mesa em Portugal, Porto, Livraria Civilização Editora, 2005
Charles TRUMAN, Sotheby’s Concise Encyclopedia of Silver, Londres, Conran Octopus, 1996.


1.3.3. A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

11 Fevereiro 2020, 10:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.3.3. A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, L'Arte Barocca, Roma, Newton Compton, 1989

 AVERY, Charles, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson, 1997

 BLUNT, Anthony, Vita e Opera del Borromimi, Roma-Bari, Laterza, 1983

 BORSI, Franco, Bernini, Madrid, Ed. Akal, 1998

 CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José M., El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989

 LOGU, Giuseppe de, L’ Architettura Italiana del Seicento e del Settecento, Bari, Dedalo Libri, 1980

 MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999

 PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura, Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

 PORTOGHESI, Paolo, Roma Barocca, 4ª ed., Roma-Bari, Laterza, 1988

 TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)

 WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600-1750, 3ª ed., Londres, Penguin Books, 1973.



1.3. A arquitectura 1.3.1. Caracterização genérica 1.3.2. Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

6 Fevereiro 2020, 10:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.3. A arquitectura

1.3.1. Caracterização genérica

1.3.2. Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

BIBLIOGRAFIA

AVERY, Charles, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson, 1997

BLUNT, Anthony, Vita e Opera del Borromimi, Roma-Bari, Laterza, 1983

BORSI, Franco, Bernini, Madrid, Ed. Akal, 1998

CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José M., El Barroco, Madrid. Ed. Istmo, 1989

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura, Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

PORTOGHESI, Paolo, Roma Barocca, 4ª ed., Roma-Bari, Laterza, 1988

TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., (col. Biblioteca de Textos Universitários, 9 e 11), Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)

WITTKOWER, Rudolph, Art and Architecture in Italy 1600-1750, 3ª ed., (col. The Penguin History of Art), Londres, Penguin Books, 1973.


1.2. Arte e Igreja no barroco

4 Fevereiro 2020, 10:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

1.2. Arte e Igreja no barroco

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, Immagine e Persuasione: Saggi sul Barocco, Milão, Feltrinelli, 1986
FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, in Theologica, 2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1, 1995 
PLAZAOLA, Juan, El Arte Sacro Actual. Estudio, Panorama, Documentos, Madrid, La Editorial Católica, 1965
RIGHETTI, Mario, Historia de la Liturgia, Vol. I, Madrid, La Editorial Católica, 1955
VALE, Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, in Brotéria, Vol. 157, Nov. 2003