Sumários
I. O Rococó.1.3. A arquitectura 1.3.1. Caracterização genérica 1.3.2. Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras
26 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. O Rococó. 1.3. A arquitectura
1.3.1. Caracterização genérica
1.3.2. Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras
Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.BIBLIOGRAFIA
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
GRISERI, Andreina, Ambienti del Settecento, Novara, Istituto Geografico De Agostini, 1984
MAZZARIOL, Giuseppe, Venetian Palazzi, Colónia, Benedikt Taschen, 1998
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966
SCOTT, Katie, The Rococo Interior, New Haven-Londres, Yale University Press, 1995
SUMMERSON, John, The Architecture of the Eighteenth Century, Londres, Thames & Hudson, 1994
TOMAN, Rolf, (coord.), Barroco y Rococó, Berlin, Feieraben Verlag, 2003
II. O ROCOCÓ 1.1. O conceito de rococó: fortuna crítica 1.2. Rococó: uma arte de corte Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica. Comunicação aos alunos relativamente às modalidades e as datas de avaliação da uc.
24 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. O ROCOCÓ 1.1. O conceito de rococó: fortuna crítica 1.2. Rococó: uma arte de corte Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica. Comunicação aos alunos relativamente às modalidades e as datas de avaliação da uc de ARTE DO BARROCO E DO ROCOCÓ: TRABALHO 1) A data de entrega dos trabalhos de investigação passa para dia 7 de Maio, pelo que podem entregar o trabalho até essa data, podendo também fazê-lo antes; 2) o trabalho deve ser elaborado de acordo com as indicações metodológicas já conhecidas de quem foi meu aluno noutras uc’s e que seguem igualmente no documento pdf que envio em anexo, para queles que eventualmente ainda as não tenham; 3) o trabalho não deve exceder as 12/15 páginas de texto + anexos; 4) o trabalho deve ser enviado em formato pdf para o endereço electrónico do qual vos envio o presente mail; 5) para evitar confusões, cada trabalho deve ser identificado do seguinte modo ABR_NOME_APELIDO_Nº aluno. Exemplo: ABR_ANA_SILVA_12345;
TESTE 1) No dia 23 de Abril realizar-se-á um teste, cujo enunciado será enviado por mail a todos os alunos à hora correspondente à sessão lectiva (10.00h). 2) o teste constará de 3 questões de desenvolvimento das quais deverão escolher 2 para responder, com recurso à consulta de bibliografia; 3) será indicado um número máximo de caracteres para cada resposta; 4) o teste deverá ser devolvido, sob a forma de um documento em formato pdf, até às 10.00h da manhã do dia seguinte (24 de Abril); 5) para evitar confusões deve cada teste ser identificado do seguinte modo: TESTE_ ABR_NOME_APELIDO_Nº aluno. Exemplo: TESTE_ABR_ANA_SILVA_12345; 6) mais informo que as questões do teste corresponderão na totalidade à matéria que foi leccionada presencialmente, não havendo lugar a questões relativas a conteúdos veiculados nas sessões lectivas não presenciais.
RECENSÕES Para aqueles de vós que optaram por fazer a recensão crítica de um texto (de acordo com as indicações que a respeito dei), a mesma irá substituir o trabalho, pelo que recomendo que tal opção ocorra apenas quando a realização do trabalho se revelou de todo impossível. Sendo que a recensão pode funcionar como substituto do trabalho (apenas nas circunstâncias mencionadas) a data de entrega é a mesma.
AVALIAÇÃO Tendo em conta as circunstâncias da situação que todos vivemos, procurei adaptar às mesmas as modalidades de avaliação. Não vendo necessidade, contudo, de alterar a percentagem em que cada elemento de avaliação contribui para a avaliação final. Assim, o teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho preenche 50% da avaliação. São ainda tidos em conta, como já o eram, outros factores de ponderação como sejam a assiduidade e a participação. relativamente ao período em que as sessões lectivas presenciais decorreram normalmente.
BIBLIOGRAFIA BAZIN, Germain, Barroco y Rococó, Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964) MINOR, Vernon Hyde, Baroque and Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò, Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966 |
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras – continuação [Rembrandt].
19 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras – continuação [Rembrandt].
BIBLIOGRAFIA
AAVV, A Corpus of Rembrandt Paintings, Stichting Foundation-Rembrandt Research Project, 1982-2014 (6 vols.)
ACKLEY, Clifford, Rembrandt’s, Journey, Boston, Museum of Fine Arts, 2004
CABANNE, Pierre, Rembrandt, Lisboa, Verbo, 1993
CHAPMAN, H. Perry, Rembrandt’s Self-Portraits. A Study in Seventeenth Century Identity, Princeton, Princeton University Press, 1990
CLARK, Kenneth, Civilisation: a personal view, Nova Iorque, Harper & Row, 1969
CLARK, Kenneth, An Introduction to Rembrandt, Londres, John Murray/Readers Union, 1978
DURHAM, John I., Biblical Rembrandt: Human painter in a Landscape of Faith, Macon, Mercer University Press, 2004
SCHWARTZ, Gary (ed.), The Complete Etchings of Rembrandt Reproduced in Original Size, Nova Iorque, Dover, 1988
TUMPEL, Christian (ed.), Rembrandt. Images and Metaphors, Londres, Haus Books, 2006
VAN DE WETERING, Ernst, The Painter at Work, Berkeley-Los Angeles, University of California Press, 2004
WHITE, Christopher, BUVELOT, Quentin (eds.), Rembrandt by Himself, Londres, National Gallery, [1999]
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha).
17 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha).Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
BIBLIOGRAFIA
AAVV, Baroque, Colónia, Konemann, 1998
BURCHARD, Wolf, The Sovereign Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul Holberton Publishing, 2016
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989
HASKEL, Francis, Mécènes et Peintres. L’Art et la Societé au Temps du Baroque Italien, 2ª ed., Paris, Gallimard, 1991 (1ª ed. 1980)
MARTIN, John Rupert, Baroque, 2ª ed., Londres, Pelican Books, 1989
PRATER, Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B. Taschen, 1997
SEBASTIAN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas, (col. Alianza Forma, 21), Madrid, Alianza Editorial, 1981
TAPIÉ, Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., (col. Biblioteca de Textos Universitários, 9 e 11), Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)
ZUFFI, Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa – Sociedad Editorial Electa España, 1999
Não houve lugar a sessão lectiva, devido à suspensão das actividades lectivas presenciais na FLUL.
12 Março 2020, 10:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Não houve lugar a sessão lectiva, devido à suspensão das actividades lectivas presenciais na FLUL.