Sumários
2.2.A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
26 Março 2020, 12:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2.2.A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras
Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.BIBLIOGRAFIA
FERRO, Maria Inês, Queluz. O Palácio e os Jardins, Londres, Scala Publishers, 1997
GUEDES, Natália Brito Correia, O Palácio dos Senhores do Infantado em Queluz, Lisboa, Livros Horizonte, 1971
MENDONÇA, Isabel, “Estucadores do Ticino na Lisboa Joanina”, Cadernos do Arquivo Municipal, Série II, Nº 1, 2014
MENDONÇA, Isabel, Estuques Decorativos. A Evolução das Formas (sécs. XVI a XIX), Lisboa, Principia -Nova Terra, 2009
MENDONÇA, Isabel, “O que Cirilo não sabia sobre Giovanni Grossi e outros estucadores suíços em Lisboa”, in AAVV, Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França, Lisboa, APHA, 2014
PEREIRA, José Fernandes, “Da estética barroca ao fim do classicismo”, in Paulo PEREIRA (dir.), História da Arte Portuguesa, Vol. III, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995.
2.A arquitectura: caracterização genérica 2.1.Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico- funcionais, artistas e obras Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
24 Março 2020, 12:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2.A arquitectura: caracterização genérica
2.1.Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-
funcionais, artistas e obras
Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
Comunicação aos alunos acerca das modalidades e datas dos elementos de avaliação da uc de ARTE DO BARROCO E DO ROCOCÓ EM PORTUGAL:
TRABALHO
1) A data de entrega dos trabalhos de investigação passa para dia 5 de Maio, pelo que podem entregar o trabalho até essa data, podendo também fazê-lo antes;
2) o trabalho deve ser elaborado de acordo com as indicações metodológicas já conhecidas de quem foi meu aluno noutras uc’s e que seguem igualmente no documento pdf enviado por mail, para aqueles que eventualmente ainda as não tenham;
3) o trabalho não deve exceder as 12/15 páginas de texto + anexos;
4) o trabalho deve ser enviado em formato pdf para o endereço electrónico do qual vos envio o presente mail;
5) para evitar confusões, cada trabalho deve ser identificado do seguinte modo ABRP_NOME_APELIDO_Nº aluno. Exemplo: ABRP_ANA_SILVA_12345;
TESTE
1) No dia 21 de Abril realizar-se-á um teste, cujo enunciado será enviado por mail a todos os alunos à hora correspondente à sessão lectiva (12.00h).
2) o teste constará de 3 questões de desenvolvimento das quais deverão escolher 2 para responder, com recurso à consulta de bibliografia;
3) será indicado um número máximo de caracteres para cada resposta;
4) o teste deverá ser devolvido, sob a forma de um documento em formato pdf, até às 12.00h do dia seguinte (22 de Abril);
5) para evitar confusões deve cada teste ser identificado do seguinte modo: TESTE_ ABRP_NOME_APELIDO_Nº aluno. Exemplo: TESTE_ABRP_ANA_SILVA_12345;
6) mais informo que as questões do teste corresponderão na totalidade à matéria que foi leccionada presencialmente, não havendo lugar a questões relativas a conteúdos veiculados nas sessões lectivas não presenciais.
RECENSÕES
Para aqueles de vós que optaram por fazer a recensão de um texto ( de acordo com as indicações que a respeito dei), a mesma irá substituir o trabalho, pelo que recomendo que tal opção ocorra apenas quando a realização do trabalho se revelou de todo impossível.
AVALIAÇÃO
Tendo em conta as circunstâncias da situação que todos vivemos, procurei adaptar às mesmas as modalidades de avaliação. Não vendo necessidade, contudo, de alterar a percentagem em que cada elemento de avaliação contribui para a avaliação final. Assim, o teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho preenche 50% da avaliação. São ainda tidos em conta, como já o eram, outros factores de ponderação como sejam a assiduidade e a participação. relativamente ao período em que as sessões lectivas presenciais decorreram normalmente.
BIBLIOGRAFIA
CAETANO, Joaquim Oliveira, A Igreja da Memória, Lisboa, DGEMN, 1991
CARVALHO, A. Ayres, A Basílica da Estrela no segundo centenário da sua fundação, Lisboa, Edição do Autor, 1979
OLIVEIRA; Eduardo Pires de, Braga de André Soares, Lisboa, Edições Centro Atlântico, 2014
PEREIRA, José Fernandes, Arquitectura Barroca em Portugal, Lisboa, ICALP, 1986
PEREIRA, José Fernandes, (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989
SALDANHA, Nuno, “A Basílica da Estrela”, in Irisalva MOITA (dir.), O Livro de Lisboa, Lisboa, Livros Horizonte, 1994, pp. 389-400
SALDANHA, Sandra Costa, A Basílica da Estrela, Lisboa, Livros Horizonte, 2008
SILVA, Maria de Lurdes Ribeiro da, “Alguns aspectos metodológicos da reedificação da igreja de Santo António à Sé”, in Cadernos de História da Arte, Nº 1, FLUL, 1991, pp. 167-183
II. O ROCOCÓ 1.As especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do neoclássico
19 Março 2020, 12:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. O ROCOCÓ
1.As especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do neoclássico.Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
BIBLIOGRAFIA
OLIVEIRA, Eduardo OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Os alvores do rococó em Guimarães e outros estudos sobre o barroco e o rococó do Minho, Braga, Edições APPACDM Distrital de Braga, 2003
OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Braga de André Soares, Lisboa, Edições Centro Atlântico, 2014
SALDANHA, Sandra Costa, A Basílica da Estrela, Lisboa, Livros Horizonte, 2008
SMITH, Robert, André Soares, Lisboa, Livros Horizonte, 1973
A capela de S. João Baptista: exemplo de importação de uma obra de arte total e exemplo do fenómeno da importação de arte italiana.
17 Março 2020, 12:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
A capela de S. João Baptista: exemplo de importação de uma obra de arte total e exemplo do fenómeno da importação de arte italiana.Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
BIBLIOGRAFIA
RODRIGUES, Maria João Madeira, A Capela de São João Baptista e as suas colecções, Lisboa, Inapa, 1989
VALE, Teresa Leonor M., “Eighteenth-century Roman Silver for the chapel of St John the Baptist of the church of S. Roque, Lisbon”, in The Burlington Magazine, Vol. CLII, Nº 1.289, Ago. 2010
VALE, Teresa Leonor M. (coord.), A Capela de S. João Batista da Igreja de S. Roque. A Encomenda, a Obra, as Coleções, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda- Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 2015
VITERBO, Francisco Marques de Sousa, ALMEIDA, R. Vicente d’, A Capella de S. João Baptista Erecta na Egreja de S. Roque. Fundação da Companhia de Jesus e Hoje Pertencente à Santa Casa da Misericordia. Noticia Historica e Descriptiva, Lisboa, Livros Horizonte, 1997 (1ª ed. 1900)
Não houve lugar a sessão lectiva, devido à suspensão das actividades lectivas presenciais na FLUL.
12 Março 2020, 12:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Não houve lugar a sessão lectiva, devido à suspensão das actividades lectivas presenciais na FLUL.