Sumários

I. O BARROCO 1.Contexto histórico e especificidades nacionais: barroco seiscentista e barroco setecentista ou joanino; barroco da corte e barroco do Norte

30 Janeiro 2020, 12:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

I. O BARROCO

1.Contexto histórico e especificidades nacionais: barroco seiscentista e barroco setecentista ou joanino; barroco da

corte e barroco do Norte

BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, A. Ayres de, D. João V e a Arte do seu Tempo, Lisboa, Ed. do Autor, 1960-1962
PEREIRA, José Fernandes, (coord.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003
VALE, Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no século XVII, Lisboa, Caleidoscópio, 2004
VALE, Teresa Leonor M., Arte e Diplomacia. A vivência romana dos embaixadores joaninos, Lisboa, Scribe, 2015


Apresentação: objectivos e competências, metodologia, avaliação, conteúdos programáticos, bibliografia.

28 Janeiro 2020, 12:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

I. OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS

 

Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da arte do período do Barroco e do Rococó no nosso país, a unidade curricular de Arte do Barroco e Rococó em Portugal, propõe-se ainda, de forma mais genérica e abrangente, contribuir para a aquisição das seguintes competências

1.    Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.

2.    Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.

3.    Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.

 

II. METODOLOGIA

 

As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão, sempre que possível, complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.

 

III. AVALIAÇÃO

 

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens. O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc. O teste realizar-se-á a 2 de Abril. As apresentações orais dos trabalhos de investigação iniciam-se a 7 de Abril e a entrega da versão escrita dos mesmos a 5 de Maio.

 

IV. SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

I.              O BARROCO

1.            Contexto histórico e especificidades nacionais: barroco seiscentista e barroco setecentista ou joanino; barroco da corte e barroco do Norte

2.            A arquitectura: caracterização genérica

2.1.        Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

2.2.        A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

2.3.        A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (a talha e o azulejo)

3.    A escultura: caracterização genérica

3.1.        Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

3.2.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

4.    A pintura: caracterização genérica

4.1.        Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

4.2.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

 

II.            O ROCOCÓ

1.    As especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do neoclássico

2.    A arquitectura: caracterização genérica

2.1.        Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

2.2.        A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

2.3.        O pombalino

3.    A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó?

3.1.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

4.    A pintura: caracterização genérica

4.1.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.


 

 

V. BIBLIOGRAFIA

 

GERAL

 

CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)

 

CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli, Milão, RCS Libri, 2000

 

FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art, Nova Iorque, Oxford University Press, 1961

 

FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrahams Inc. Publishers, 1989

 

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005

 

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

 

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

 

PEREIRA, José Fernandes, (coord.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989

 

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999

 

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

 

WITTKOWER, Rudolf, Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976)

 

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São Paulo, Martins Fontes, 1998 (1ª ed.1948)

 

 

ESPECÍFICA

 

PONTO I

 

AAVV, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)

 

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, in Theologica, 2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1, 1995

 

BERGER, Francisco Gentil, Lisboa e os Arquitectos de D. João V, Lisboa, Edições Cosmos, 1994

 

BRANDÃO, D. Domingos de Pinho, ROCHA, Manuel J. M., LOUREIRO, Olímpia, Nicolau Nasoni. Vida e obra de um grande artista, Porto, Telos, 1987

 

CARVALHO, A. Ayres de, D. João V e a Arte do seu Tempo, Lisboa, Ed. do Autor, 1960-1962

 

CARVALHO, Maria do Rosário Salema de, Por amor de Deus: representação das obras de misericórdia, em painéis de azulejo, nos espaços das confrarias da Misericórdia, no Portugal setecentista, (Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à FLUL), Lisboa, 2007 http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6527

 

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, A Arte da Talha no Porto na Época Barroca (Artistas e Clientela. Materiais e Técnica), (col. Documentos e Memórias para a História da Cidade), Porto, Câmara Municipal do Porto, 1987

 

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, A Escola de Talha Portuense, Lisboa, Edições Inapa, 2001

 

FEYO, Barata, A Escultura de Alcobaça, Lisboa, Edições Ática, 1945

 

GOMES, Paulo Varela, Arquitectura, Religião e Política em Portugal no Século XVII. A Planta Centralizada, Porto, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2001

 

MECO, José, Azulejaria Portuguesa, Lisboa, Bertrand, 1985

 

MECO, José, O Azulejo em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986

 

MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V, Lisboa, editorial Estampa, 1998

 

PEREIRA, José Fernandes, Arquitectura Barroca em Portugal, Lisboa, ICALP, 1986

 

PIMENTEL, António Filipe, Arquitectura e Poder. O Real Edifício de Mafra, Coimbra, Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra, 1992

 

PIMENTEL, António Filipe, (coord.), A Arquitectura Imaginária, Pintura, Escultura, Artes Decorativas, (catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012

 

PIMENTEL, António Filipe, (coord.), A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de S. João Baptista, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013

 

QUIETO, Pier Paolo, D. João V de Portugal e a Sua Influência na Arte Italiana do Século XVIII, Lisboa - Mafra, Elo, 1980

 

RAGGI, Giuseppina, “A conquista da sabedoria: a pintura de quadratura e o programa iconográfico da Biblioteca Joanina”, Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Vol. 48 (2018)

 

SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995

 

SALDANHA, Nuno, (coord.), Joanni V Magnifico. A Pintura em Portugal ao Tempo de D. João V 1706 - 1750, Lisboa, Secretaria de Estado da Cultura - IPPAR, 1995

 

SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003

 

SERRÃO, Vítor, Estudos de Pintura Maneirista e Barroca, Lisboa, Editorial Caminho, 1989

 

SERRÃO, Vítor, (coord.), Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco, Lisboa, I.P.P.C., 1991

 

SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no século XVII, 2.ª ed., revista e actualizada, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997 (2 vols.)

 

SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1979

 

SMITH, Robert, A Talha em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 1963

 

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Bento Coelho (1620-1708) e a Cultura do Seu Tempo, Lisboa, IPPAR, 1998

 

SOBRAL, Luís de Moura, Do Sentido das Imagens, Lisboa, Ed. Estampa, 1996

 

SOBRAL, Luís de Moura, Pintura e Poesia na Época Barroca, Lisboa, Ed. Estampa, 1994

 

VALE, Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, in Brotéria, Vol. 157, Nov. 2003

 

VALE, Teresa Leonor M., “Ars Moriendi: do Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, in Estudios Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003

 

VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra, Lisboa, Livros Horizonte, 2002

 

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no Século XVII, Lisboa, Caleidoscópio, 2004 (edição da Dissertação de Doutoramento de 1999)

 

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 2005

 

VALE, Teresa Leonor M., Um Português em Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas José de Almeida e João António Bellini de Pádua, Lisboa, Livros Horizonte, 2008

 

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Capela de S. João Batista. A encomenda, a obra, as coleções, Lisboa, imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015

 

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa, Lisboa, Livros Horizonte, 2007

 

 

PONTO II

 

AAVV, O Virtuoso Criador. Joaquim Machado de Castro (1731-1822), (catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012

 

CAETANO, Joaquim Oliveira, A Igreja da Memória, Lisboa, DGEMN, 1991

 

CARVALHO, A. Ayres, A Basílica da Estrela no segundo centenário da sua fundação, Lisboa, Edição do Autor, 1979

 

CARVALHO, A. Ayres, A Escola de Escultura de Mafra, (separata de Belas-Artes, Nº 19, 1963), Lisboa, 1964

 

FARIA, Miguel Figueira de, Machado de Castro (1731-1822). Estudos, Lisboa, Livros Horizonte, 2008

 

FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Do Terreiro do Paço à Praça do Comércio, Lisboa, INCM, 2014

 

FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Machado de Castro. Da utilidade da escultura, Lisboa, Caleidoscópio, 2014

 

FERREIRA-ALVES, Jaime, O Porto na Época dos Almadas, Porto, Câmara Municipal do porto, 1988-1990 (2 vols.)

 

FRANÇA, José-Augusto, Lisboa Pombalina e o Iluminismo, Lisboa, Bertrand Editora, 1983

 

FRANÇA, José-Augusto, A Reconstrução de Lisboa e a Arquitectura Pombalina, Lisboa, ICALP, 1978

 

FRANÇA, José-Augusto, O Pombalismo e o Romantismo, Lisboa, Editorial Presença, 2004

 

GOMES, Paulo Varela, A Cultura Arquitectónica e Artística em Portugal no Século XVIII, Lisboa, Editorial Caminho, 1988

 

JESUS, Júlio, O Pintor Jean Pillement, Lisboa, Tip. Gonçalves, 1933

 

LIMA, Henrique de Campos Ferreira, Joaquim Machado de Castro Escultor Conimbricense, Coimbra, Instituto de História da Arte da FLUC, 1989

 

MENDONÇA, Isabel, “Estucadores do Ticino na Lisboa Joanina”, Cadernos do Arquivo Municipal, Série II, Nº 1, 2014

 

MENDONÇA, Isabel, Estuques Decorativos. A Evolução das Formas (sécs. XVI a XIX), Lisboa, Principia -Nova Terra, 2009

 

MENDONÇA, Isabel, “O que Cirilo não sabia sobre Giovanni Grossi e outros estucadores suíços em Lisboa”, in AAVV, Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França, Lisboa, APHA, 2014

 

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Os alvores do rococó em Guimarães e outros estudos sobre o barroco e o rococó do Minho, Braga, Edições APPACDM Distrital de Braga, 2003

 

OLIVEIRA; Eduardo Pires de, Braga de André Soares, Lisboa, Edições Centro Atlântico, 2014

 

QUADROS, Sandra da Costa Saldanha e, Alessandro Giusti (1715-1799) e a aula de escultura de Mafra, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coimbra, [s.n.], 2012 (texto policopiado)

 

RODRIGUES, Ana Duarte, A escultura de vulto figurativa do Laboratório de Joaquim Machado de Castro (1771-1822): produção, morfologia, iconografia, fontes e significado, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Lisboa, [s.n.], 2004 (texto policopiado)

 

SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995

 

SALDANHA, Nuno, “Joaquim Manuel da Rocha - A Pintura da capela-mor na igreja de S. Paulo de Salvaterra de Magos”, Magos: Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, Nº III, 2016, pp. 144-165

 

SALDANHA, Nuno, ARAÚJO, Agostinho, (coord.), Jean Pillement (1728-1808) e o Paisagismo em Portugal, Lisboa, FRESS, 1997

 

SALDANHA, Sandra Costa, A Basílica da Estrela, Lisboa, Livros Horizonte, 2008

 

SILVA, Maria de Lurdes Ribeiro da, “Alguns aspectos metodológicos da reedificação da igreja de Santo António à Sé”, in Cadernos de História da Arte, Nº 1, 1991

 

SMITH, Robert, André Soares, Lisboa, Livros Horizonte, 1973

 

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Cidade Pombalina. Os 250 Anos do Plano da Baixa, Actas das Jornadas, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2010

 

VASCONCELOS, Flórido de, Os Estuques Decorativos do Norte de Portugal, Lisboa-Porto, Fundação Calouste Gulbenkian-Centro Regional de Artes Tradicionais, 1991