Sumários

Teste de avaliação de conhecimentos.

21 Abril 2020, 12:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Teste de avaliação de conhecimentos.

 

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Curso de LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA ARTE

ANO LECTIVO 2019 / 2020 (Unidade Curricular Obrigatória, 2º Semestre)

UNIDADE CURRICULAR: ARTE DO BARROCO E ROCOCÓ EM PORTUGAL

DOCENTE: Professora Doutora Teresa Leonor M. Vale

 

Responda apenas a duas das três questões seguintes, tendo em conta que cada resposta não deve exceder os 5000 caracteres (espaços incluídos):

 

1.    Uma das especificidades da produção arquitectónica nacional do período barroco é a sua relação com as artes decorativas, nomeadamente com o azulejo, a pintura decorativa e a talha. Comece por caracterizar a arquitectura barroca portuguesa (do último quartel de Seiscentos e da primeira metade de Setecentos), identificando as principais tipologias morfológico-funcionais, socorrendo-se de exemplos das principais obras e artistas, passando depois a explicitar quais os contributos das artes decorativas de expressão nacional para a transformação das soluções estritamente arquitectónicas.

 

2.    A escultura portuguesa do tempo do barroco pode organizar-se em três grandes conjuntos: a produção nacional, a escultura realizada em Portugal por artistas estrangeiros e as obras importadas. Caracterize estes conjuntos – dando exemplos de obras e artistas – e explique como apesar dos mesmos se manterem do séc. XVII para o XVIII, passam a ter uma diferente importância relativa.

 

3.    “O desenvolvimento da pintura no tempo de D. João V (…) pauta-se pela influência marcante de modelos romanos e franceses, num ciclo em que o regresso dos artistas que haviam sido bolseiros da corte em Roma vai assumir papel predominante.” (Vítor SERRÃO, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003, p. 226). Tendo como ponto de partida o excerto citado, caracterize a produção pictórica do barroco joanino.

 

2020.04.21


Esclarecimento de duvidas para o teste e acompanhamento dos trabalhos de investigação a realizar pelos alunos no âmbito da uc (via zoom).

16 Abril 2020, 12:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Esclarecimento de duvidas para o teste e acompanhamento dos trabalhos de investigação a realizar pelos alunos no âmbito da uc (via zoom).


4.A pintura: caracterização genérica 4.1.Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras. Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.

7 Abril 2020, 12:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

4.A pintura: caracterização genérica

4.1.Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.

Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
BIBLIOGRAFIA

BASTOS, Celina, DEGORTES, Michela, RAGGI, Giuseppina, “Giuseppe Antonio Trono e Bernardino Gagliardini pintores de retratos no Reinado de D. Maria I. Novos dados de investigação”, ARTis On, Nº 7 (2018)

BORGES, Nelson Correia, “Do Barroco ao Rococó”, AAVV, História da Arte e Portugal, Vol. 9, Lisboa, Publicações Alfa, 1986

JESUS, Júlio, O Pintor Jean Pillement, Lisboa, Tip. Gonçalves, 1933

SALDANHA, Nuno, “Joaquim Manuel da Rocha - A Pintura da capela-mor na igreja de S. Paulo de Salvaterra de Magos”, Magos: Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, Nº III, 2016, pp. 144-165.

SALDANHA, Nuno, ARAÚJO, Agostinho, (coord.), Jean Pillement (1728-1808) e o Paisagismo em Portugal, Lisboa, FRESS, 1997

SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença 2003


3.A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó? 3.1.Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.

2 Abril 2020, 12:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

3.A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó?

3.1.Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
BIBLIOGRAFIA

AAVV, O Virtuoso Criador. Joaquim Machado de Castro (1731-1822), (catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012

CARVALHO, A. Ayres, A Escola de Escultura de Mafra, (separata de Belas-Artes, Nº 19, 1963), Lisboa, 1964

FARIA, Miguel Figueira de, Machado de Castro (1731-1822). Estudos, Lisboa, Livros Horizonte, 2008

FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Machado de Castro. Da utilidade da escultura, Lisboa, Caleidoscópio, 2014

LIMA, Henrique de Campos Ferreira, Joaquim Machado de Castro Escultor Conimbricense, Coimbra, Instituto de História da Arte da FLUC, 1989

RODRIGUES, Ana Duarte, A escultura de vulto figurativa do Laboratório de Joaquim Machado de Castro (1771-1822): produção, morfologia, iconografia, fontes e significado, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Lisboa, [s.n.], 2004 (texto policopiado)


2.3.O pombalino. Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.

31 Março 2020, 12:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

2.3.O pombalino.

Não houve lugar a sessão lectiva devido à suspensão das sessões lectivas presenciais na FLUL. Procedeu-se ao envio dos conteúdos por via electrónica.
BIBLIOGRAFIA

FARIA, Miguel (coord.), Do Terreiro do paço à Praça do Comércio, Lisboa, INCM, 2014

FERREIRA-ALVES, Jaime, O Porto na Época dos Almadas, Porto, Câmara Municipal do Porto, 1988-1990 (2 vols.)

FRANÇA, José-Augusto, Lisboa Pombalina e o Iluminismo, Lisboa, Bertrand Editora, 1983

FRANÇA, José-Augusto, A Reconstrução de Lisboa e a Arquitectura Pombalina, Lisboa, ICALP, 1978

FRANÇA, José-Augusto, O Pombalismo e o Romantismo, Lisboa, Editorial Presença, 2004

VALE, Teresa Leonor M., “Do Terreiro do Paço à Praça do Comércio”, in Monumentos. Revista Semestral de Edifícios e Monumentos, Lisboa, Nº 1, 1994

VALE, Teresa Leonor M. (coord.), A Cidade Pombalina. Os 250 Anos do Plano da Baixa, Actas das Jornadas, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2010