Sumários
A interpretação de Leo Steinberg da espacialidade em Rauschenberg
14 Dezembro 2015, 10:00 • Pedro Lapa
Análise do ensaio The Flatbed Picture Plane de Leo Steinberg. A noção de uma espacialidade cultural do plano pictórico por oposição à espacialidade natural da visualidade.
Revisões a partir das dúvidas apresentadas pelos alunos relativas aos diversos itens do programa do semestre.
A pintura de Rauschenberg e o neo-dadaísmo
9 Dezembro 2015, 10:00 • Pedro Lapa
A pintura de Rauschenberg e a sua relação com o acaso e a indexação. A revisão de alguns processos modernistas e o neo-dadaísmo.
A agregação do objeto na pintura: os combines. O papel da fotografia. A superação da pintura por uma hibridez generalizada.
Bibliografia: "1953" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in Other Criteria. Chicago University Press, 2007
A Grelha e o Monocromático. As primeiras neovanguardas.
7 Dezembro 2015, 10:00 • Pedro Lapa
Os desenvolvimentos do Colour Field e o papel da grelha e do monocromático como definição da pintura em Ad Reinhardt, Agnes Martin e Robert Ryman.
A emergência das neovanguardas e a revisão das estratégias dadaístas e de outros aspetos modernistas como o monocromático. O trabalho de Yves Klein e de Piero Manzoni.
Bibliografia: "1957b", "1959a", "1960a" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
A pintura Colour Field
2 Dezembro 2015, 10:00 • Pedro Lapa
Os desenvolvimentos da pintura de Clyfford Still, Mark Rothko e Barnett Newman.
O primado da cor saturada e a cor como valor espacial. A escala da pintura e o papel do rectilinear.
Análise do artigo de Clement Greenberg "After Abstract Expressionism".
Bibliografia: "1951" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
Charles Harrison, "O Expressionismo Abstrato" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1992
O Expressionismo Abstrato
30 Novembro 2015, 10:00 • Pedro Lapa
A situação das vanguardas durante a Segunda Guerra Mundial. André Breton e a renovação do Surrealismo em Nova York.
O automatismo interpretado pelos jovens artistas norte-americanos.
O automatismo, o gestual e o autográfico. A pintura de Jackson Pollock e a noção do all over.
O valor autográfico em Willem de Kooning, Robert Motherwell e Franz KLine.
Bibliografia: "1942a", "1947b", "1949" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
Charles Harrison, "Expressionismo Abstrato" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1992