Sumários

A interpretação de Leo Steinberg da espacialidade em Rauschenberg

14 Dezembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

Análise do ensaio The Flatbed Picture Plane de Leo Steinberg. A noção de uma espacialidade cultural do plano pictórico por oposição à espacialidade natural da visualidade.

Revisões a partir das dúvidas apresentadas pelos alunos relativas aos diversos itens do programa do semestre.


A pintura de Rauschenberg e o neo-dadaísmo

9 Dezembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

A pintura de Rauschenberg e a sua relação com o acaso e a indexação. A revisão de alguns processos modernistas e o neo-dadaísmo.

A agregação do objeto na pintura: os combines. O papel da fotografia. A superação da pintura por uma hibridez generalizada.


Bibliografia: "1953" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012

Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in Other Criteria. Chicago University Press, 2007


A Grelha e o Monocromático. As primeiras neovanguardas.

7 Dezembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

Os desenvolvimentos do Colour Field e o papel da grelha e do monocromático como definição da pintura em Ad Reinhardt, Agnes Martin e Robert Ryman.
A emergência das neovanguardas e a revisão das estratégias dadaístas e de outros aspetos modernistas como o monocromático. O trabalho de Yves Klein e de Piero Manzoni.

Bibliografia: "1957b", "1959a", "1960a" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


A pintura Colour Field

2 Dezembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

Os desenvolvimentos da pintura de Clyfford Still, Mark Rothko e Barnett Newman.
O primado da cor saturada e a cor como valor espacial. A escala da pintura e o papel do rectilinear.
Análise do artigo de Clement Greenberg "After Abstract Expressionism".

Bibliografia: "1951" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
                     Charles Harrison, "O Expressionismo Abstrato" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1992


O Expressionismo Abstrato

30 Novembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

A situação das vanguardas durante a Segunda Guerra Mundial. André Breton e a renovação do Surrealismo em Nova York.
O automatismo interpretado pelos jovens artistas norte-americanos.
O automatismo, o gestual e o autográfico. A pintura de Jackson Pollock e a noção do all over.
O valor autográfico em Willem de Kooning, Robert Motherwell e Franz KLine.

Bibliografia:  "1942a", "1947b", "1949" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
                       Charles Harrison, "Expressionismo Abstrato" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1992