Sumários

O Surrealismo

25 Novembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso. 
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano. 
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.

Bibliografia: "1924" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012 
                     Dawn Ades, "Dada e o Surrealismo" in Nikos Stangos ed. — Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991


Marcel Duchamp e o dadaísmo

23 Novembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. A relação arte vida. 
O caso específico de Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torna das vanguardas emergentes. O valor do simbolismo como arte da ideia. 
A participação no movimento cubista e as suas divergências. 
A invenção de uma pintura diagramática. 
O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade. A passagem do particular da especificidade de um medium para o geral enquanto arte. 
Análise do Large Glass e suas relações com a pintura anterior de Duchamp. Uma alegoria da mecânica do erotismo.

Bibliografia: "1914","1916a", "1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.


Mondrian e a descoberta da abstração. O Neoplasticismo.

18 Novembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

O trajeto inicial de Mondrian, do simbolismo para o cubismo analítico. A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as diversas tentativas.
Mondrian e o movimento De Stjil. As suas divergências com a fusão das artes. 
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. 
A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.


Bibliografia: "1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.

                    "De Stjil" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991 
                    "1944" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


Malevitch e o Suprematismo

16 Novembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

As primeira vanguardas na Rúusia no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista. 
O alogismo como consequência do cubismo sintético. A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado, e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura. 
A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura.


Bibliografia: "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012 
                     Aaron Scharf, "Suprematismo" in Conceitos de Arte Moderna, Nikos Stangos ed.. São Paulo: Zahar, 1991


Kandinsky e a abstração

11 Novembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. 
O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter" 
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.

Bibliografia: "1908" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012. 
                     Norbert Lynton "Expressionismo" in Nikos Stangos (ed.) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.