Sumários
O Surrealismo
25 Novembro 2015, 10:00 • Pedro Lapa
A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso.
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano.
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.
Marcel Duchamp e o dadaísmo
23 Novembro 2015, 10:00 • Pedro Lapa
O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. A relação arte vida.
O caso específico de Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torna das vanguardas emergentes. O valor do simbolismo como arte da ideia.
A participação no movimento cubista e as suas divergências.
A invenção de uma pintura diagramática.
O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade. A passagem do particular da especificidade de um medium para o geral enquanto arte.
Análise do Large Glass e suas relações com a pintura anterior de Duchamp. Uma alegoria da mecânica do erotismo.
Bibliografia: "1914","1916a", "1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.
Mondrian e a descoberta da abstração. O Neoplasticismo.
18 Novembro 2015, 10:00 • Pedro Lapa
O trajeto inicial de Mondrian, do simbolismo para o cubismo analítico. A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as diversas tentativas.
Mondrian e o movimento De Stjil. As suas divergências com a fusão das artes.
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral.
A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.
Bibliografia: "1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.
"1944" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
Malevitch e o Suprematismo
16 Novembro 2015, 10:00 • Pedro Lapa
As primeira vanguardas na Rúusia no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista.
O alogismo como consequência do cubismo sintético. A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado, e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura.
A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura.
Kandinsky e a abstração
11 Novembro 2015, 10:00 • Pedro Lapa
A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração.
O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter"
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.