Sumários

A Abstração

9 Novembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

O Simultaneísmo /Orfismo. A dissolução da pintura na visualidade pura. Os antecedentes cubistas e futuristas. As primeiras experiências abstratas de Robert Delaunay. 
A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX. Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.

Bibliografia: Virginia Spate, "Orfismo" in Nikos Stangos (ed. ), Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991
                    "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.


O Futurismo

4 Novembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia, da velocidade, da cinestesia e da sinestesia. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem. A condenação do passado. 
A relação entre a cultura erudita e a popular. As construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença.


Bibliografia: Norbert Lynton "Futurismo" in Nikos Stangos (ed. ) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991. 
                    "1909" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


O Cubismo Sintético

2 Novembro 2015, 10:00 Pedro Lapa

A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. 
As consequências no entendimento da pintura enquanto representação. 

O neoclassicismo de Picasso: revisitação da história a partir dos novos dados do cubismo.



Bibliografia: John Golding, "Cubismo" in Nikos Stangos, Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.
                    "1912" in Hal Foster et al, Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012 
                     Francis Frascina, " Realism and Ideology: an introduction to semiotics and cubism" in Primitivism, Cubism, Abstraction. Yale: The Open University, 1993


O Cubismo Analítico e o Sintético

28 Outubro 2015, 10:00 Pedro Lapa

A tese de Gleizes e Metzinger sobre a proliferação de pontos de vista na pintura cubista e a tese de Kanweiler sobre a fusão entre a perceção do espaço tridimensional e a realidade bidimensional da pintura no cubismo analítico. 
Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente. A tripartição dos signos em Pierce: símbolo, ícone e índice. 
A introdução da colagem na pintura e desenho cubista do período sintético.


Bibliografia: John Golding, "Cubismo" in Conceitos da Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.                      
                    "1913" in Art Since 1900". London: Thames & Hudson, 2012.


O Cubismo Cézanneano e o Cubismo Analítico

26 Outubro 2015, 10:00 Pedro Lapa

O desenvolvimento da pintura de Picasso e Braque entre 1908 e 1910. O cubismo cezanneano: a dissolução da relação figura - fundo em Braque e o tratamento dos volumes em Picasso. 
A emergência do cubismo analítico. A grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura.

Bibliografia: John Golding, "Cubismo" in Conceitos da Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991 

                    "1911" in Art Since 1900". London: Thames & Hudson, 2012