Sumários

As artes visuais e a arquitetura nas primeiras civilizações.

6 Abril 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

As artes visuais e a arquitetura nas primeiras civilizações.
A transição do Neolítico para o Calcolítico (Idade do Cobre) e para a  Idade do Bronze. O aparecimento das primeiras civilizações nos vales dos rios Tigre e Eufrates (4.000 a.C.), Nilo (3.200 a.C.), Indo (2.300 a.C.) e Amarelo  (Huang Ho) (1.600 a.C.).
A Mesopotâmia. Desenvolvimento dos estados, aparecimento da escrita e estratificação social. Artes visuais e arquitetura ao serviço do estado e da religião. Sumérios e acádios. Os zigurates. Inovações nas técnicas artísticas.
A civilização do Vale do rio Indo ou civilização Harapeana. Os desenvolvimentos na área do urbanismo.
A Idade do Bronze no Vale do rio Amarelo. A dinastia Shang, os rituais funerários e os desenvolvimentos na fundição de bronze. Os jades.
Civilizações urbanas: irradiação a partir da Mesopotâmia ou desenvolvimento independente? Isolamento ou interdependência das regiões mais desenvolvidas? Os usos mais antigos da escrita: registos administrativos/contabilísticos (Mesopotâmia); inscrições monumentais (Egipto); artes divinatórias (China).


Interseções, conexões e globalização I

23 Março 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

Interseções, conexões e globalização. O impacto da arte chinesa na Europa durante a Idade Média.

Difusionismo e evolucionismo cultural. Jurgis Baltrušaitis e o impacto da arte asiática na arte gótica europeia. Comércio intercontinental no período Mongol.


As artes visuais e a arquitetura nas sociedades agro-pastoris do Neolítico.

20 Março 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

Cosmologia e fertilidade. Culto dos mortos e hierarquização social.
O Holoceno e o Neolítico: o fim da Idade do Gelo e o lento despontar da revolução neolítica. Maiores consequências: sedentarização e pastorícia; posse de terra; primeiras comunidades urbanas (e proto-estados); novas tecnologias - olaria, metalurgia, cestaria, tecelagem, pedraria, cosmética, etc. A difusão gradual da agricultura e pastorícia pelo planeta. Arquitetura, urbanismo e artes visuais nos primeiros aglomerados urbanos conhecidos: Jericó e Çatal Huyuk. A importância do culto dos mortos e a sua presença no quotidiano.
 A arte megalítica na Europa e o problema da passagem de um modelo de organização social nómada, de bandos, para um modelo (semi-)sedentário, agro-pastoril, de sociedades cada vez mais estratificadas e progressivamente assentes em unidades de produção doméstica. As diferentes dimensões do megalitismo: espaços funerários restritos e santuários cosmológicos. Antas/dólmens, menires e cromeleques. O caso de Stonehenge: o maior santuário megalítico conhecido.


As artes visuais nas sociedades de caçadores-recolectores do Paleolítico

16 Março 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

Os principais temas da arte paleolítica: alimentação e fertilidade.
Evidências da arte paleolítica em Portugal (gravuras ao ar livre e pinturas rupestres).
As teorias sobre a arte do Paleolítico Superior.
O processo de hominização: do homo habilis ao homo sapiens sapiens.
Processos de datação aplicados à pré-história.
Principais culturas líticas do Paleolítico Superior: Aurinhacense, Chatelperronense (H. Neand.), Gravetense (H. Sapiens), Solutrense, Magdalenense
Arte portátil do paleolítico.
Distribuição da arte rupestre. A relevância do triângulo franco-cantábrico: Cosquer, Chauvet, Altamira, Lascaux.


O método comparativo na prática. Análise micro.

13 Março 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

O método comparativo na prática. Exemplo de uma abordagem micro. A iluminura judaica durante o último terço do século XV em três pequenas unidades geoculturais: Sevilha/Córdova, Lisboa, Sana’a.