Sumários

As artes plásticas e a arquitetura em dois grandes impérios: Roma Imperial e China Qin/Han.

24 Abril 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

As artes plásticas e a arquitetura em dois grandes impérios: Roma Imperial e China Qin/Han.
A expansão do império romano: de Augusto a Teodósio I
Urbanismo: o modelo urbano do Império Romano
Arquitetura: a renovação da herança grega (ordens arquitetónicas) e as inovações romanas (betão, arco, abóbada, cúpula)
Escultura: a relevância do retrato (do retrato funerário dos antepassados à individualização da escultura pública)
Pintura: a pintura mural e os “Estilos Pompeianos”


As artes plásticas e a arquitetura nas primeiras civilizações: Zhou, Olmecas, Nok

20 Abril 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

A relevância dos objetos em bronze durante a dinastia Zhou: culto dos antepassados; símbolos de classe e poder; diferenças face à produção da dinastia Shang.
O papel fundacional dos Olmecas na América Central. Caraterísticas formais da arte olmeca. Pirâmides de terra. A cerâmica olmeca. Os objetos em jade.
As caraterísticas da produção artística da cultura de “Chavín de Huántar”. Arquitetura religiosa e cívica. As metamorfoses xamânicas nas artes visuais. A tecelagem andina.
O papel da cultura Nok (cerâmicas) no desenvolvimento das artes escultóricas na África Central e Ocidental.


As artes plásticas e a arquitetura nas primeiras civilizações: Egipto.

17 Abril 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

O Egipto e o Nilo: irrigação, via de transporte, polo de aglutinação. A desertificação e a concentração das populações no Vale do Nilo. Centralização política, divinização dos faraós e culto do líder. Sociedade esclavagista e fortemente hierarquizada.
As artes visuais no período calcolítico pré-dinástico: silhuetas, estilização, monocromia, espaço suspenso, narratividade.
Narmer e a unificação do Alto com o Baixo Egipto. A linguagem das estelas em baixo relevo e as suas semelhanças com o mundo mesopotâmico.
Caraterísticas gerais da arte egípcia: permanência e continuidade; conservadorismo; cânones rigorosos nas anatomias, poses (hieratismo, perfil e ¾) e gestos; relação entre imutabilidade e eternidade.
Função dos cânones: garantia do poder e da eficácia semi-mágica das representações na arte funerária e perenidade na arte pública.
A importância do culto dos mortos e as grandes construções funerárias no Império Antigo (2691-2181 a.C.). A “democratização” do Além a partir do Império Médio (2134-1690 a.C.). O regresso à monumentalização no Império Novo e o naturalismo na arte “não-regulada” (1570-1085 a.C.).


Teste presencial

13 Abril 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

Primeiro teste escrito e presencial desta UC.


Visita de estudo - "Apontamentos sobre a consciência de Zeno"

10 Abril 2018, 10:00 Luís Urbano Afonso

Aula substituída pela visita de estudo realizada no dia 9 de Março à exposição patente na Galeria 111, intitulada "Apontamentos sobre a consciência de Zeno", do artista João Leonardo (n.1974-). A visita foi guiada pelo próprio artista e pelo docente. Foi explorada a ideia de mapeamento de imagens/ideias patente nesta exposição, estruturada em painéis onde são apresentadas associações e justaposições entre imagens e textos, e o projecto "Mnemosyne" de Aby Warburg, estando ambos estruturados segundo alguns princípios comuns. Em particular, foram tratados os seguintes temas: a ideia de sistema integrado, ou mapa, de imagens de diferentes tipologias, períodos e contextos; a articulação entre imagem e texto; a relevância da gestualidade e manualidade (desenho, colagens, cópia de texto, plástica abstracta, etc); o discurso (pseudo)auto-biográfico e psicanalítico do livro de Svevo, guiado por um objectivo terapêutico, e a sua articulação com a biografia do artista português e a eventualidade de este projecto também poder ser lido como uma prática terapêutica para o próprio artista; as ideias de vício e de prazer, de compulsão e de irresolução associadas ao consumo de tabaco e ao fumo; a publicidade e a construção de uma imagem de masculinidade, virilidade e sedução associada ao tabaco.