Sumários
Almada Negreiros, um trajeto transversal às diferentes gerações modernistas
15 Abril 2019, 10:00 • Pedro Lapa
O trajeto de Almada Negreiros entre 1920 e 1970.
Almada em Madrid. O neoclassicismo picassiano reinterpretado e o primado da linha na definição conceptual da harmonia do desenho. A pintura de Almada Negreiros nos finais da década de 1930. As gares marítimas.
A pintura abstrata e a procura do canon da harmonia. O painel Começar.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
— Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983.
A primeira geração modernista
10 Abril 2019, 10:00 • Pedro Lapa
A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas (Eduardo Viana, Abel Manta, Jorge Barradas, António Soares, Dórdio Gomes, Milly Possoz) e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O cezannismo e a estilização gráfica na pintura dos anos de 1920. O contexto artístico da época: a exposição dos 5 independentes, o Salão de Outono de 1925 e 1926 e o Bristol Club e a Brasileira do Chiado.
A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações: Francisco Franco; Canto da Maya e o Retour au Style; Diogo Macedo.
Bibliografia:
José-Augusto França, "A Primeira Geração Modernista" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Amadeo de Souza-Cardoso 1914-1917: afirmação e diferença
8 Abril 2019, 10:00 • Pedro Lapa
O regresso a Portugal e a I Guerra Mundial. Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle. A integração de elementos da cultura popular. A rutura com os Delaunay. A revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo. O papel da colagem.
A sua posição específica no quadro dos movimentos vanguardistas anteriores à 1ª guerra mundial.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127
Amadeo de Souza-Cardoso. Início e desenvolvimento da sua obra em Paris
3 Abril 2019, 10:00 • Pedro Lapa
Introdução à obra de Amadeo de Souza Cardoso. A chegada a Paris em 1906. A situação da arte moderna internacional à data.
As primeiras pinturas e a influência da arte nova e de Amedeo Modigliani. Os desenvolvimentos cubistas na pintura de Amadeo. As sugestões futuristas. A sua presença nos Salon des Indépendants de 1911 e 1912, no Salon d'Automne de 1912, no Armory Show de Nova York, 1913 e o Herbstsalon de Berlim em 1913. O seu posicionamento entre as diferentes vanguardas de Paris em 1913.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa,"Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.