Sumários
Aula suspensa
25 Fevereiro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
Na impossibilidade de projetar imagens por ausência de meios de oclusão de luz a aula foi suspensa de acordo entre professor e alunos.
Os desenvolvimentos da pintura em França durante o pensionato dos artistas portugueses. A pintura de Silva Porto.
20 Fevereiro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
Os desenvolvimentos na pintura francesa durante a estadia dos bolseiros portugueses Silva Porto e Marques de Oliveira.
A situação cultural e política em Portugal no último quartel do século XIX.
A pintura de Silva Porto.
Bibliografia:
José Augusto França, "Silva Porto e Marques de Oliveira" in A Arte em Portugal no século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998
Raquel Henriques da Silva, "Silva Porto e a pintura naturalista" in Pedro Lapa, Maria de Aires Silveira (org.), Arte Portuguesa do Século XIX (1850 - 1910). Lisboa: Leya, 2010.
Ecos do realismo em Portugal. A pintura naturalista.
18 Fevereiro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
A pintura de Alfredo Keil: o romantismo como gosto e a iconografia da Lisboa de 1870's.
O realismo em Portugal: a Questão Coimbrã, o Cenáculo e as Conferências Democráticas, Eça de Queirós e o realismo de Courbet. O realismo e a crítica.
A emergência da pintura de ar livre e o Naturalismo em França. A pintura de Camille Corot e a Escola de Barbizon
Bibliografia:
José-Augusto França, "A estética realista" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998
Stephen Eisenman, "The Rethoric of Realism: Courbet and the Origins of the Avant-Garde", "The Decline of History Painting: Germany, Italy, France and Russia" in Nineteenth Century Art. London: Thames & Hudson, 2011.
Robert Rosenblum, "Painting: 1848 - 1870" in 19th Century Art. New York: Abrams, 1984.
Nas margens do realismo.
13 Fevereiro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
Caracterização da situação artística em 1870.
A pintura de Miguel Lupi: uma aproximação ao realismo e o retrato da sociedade fontista.
A escultura de Simões de Almeida entre o neoclassicismo e o naturalismo. As influências francesas. A estatuária.Bibliografia:
José-Augusto França, "Lupi e a pintura de 70", "A estética realista", "Soares dos Reis e a escultura de 70" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998
Maria de Aires Silveira, Cristina Azevedo Tavares, Miguel Ângelo Lupi 1826-1883. Lisboa: Museu do Chiado/Instituto Português de Museus, 2002.
Stephen Eisenman, "The Decline of History Painting: Germany, Italy, France and Russia" in Nineteenth Century Art. London: Thames & Hudson, 2011.
Os monumentos no romantismo e a Sociedade Promotora de Belas Artes. A década de 1870.
11 Fevereiro 2019, 10:00 • Pedro Lapa
A estatuária em Lisboa e Porto no período romântico. A Sociedade Promotora de Belas Artes: a sua emergência, desenvolvimento e desatualização. O seu papel na constituição de uma esfera autónoma para a arte em Portugal.
Caracterização da situação artística em 1870.
Bibliografia:
José-Augusto França, "A cidade e o Passeio Público", "Os Monumentos", " A Sociedade Promotora de Belas Artes e o Salão" in A Arte em Portugal no Século XIX, vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998