Sumários

Aula suspensa

25 Fevereiro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Na impossibilidade de projetar imagens por ausência de meios de oclusão de luz a aula foi suspensa de acordo entre professor e alunos.


Os desenvolvimentos da pintura em França durante o pensionato dos artistas portugueses. A pintura de Silva Porto.

20 Fevereiro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Os desenvolvimentos na pintura francesa durante a estadia dos bolseiros portugueses Silva Porto e Marques de Oliveira.

A situação cultural e política em Portugal no último quartel do século XIX.

A pintura de Silva Porto. 


Bibliografia:

José Augusto França, "Silva Porto e Marques de Oliveira" in A Arte em Portugal no século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998

Raquel Henriques da Silva, "Silva Porto e a pintura naturalista" in Pedro Lapa, Maria de Aires Silveira (org.), Arte Portuguesa do Século XIX (1850 - 1910). Lisboa: Leya, 2010.


Ecos do realismo em Portugal. A pintura naturalista.

18 Fevereiro 2019, 10:00 Pedro Lapa

A pintura de Alfredo Keil: o romantismo como gosto e a iconografia da Lisboa de 1870's.
O realismo em Portugal: a Questão Coimbrã, o Cenáculo e as Conferências Democráticas, Eça de Queirós e o realismo de Courbet. O realismo e a crítica.

A emergência da pintura de ar livre e o Naturalismo em França. A pintura de Camille Corot e a Escola de Barbizon    



Bibliografia:
José-Augusto França, "A estética realista" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998 

Stephen Eisenman, "The Rethoric of Realism: Courbet and the Origins of the Avant-Garde", "The Decline of History Painting: Germany, Italy, France and Russia" in Nineteenth Century Art. London: Thames & Hudson, 2011.

Robert Rosenblum, "Painting: 1848 - 1870" in 19th Century Art. New York: Abrams, 1984.


Nas margens do realismo.

13 Fevereiro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Caracterização da situação artística em 1870. 

A pintura de Miguel Lupi: uma aproximação ao realismo e o retrato da sociedade fontista.

A escultura de Simões de Almeida entre o neoclassicismo e o naturalismo. As influências francesas. A estatuária. 


Bibliografia:

José-Augusto França, "Lupi e a pintura de 70", "A estética realista", "Soares dos Reis e a escultura de 70" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998 

Maria de Aires Silveira, Cristina Azevedo Tavares, Miguel Ângelo Lupi 1826-1883. Lisboa: Museu do Chiado/Instituto Português de Museus, 2002.

Stephen Eisenman, "The Decline of History Painting: Germany, Italy, France and Russia" in Nineteenth Century Art. London: Thames & Hudson, 2011.


Os monumentos no romantismo e a Sociedade Promotora de Belas Artes. A década de 1870.

11 Fevereiro 2019, 10:00 Pedro Lapa

A estatuária em Lisboa e Porto no período romântico. A Sociedade Promotora de Belas Artes: a sua emergência, desenvolvimento e desatualização. O seu papel na constituição de uma esfera autónoma para a arte em Portugal.

Caracterização da situação artística em 1870. 

 

Bibliografia:

José-Augusto França,  "A cidade e o Passeio Público", "Os Monumentos", " A Sociedade Promotora de Belas Artes e o Salão" in  A Arte em Portugal no Século XIX, vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998