Sumários

A pintura de História, a pintura de costumes e o retrato na pintura romântica. A escultura de Soares dos Reis na fase romântica.

6 Fevereiro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Francisco Metrass e a pintura de História. A pintura de costumes do período romântico: Leonel Marques Pereira e António Patrício. A emergência de uma nova figura, o povo. O retrato entre a individualidade e a representação social: Visconde de Menezes e Cristino da Silva. 

A escultura romântica de Soares dos Reis: análise de O Desterrado. 


Bibliografia:

José-Augusto França, "Metrass e a Pintura de História", "A pintura de costumes", "Meneses e o retrato", "Soares dos Reis e a escultura de 70" in  A Arte em Portugal no Século XIX, vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998

Sandra Leandro, “Confirmar a Tragédia: Soares dos Reis, Desterrrado e ‘tudo’” in Pedro Lapa e Maria de Aires Silveira (coord.) – Arte Portuguesa do Século XIX (1850 – 1910). Lisboa: Leya, IMC, 2010.


O romantismo e a paisagem. Cristino da Silva e Tmás da Anunciação

4 Fevereiro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Os cinco artistas em Sintra de Cristino da Silva, uma pintura-programa para o romantismo em Portugal. A pintura de paisagem no romantismo: Cristino da Silva. 

A pintura animalista de Tomás da Anunciação. As referências internacionais e as suas interpretações. 




Bibliografia:

José-Augusto França," O Romantismo", "Anunciação, Cristino e a paisagem", in A Arte em Portugal no Século XIX, vol 1. Lisboa: Bertrand, 1998.

Maria de Aires Silveira, “João Cristino da Silva” in Pedro Lapa e Maria de Aires Silveira (coord.) – Arte Portuguesa do Século XIX (1850 – 1910). Lisboa: Leya, IMC, 2010.


O romantismo

30 Janeiro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Introdução ao romantismo: as fontes europeias; a situação portuguesa.

O retrato e a invenção do sujeito; a paisagem e a projeção da mundividência; o exótico, o macabro, o obsoleto como alteridades; a emergência do político e do povo como nova figura da história; a desarmonia e o sublime, enquanto tópicos do entendimento estético romântico.O programa das Viagens na minha terra de Almeida Garrett e a pintura de Auguste Roquemont.

Bibliografia:

José-Augusto França," O Romantismo" in A Arte em Portugal no Século XIX, vol 1. Lisboa: Bertrand, 1998.


Apresentação do programa

28 Janeiro 2019, 10:00 Pedro Lapa

Apresentação do programa do semestre, indicação da bibliografia e marcação dos momentos de avaliação. Introdução ao romantismo na Europa.

ARTE CONTEMPORÂNEA EM PORTUGAL

Programa

 

 

I - O Romantismo

Os Cinco artistas em Sintra de Cristino da Silva, uma pintura-programa. A nova função da paisagem em Cristino da Silva e Tomás da Anunciação. Uma aproximação etnográfica: a pintura de costumes. Francisco Metrass e a pintura de história. O retrato romântico em Visconde de Meneses e Cristino da Silva. A escultura romântica de Vítor Bastos e de Soares dos Reis. Os monumentos. Os Salões da Sociedade Promotora de Belas Artes.

 

II - Nas margens do realismo

Miguel Lupi e o retrato. A escultura de Simões de Almeida. Alfredo Keil e o romantismo como gosto. A estética realista em 1870’s.

 

III - O Naturalismo

A pintura de ar livre. Os antecedentes e as fontes. A rotura de Silva Porto e Marques de Oliveira. A paisagem como pretexto da pintura. Henrique Pousão: uma dialéctica da forma e da luz. A primeira geração naturalista. O Grupo do Leão. Columbano Bordalo Pinheiro: entre a modernidade e a memória. A escultura naturalista de Soares dos Reis e Teixeira Lopes. José Malhoa: naturalismo, costumes e ideologia. Os salões do Grémio Artístico. A permanência do gosto naturalista e as gerações do tardo-naturalismo.

Os academismos e os simbolismos.

 

IV - O 1º Modernismo

A Exposição Livre de 1911 e os Salões Humoristas. Amadeo de Souza-Cardoso. O Futurismo em Portugal. A definição de Primeira Geração Modernista. Almada Negreiros: do futurismo ao retorno à ordem (1911 – 1932). Eduardo Viana e os limites do modernismo em Portugal. A década de 1920 e a modernização da vida urbana: a Contemporânea, os 5 independentes, o Salão de Outono, a Brasileira do Chiado e o Bristol Club. A escultura de Francisco Franco e de Canto da Maya.

 

V - O 2º Modernismo

A segunda geração modernista. Os Independentes de 1930. O caso Mário Eloy. Os estatuários. A Exposição do Mundo Português. Almada Negreiros e as gares marítimas. António Pedro e António Dacosta, um primeiro momento do Surrealismo.

 

VI - Maria Helena Vieira da Silva

De Lisboa para Paris, único contexto possível. Uma portuguesa, apátrida e francesa na Nouvelle École de Paris. A interrogação radical dos elementos da pintura. A abstração e a pintura como um sistema visual de produção da visualidade.

  

VII – A terceira geração modernista: complexificação e cisões no panorama modernista português

A Abstração Geométrica: Fernando Lanhas, Nadir Afonso e Joaquim Rodrigo. O Neo-Realismo e as Exposições Gerais de Artes Plásticas. Vanguarda política e vanguarda artística. Os Surrealismos: diversidade e experimentação.  A fotografia de Fernando Lemos. A escultura de Jorge Vieira. O conflito figuração/ abstração na década de 1950. A figuração de Nikias Skapinakis e o expressionismo abstrato de Jorge Oliveira.

 

VIII – Anos 60/Anos de ruptura

Joaquim Rodrigo e Paula Rego: uma nova figuração. O KWY e o Nouveau Réalisme e a Figuração Narrativa. A fusão da cultura popular e erudita: Lourdes Castro e René Bertholo. João Vieira a forma da escrita e O Espírito da Letra. António Sena: uma escrita contra a forma. A Op Art de Eduardo Nery. Os objetos visuais de Noronha da Costa. Álvaro Lapa e a pintura comentário. Ângelo de Sousa e o campo de cor. Eduardo Batarda, António Palolo e a BD. O shaped canvas Jorge Pinheiro. Alberto Carneiro e o campo expandido : o Canavial, memória de um corpo ausente.

 

BIBLIOGRAFIA GERAL:


FRANÇA, José-Augusto – A Arte em Portugal no Século XIX, vol. 1 e 2. Lisboa: Bertrand, 1998.

—   A Arte em Portugal no Século XX, (1911-1961). Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

—   Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand, 1983.

GONÇALVES, Rui Mário – A Arte Portuguesa do Século XX. Temas e Debates, 1998.

LAPA, Pedro e SILVEIRA, Maria de Aires (coord.) – Arte Portuguesa do Século XIX (1850 – 1910). Lisboa: Leya, IMC, 2010.

LAPA, Pedro e TAVARES, Emília (coord.) – Arte Portuguesa do Século XX (1910 – 1960). Lisboa: Leya, IMC, 2011.

PEREIRA, Paulo (coord.) – História da Arte Portuguesa, vol. 3. Barcelona: Temas e Debates, 1995.

PERNES, Fernando (coord.) – Panorama da Arte Portuguesa no Século XX. Porto: Campo das Letras, Fundação da Serralves, 1999.

SANTOS, David – Modernismo e Vanguarda nas colecções do Museu do Chiado, 1900 – 1940. Lisboa: IPM, MFTPJ, 2001.

—   Desenho e Modernismo nas colecções do Museu do Chiado, 1900 – 1940. Lisboa: IPM, MFTPJ, 2001.

—   Figuração e Abstracção nas colecções do Museu do Chiado, 19401960. Lisboa: IPM, MFTPJ, 2002.

—   Da Escultura à Colagem, Outras Disciplinas nas colecções do Museu do Chiado, 1940 – 1960. Lisboa: IPM, MFTPJ, 2002.

ÁVILA, María Jesus – Anos de Normalização Artística nas colecções do Museu do Chiado, 1960 – 1980. Lisboa: IPM, MFTPJ, 2003.

TAVARES, Emília – Anos de Actualização Artística nas colecções do Museu do Chiado, 1980 – 2004. Lisboa: IPM, MFTPJ, 2004.