Sumários
11 Maio 2016, 10:00
•
Pedro Lapa
Conclusão da análise da obra de Amadeo de Souza Cardoso. A sua posição específica no quadro dos movimentos vanguardistas anteriores à 1ª guerra mundial.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in
A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in
Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.Helena de Freitas et al,
Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in
Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127— “A
Corporation Nouvelle, o projeto da exposição em Barcelona e a internacional simultaneísta” in
O círculo Delaunay. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
9 Maio 2016, 10:00
•
Pedro Lapa
A assimilação do simultaneísmo. A abstração.O regresso a Portugal e a I Guerra Mundial. Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle.A integração de elementos da cultura popular. A rutura com os Delaunay. A revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo. O papel da colagem.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in
A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127
— “A Corporation Nouvelle, o projeto da exposição em Barcelona e a internacional simultaneísta” in O círculo Delaunay. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
4 Maio 2016, 10:00
•
Pedro Lapa
Aula não lecionada
2 Maio 2016, 10:00
•
Pedro Lapa
Os desenvolvimentos cubistas na pintura de Amadeo. As sugestões futuristas. A sua presença nos Salon des Indépendants de 1911 e 1912, no Salon d'Automne de 1912, no Armory Show de Nova York, 1913 e o Herbstsalon de Berlim em 1913. O seu posicionamento entre as diferentes vanguardas.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127
— “A Corporation Nouvelle, o projeto da exposição em Barcelona e a internacional simultaneísta” in O círculo Delaunay. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
27 Abril 2016, 10:00
•
Pedro Lapa
Introdução à obra de Amadeo de Souza Cardoso. O desenho humorístico. A chegada a Paris em 1906. A situação da arte moderna internacional à data. As primeiras pinturas e a influência da arte nova e de Amedeo Modigliani.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127
— “A Corporation Nouvelle, o projeto da exposição em Barcelona e a internacional simultaneísta” in O círculo Delaunay. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.