Sumários
14 Março 2016, 10:00
•
Pedro Lapa
A situação cultural e política em Portugal no último quartel do século XIX.
A pintura de Silva Porto e a emergência do naturalismo em Portugal.
Bibliografia:
José Augusto França, "Silva Porto e Marques de Oliveira" in A Arte em Portugal no século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998
Raquel Henriques da Silva, "Silva Porto e a pintura naturalista" in Pedro Lapa, Maria de Aires Silveira (org.), Arte Portuguesa do Século XIX (1850 - 1910). Lisboa: Leya, 2010.
9 Março 2016, 10:00
•
Pedro Lapa
Situação da pintura francesa na época dos bolseiros portugueses.
A descoberta da pintura de ar livre em Corot.
A escola de Barbizon: os protagonistas e suas características. Manet e o início da pintura moderna. Os academismos: a pintura de história e a pintura pompier.
7 Março 2016, 10:00
•
Pedro Lapa
A escultura de Simões de Almeida entre o neoclassicismo e o naturalismo. As influências francesas. A estatuária.
A pintura de Alfredo Keil: o romantismo como gosto e a iconografia da Lisboa de 1870's.
O realismo em Portugal: a Questão Coimbrã, o Cenáculo e as Conferências Democráticas, Eça de Queirós e o realismo de Courbet. O realismo e a crítica.
Bibliografia:
José-Augusto França, "A estética realista", "Soares dos Reis e a escultura de 70" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998
2 Março 2016, 10:00
•
Pedro Lapa
Caracterização da situação artística em 1870.
A pintura de Miguel Lupi: uma aproximação ao realismo e o retrato da sociedade fontista.
Bibliografia:José-Augusto França, "Lupi e a pintura de 70" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998
29 Fevereiro 2016, 10:00
•
Pedro Lapa
A pintura de costumes do período romântico: Leonel Marques Pereira e António Patrício. A emergência de uma nova figura, o povo.
O retrato entre a individualidade e a representação social: Visconde de Menezes e Cristino da Silva. A escultura romântica de Soares dos Reis: análise de O Desterrado. A estatuária em Lisboa e Porto deste período. A Sociedade Promotora de Belas Artes: a sua emergência, desenvolvimento e desatualização. O seu papel na constituição de uma esfera autónoma para a arte em Portugal.
Bibliografia:
José-Augusto França, "A pintura de costumes", "Meneses e o retrato", "A cidade e o Passeio Público", "Os Monumentos", "Soares dos Reis e a escultura de 70", " A Sociedade Promotora de Belas Artes e o Salão" in A Arte em Portugal no Século XIX, vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998