Sumários

A emergência do naturalismo em Portugal

14 Março 2016, 10:00 Pedro Lapa

A situação cultural e política em Portugal no último quartel do século XIX.

A pintura de Silva Porto e a emergência do naturalismo em Portugal.

Bibliografia:
José Augusto França, "Silva Porto e Marques de Oliveira" in A Arte em Portugal no século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998
Raquel Henriques da Silva, "Silva Porto e a pintura naturalista" in Pedro Lapa, Maria de Aires Silveira (org.), Arte Portuguesa do Século XIX (1850 - 1910). Lisboa: Leya, 2010.


O Naturalismo em França

9 Março 2016, 10:00 Pedro Lapa

Situação da pintura francesa na época dos bolseiros portugueses.
A descoberta da pintura de ar livre em Corot.
A escola de Barbizon: os protagonistas e suas características. Manet e o início da pintura moderna. Os academismos: a pintura de história e a pintura pompier. 


Nas margens do realismo. A estética realista. A escultura de Simões de Almeida.

7 Março 2016, 10:00 Pedro Lapa


A escultura de Simões de Almeida entre o neoclassicismo e o naturalismo. As influências francesas. A estatuária.

A pintura de Alfredo Keil: o romantismo como gosto e a iconografia da Lisboa de 1870's.
O realismo em Portugal: a Questão Coimbrã, o Cenáculo e as Conferências Democráticas, Eça de Queirós e o realismo de Courbet. O realismo e a crítica.

Bibliografia:
José-Augusto França, "A estética realista", "Soares dos Reis e a escultura de 70" in  A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998 


Nas margens do Realismo. Miguel Lupi.

2 Março 2016, 10:00 Pedro Lapa

Caracterização da situação artística em 1870. 

A pintura de Miguel Lupi: uma aproximação ao realismo e o retrato da sociedade fontista.

Bibliografia:José-Augusto França, "Lupi e a pintura de 70" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998 


A pintura de costumes, o retrato, a escultura e estatuária do Romantismo

29 Fevereiro 2016, 10:00 Pedro Lapa


A pintura de costumes do período romântico: Leonel Marques Pereira e António Patrício. A emergência de uma nova figura, o povo. 
O retrato entre a individualidade e a representação social: Visconde de Menezes e Cristino da Silva. A escultura romântica de Soares dos Reis: análise de O Desterrado. A estatuária em Lisboa e Porto deste período. A Sociedade Promotora de Belas Artes: a sua emergência, desenvolvimento e desatualização. O seu papel na constituição de uma esfera autónoma para a arte em Portugal.

Bibliografia:
José-Augusto França, "A pintura de costumes", "Meneses e o retrato", "A cidade e o Passeio Público", "Os Monumentos", "Soares dos Reis e a escultura de 70", " A Sociedade Promotora de Belas Artes e o Salão" in  A Arte em Portugal no Século XIX, vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998