Sumários

A terceira geração modernista

30 Maio 2016, 10:00 Pedro Lapa

Breve panorama da terceira geração modernista. Os abstratos, os neorrealistas e os surrealistas. As cisões no seio da geração.

As exposições dos Independentes do Porto e as Exposições Gerais de Artes Plásticas da SNBA.


Bibliografia:

José-Augusto França, "A terceira geração modernista" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 1998


Vieira da Silva (conclusão). Almada Negreiros e as gares marítimas.

25 Maio 2016, 10:00 Pedro Lapa

Vieira da Silva no Brasil. A figura como manifestação simbólica da invisibilidade e articulação do espaço.

O regresso a Paris e a abstração. A superação dos valores simbólicos da figura pelo intervalo da visibilidade. Perceção e articulação do visível.

A Exposição do Mundo Português de António Ferro. Almada Negreiros e os murais das gares marítimas. A Gare Marítima de Alcântara e a tradição oral popular. A Gare da Rocha do Conde de Óbidos: a revisão modernista e a perceção das realidades sociais do país.


Bibliografia:

Monografia, Catálogo Raisonné. Genève: Skira, 1992

Pedro Lapa, "Vieira da Silva: o visível e o intervalo" in Arte Portuguesa do Século XX (1910 - 1960). Lisboa: Leya, 2012

José-Augusto França, "Almada e as gares marítimas" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 1998


A pintura de Vieira da Silva

23 Maio 2016, 10:00 Pedro Lapa

A pintura de Vieira da Silva no contexto português dos anos de 1930. A emergência da abstração na sua obra.

As estruturas espaciais de origem escultórica e o espaço composto por elementos mínimos. A interrogação radical do valor convencional dos elementos pictóricos. O primado da perceção como ato físico sobre a inteligibilidade dos elementos pictóricos.


Bibliografia:

Monografia, Catálogo Raisonné. Genève: Skira, 1992

Pedro Lapa, "Vieira da Silva: o visível e o intervalo" in Arte Portuguesa do Século XX (1910 - 1960). Lisboa: Leya, 2012

 


A 2ª geração modernista. Mário Eloy. Almada Negreiros.

18 Maio 2016, 10:00 Pedro Lapa

A emergência e os referenciais da Nova Objetividade na 2ª geração modernista. Os seus protagonistas. 

O caso de Mário Eloy: a pintura como projeção do eu.
Os desenvolvimentos da pintura e desenho de Almada Negreiros entre 1920 e 1932. As relações com o neoclassicismo picassiano.

Bibliografia:
José-Augusto França, "A Segunda Geração Modernista" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.


A 1ª geração modernista.

16 Maio 2016, 10:00 Pedro Lapa

A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O cezannismo na pintura dos anos de 1920 e a escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações.

Bibliografia: 
José-Augusto França, "A Primeira Geração Modernista" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.