Sumários

A terceira geração modernista: o neorrealismo

15 Maio 2017, 10:00 Pedro Lapa

Breve panorama da terceira geração modernista. Os abstratos, os neorrealistas e os surrealistas. As cisões no seio da geração.

As exposições dos Independentes do Porto e as Exposições Gerais de Artes Plásticas da SNBA.

As características do Neorrealismo em Portugal: análise da obra de Manuel Filipe e de Júlio Pomar 


Bibliografia:

José-Augusto França, "A terceira geração modernista" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 1998


Vieira da Silva e a abstração no pós-guerra

10 Maio 2017, 10:00 Pedro Lapa

Vieira da Silva no Brasil. A figura como manifestação simbólica da invisibilidade e da articulação do espaço.

O regresso a Paris e a abstração do pós-guerra. A superação dos valores simbólicos da figura pelo intervalo da visibilidade. Perceção, articulação e experiência da relação do visível com o invisível.


Bibliografia:

Monografia, Catálogo Raisonné. Genève: Skira, 1992

Pedro Lapa, "Vieira da Silva: o visível e o intervalo" in Arte Portuguesa do Século XX (1910 - 1960). Lisboa: Leya, 2012


Vieira da Silva e o primado da perceção

8 Maio 2017, 10:00 Pedro Lapa

A pintura de Vieira da Silva no contexto português dos anos de 1930. A emergência da abstração na sua obra.

As estruturas espaciais de origem escultórica e o espaço composto por elementos mínimos. A interrogação radical do valor convencional dos elementos pictóricos. O primado da perceção como ato físico sobre a inteligibilidade dos elementos pictóricos.



Bibliografia:

Monografia, Catálogo Raisonné. Genève: Skira, 1992

Pedro Lapa, "Vieira da Silva: o visível e o intervalo" in Arte Portuguesa do Século XX (1910 - 1960). Lisboa: Leya, 2012


2ª geração modernista: a estatuária. Almada Negreiros (1941-1969)

3 Maio 2017, 10:00 Pedro Lapa

Continuação da análise da segunda geração modernista.

Os estatuários e a escultura: Francisco Franco, Canto da Maia, Leopoldo de Almeida, Barata Feyo e Hein Semke.
A pintura de Almada Negreiros nos finais da década de 1930. As gares marítimas.
A pintura abstrata e a procura do canon da harmonia. O painel Começar.

Bibliografia:

José-Augusto França, "A segunda geração: os estatuários", "Almada (1932 - 1949)", "Almada (1944 - 1970)" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009. 


A 2º geração modernista

26 Abril 2017, 10:00 Pedro Lapa

A definição de segunda geração modernista. O seu contexto e as suas referências. 

O Salão dos Independentes de 1930. 
A obra de Mário Eloy e suas relações com a Nova Objetividade e o Expressionismo. 
Análise das obras de Júlio, Alvarez, Carlos Botelho e Bernardo Marques.
A exposição do Mundo Português de 1940.

Bibliografia:

José-Augusto França, "Dos Independentes ao SPN/SNI. A Exposição do Mundo Português", "A segunda geração: os pintores" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009