Sumários
A terceira geração modernista: o neorrealismo
15 Maio 2017, 10:00 • Pedro Lapa
Breve panorama da terceira geração modernista. Os abstratos, os neorrealistas e os surrealistas. As cisões no seio da geração.
As exposições dos Independentes do Porto e as Exposições Gerais de Artes Plásticas da SNBA.
As características do Neorrealismo em Portugal: análise da obra de Manuel Filipe e de Júlio Pomar
Bibliografia:
José-Augusto França, "A terceira geração modernista" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 1998
Vieira da Silva e a abstração no pós-guerra
10 Maio 2017, 10:00 • Pedro Lapa
Vieira da Silva no Brasil. A figura como manifestação simbólica da invisibilidade e da articulação do espaço.
O regresso a Paris e a abstração do pós-guerra. A superação dos valores simbólicos da figura pelo intervalo da visibilidade. Perceção, articulação e experiência da relação do visível com o invisível.
Bibliografia:
Monografia, Catálogo Raisonné. Genève: Skira, 1992
Pedro Lapa, "Vieira da Silva: o visível e o intervalo" in Arte Portuguesa do Século XX (1910 - 1960). Lisboa: Leya, 2012
Vieira da Silva e o primado da perceção
8 Maio 2017, 10:00 • Pedro Lapa
A pintura de Vieira da Silva no contexto português dos anos de 1930. A emergência da abstração na sua obra.
As estruturas espaciais de origem escultórica e o espaço composto por elementos mínimos. A interrogação radical do valor convencional dos elementos pictóricos. O primado da perceção como ato físico sobre a inteligibilidade dos elementos pictóricos.
Bibliografia:
Monografia, Catálogo Raisonné. Genève: Skira, 1992
Pedro Lapa, "Vieira da Silva: o visível e o intervalo" in Arte Portuguesa do Século XX (1910 - 1960). Lisboa: Leya, 2012
2ª geração modernista: a estatuária. Almada Negreiros (1941-1969)
3 Maio 2017, 10:00 • Pedro Lapa
Continuação da análise da segunda geração modernista.
A 2º geração modernista
26 Abril 2017, 10:00 • Pedro Lapa
A definição de segunda geração modernista. O seu contexto e as suas referências.