Sumários

Visita à exposição Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno

24 Abril 2017, 10:00 Pedro Lapa

Visita guiada à exposição retrospetiva "Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno", Fundação Calouste Gulbenkian, conduzida pela curadora Professora Doutora Mariana Pinto dos Santos.


A escultura moderna. Almada Negreiros (1920 - 1941)

19 Abril 2017, 10:00 Pedro Lapa

A escultura de Canto da Maya e o Retour au Style. A escultura de Diogo Macedo.
O trajeto de Almada Negreiros entre 1920 e 1941. Almada em Madrid. O neoclassicismo picassiano reinterpretado e o primado da linha na definição conceptual da harmonia do desenho.

Bibliografia:
José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009
—   Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983. 


A Primeira Geração Modernista

10 Abril 2017, 10:00 Pedro Lapa

A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O cezannismo e a estilização gráfica na pintura dos anos de 1920. O contexto artístico da época: a exposição dos 5 independentes, o Salão de Outono de 1925 e 1926 e o Bristol Club e a Brasileira do Chiado.

A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações: Francisco Franco.

Bibliografia: 
José-Augusto França, "A Primeira Geração Modernista" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.


Amadeo de Souza-Cardoso, afirmação e diferença

5 Abril 2017, 10:00 Pedro Lapa

O regresso a Portugal e a I Guerra Mundial. Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle. A integração de elementos da cultura popular. A rutura com os Delaunay. A revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo. O papel da colagem. 
A sua posição específica no quadro dos movimentos vanguardistas anteriores à 1ª guerra mundial.

Bibliografia: 

José-Augusto França, "Amadeo" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127
—  “A Corporation Nouvelle, o projeto da exposição em Barcelona e a internacional simultaneísta” in O círculo Delaunay. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.  


Amadeo de Souza-Cardoso, uma prática integrada nas vanguardas de Paris

3 Abril 2017, 10:00 Pedro Lapa

Os desenvolvimentos cubistas na pintura de Amadeo. As sugestões futuristas. A sua presença nos Salon des Indépendants de 1911 e 1912, no Salon d'Automne de 1912, no Armory Show de Nova York, 1913 e o Herbstsalon de Berlim em 1913. O seu posicionamento entre as diferentes vanguardas de Paris em 1913.

Bibliografia: 

José-Augusto França, "Amadeo" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.