Sumários
A 2ª geração modernista
16 Maio 2018, 10:00 • Pedro Lapa
A definição de segunda geração modernista. O seu contexto e as suas referências.
O Salão dos Independentes de 1930.
A obra de Mário Eloy e suas relações com a Nova Objetividade e o Expressionismo.
Análise das obras de Júlio, Alvarez, Carlos Botelho e Bernardo Marques.
A exposição do Mundo Português de 1940.
Os estatuários e a escultura: Francisco Franco, Canto da Maia, Leopoldo de Almeida.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Dos Independentes ao SPN/SNI. A Exposição do Mundo Português", "A segunda geração: os pintores", "A segunda geração: os estatuários"in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
A primeira geração modernista
14 Maio 2018, 10:00 • Pedro Lapa
A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas (Viana, Abel Manta, Barradas, António Soares, Dórdio Gomes e Milly Possoz) e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O cezannismo e a estilização gráfica na pintura dos anos de 1920. O contexto artístico da época: a exposição dos 5 independentes, o Salão de Outono de 1925 e 1926 e o Bristol Club e a Brasileira do Chiado.
A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações: Francisco Franco.Bibliografia:
José-Augusto França, "A Primeira Geração Modernista" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Amadeo de Souza-Cardoso, afirmação e diferença: os trabalhos finais
9 Maio 2018, 10:00 • Pedro Lapa
Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation
Nouvelle. A integração de elementos da cultura popular. A rutura com os
Delaunay. A revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo. O
papel da colagem.
A sua posição específica no quadro dos movimentos vanguardistas anteriores à 1ª
guerra mundial.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127
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“A Corporation Nouvelle, o projeto da exposição em Barcelona
e a internacional simultaneísta” in O círculo Delaunay. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
Amadeo de Souza-Cardoso, uma prática integrada nas vanguardas de Paris
7 Maio 2018, 10:00 • Pedro Lapa
Os desenvolvimentos cubistas na pintura de Amadeo. As sugestões
futuristas. A sua presença no Armory Show de Nova
York e no Herbstsalon de Berlim em 1913. O seu posicionamento entre as
diferentes vanguardas de Paris em 1913.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Amadeo de Souza-Cardoso. Primeiros anos em Paris.
2 Maio 2018, 10:00 • Pedro Lapa
A situação da arte moderna internacional à data. As primeiras
pinturas e a influência da arte nova e de Amedeo Modigliani.
Os primeiros desenvolvimentos
cubistas na pintura de Amadeo. A sua presença
nos Salon des Indépendants de 1911 e 1912, no Salon
d'Automne de 1912 de Paris.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Amadeo" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.
Pedro Lapa,"Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.
Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.