Sumários

A 2ª geração modernista

16 Maio 2018, 10:00 Pedro Lapa

A definição de segunda geração modernista. O seu contexto e as suas referências. 

O Salão dos Independentes de 1930. 

A obra de Mário Eloy e suas relações com a Nova Objetividade e o Expressionismo. 

Análise das obras de Júlio, Alvarez, Carlos Botelho e Bernardo Marques.

A exposição do Mundo Português de 1940.

 Os estatuários e a escultura: Francisco Franco, Canto da Maia, Leopoldo de Almeida.

Bibliografia:

 

José-Augusto França, "Dos Independentes ao SPN/SNI. A Exposição do Mundo Português", "A segunda geração: os pintores", "A segunda geração: os estatuários"in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009. 

 


A primeira geração modernista

14 Maio 2018, 10:00 Pedro Lapa

A 1ª geração modernista, sua definição, protagonistas (Viana, Abel Manta, Barradas, António Soares, Dórdio Gomes e Milly Possoz) e as possibilidades da arte moderna em Portugal. O cezannismo e a estilização gráfica na pintura dos anos de 1920. O contexto artístico da época: a exposição dos 5 independentes, o Salão de Outono de 1925 e 1926 e o Bristol Club e a Brasileira do Chiado.

A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações: Francisco Franco.

Bibliografia: 

José-Augusto França, "A Primeira Geração Modernista" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.


Amadeo de Souza-Cardoso, afirmação e diferença: os trabalhos finais

9 Maio 2018, 10:00 Pedro Lapa

Os Delaunay em Vila do Conde e os projetos da Corporation Nouvelle. A integração de elementos da cultura popular. A rutura com os Delaunay. A revisão crítica das vanguardas e a hibridação da obra de Amadeo. O papel da colagem. 
A sua posição específica no quadro dos movimentos vanguardistas anteriores à 1ª guerra mundial.

Bibliografia: 

José-Augusto França, "Amadeo" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.

Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.

Joana Cunha Leal, “Apropriação, Deslizamento, Deslocação” in Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Nº 10, 2012, pp. 110-127

—  “A Corporation Nouvelle, o projeto da exposição em Barcelona e a internacional simultaneísta” in O círculo Delaunay. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.  


Amadeo de Souza-Cardoso, uma prática integrada nas vanguardas de Paris

7 Maio 2018, 10:00 Pedro Lapa

Os desenvolvimentos cubistas na pintura de Amadeo. As sugestões futuristas. A sua presença no Armory Show de Nova York e no Herbstsalon de Berlim em 1913. O seu posicionamento entre as diferentes vanguardas de Paris em 1913.

Bibliografia: 

José-Augusto França, "Amadeo" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

Pedro Lapa, " Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.

Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.

 

 


Amadeo de Souza-Cardoso. Primeiros anos em Paris.

2 Maio 2018, 10:00 Pedro Lapa

A situação da arte moderna internacional à data. As primeiras pinturas e a influência da arte nova e de Amedeo Modigliani.
Os primeiros desenvolvimentos cubistas na pintura de Amadeo. A sua presença nos Salon des Indépendants de 1911 e 1912, no Salon d'Automne de 1912 de Paris.    

Bibliografia: 

José-Augusto França, "Amadeo" in  A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

Pedro Lapa,"Amadeo de Souza-Cardoso: a memória de um presente distante" in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2012.

Helena de Freitas et al, Amadeo de Souza-Cardoso: Diálogo de Vanguardas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.