Sumários
Columbano Bordalo Pinheiro na década de 1880
9 Abril 2018, 10:00 • Pedro Lapa
A pintura de Columbano Bordalo Pinheiro na década de 1880. Uma aproximação ao realismo. A dialética entre modernidade e antiguidade.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Columbano" in A Arte em Portugal no
Século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998
Pedro Lapa, “Columbano Bordalo Pinheiro. Uma Arqueologia da Modernidade” in Columbano Bordalo Pinheiro 1874-1900. Lisboa: Museu do Chiado – MNAC, 2007 ou idem in Pedro Lapa e Maria de Aires Silveira (coord.) – Arte Portuguesa do Século XIX (1850 – 1910). Lisboa: Leya, IMC, 2010.
A pintura de Henrique Pousão
4 Abril 2018, 10:00 • Pedro Lapa
A modernidade da pintura de Henrique Pousão: uma particular atenção à síntese dos elementos pictóricos, como o plano e a luz.
Bibliografia:
José-Augusto França, "Pousão", "Ramalho, Fialho e a Crítica Naturalista" in A Arte em Portugal no século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998
A primeira geração naturalista
21 Março 2018, 10:00 • Pedro Lapa
Revisão das principais características da pintura de Silva Porto e de Marques de Oliveira.
Análise da primeira geração naturalista: as obras de Artur Loureiro, António Ramalho, João Vaz e Sousa Pinto.
Uma prática entre a modernidade e a
academização naturalista.
Bibliografia:
José Augusto França, "Silva Porto e Marques de Oliveira", "A primeira geração naturalista" in A Arte em Portugal no século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998
Raquel Henriques da Silva, "Silva Porto e a pintura naturalista" in Pedro Lapa, Maria de Aires Silveira (org.), Arte Portuguesa do Século XIX (1850 - 1910). Lisboa: Leya, 2010.
A pintura de Silva Porto e Marques de Oliveira na década de 1880
19 Março 2018, 10:00 • Pedro Lapa
A pintura de Silva Porto e de Marques de
Oliveira: a emergência do naturalismo em Portugal.
Uma prática entre a modernidade e a
academização naturalista.
Bibliografia:
José Augusto França, "Silva Porto e Marques de Oliveira", in A Arte em Portugal no século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998
Raquel Henriques da Silva, "Silva Porto e a pintura naturalista" in Pedro Lapa, Maria de Aires Silveira (org.), Arte Portuguesa do Século XIX (1850 - 1910). Lisboa: Leya, 2010.
Continuação da análise do panorama da pintura em 1880 em Paris. Quadro cronológico da situação cultural e política durante o Naturalismo.
14 Março 2018, 10:00 • Pedro Lapa
A Escola de Barbizon: as suas características principais.
Outros desenvolvimentos na pintura francesa durante a estadia dos bolseiros portugueses em 1880's, em Paris.
A situação cultural e política em Portugal no último quartel do século XIX.
Bibliografia:
Stephen Eisenman, "The Rethoric of Realism: Courbet and the Origins of the Avant-Garde", "The Decline of History Painting: Germany, Italy, France and Russia" in Nineteenth Century Art. London: Thames & Hudson, 2011.
Robert Rosenblum, "Painting: 1848 - 1870" in 19th Century Art. New York: Abrams, 1984.
José Augusto França, "Quadro Cronológico" in A Arte em Portugal no século XIX. Vol. II. Lisboa: Bertrand, 1998