Sumários

O Realismo em Portugal. O Naturalismo em França e a emergência da pintura de ar-livre

12 Março 2018, 10:00 Pedro Lapa

O realismo em Portugal: a Questão Coimbrã, o Cenáculo e as Conferências Democráticas, Eça de Queirós e o realismo de Courbet. O realismo e a crítica.

A emergência da pintura de ar livre e o Naturalismo em França.

A pintura de Camille Corot e a Escola de Barbizon: as suas características principais.



Bibliografia:
José-Augusto França, "A estética realista" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998 

Stephen Eisenman, " The Rethoric of Realism: Courbet and the Origins of the Avant-Garde", "The Decline of History Painting: Germany, Italy, France and Russia" in Nineteenth Century Art. London: Thames & Hudson, 2011.

Robert Rosenblum, "Painting: 1848 - 1870" in 19th Century Art. New York: Abrams, 1984.


Nas margens do Realismo

7 Março 2018, 10:00 Pedro Lapa

A pintura de Miguel Lupi: uma aproximação ao realismo e o retrato da sociedade fontista.

A escultura de Simões de Almeida entre o neoclassicismo e o naturalismo. As influências francesas. A estatuária.

A pintura de Alfredo Keil: o romantismo como gosto e a iconografia da Lisboa de 1870's.



Bibliografia:
José-Augusto França, "Lupi e a pintura de 70", "Soares dos Reis e a escultura de 70" in A Arte em Portugal no Século XIX. Vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998 

Maria de Aires Silveira, Cristina Azevedo Tavares, Miguel Ângelo Lupi 1826-1883. Lisboa: Museu do Chiado/Instituto Português de Museus, 2002.



A escultura e a estatuária no romantismo. As instituições artísticas do Romantismo.

5 Março 2018, 10:00 Pedro Lapa

A escultura romântica de Soares dos Reis: análise de O Desterrado. A estatuária em Lisboa e Porto deste período. 

A Sociedade Promotora de Belas Artes: a sua emergência, desenvolvimento e desatualização. O seu papel na constituição de uma esfera autónoma para a arte em Portugal.

Caracterização da situação artística em 1870. A pintura de Miguel Lupi

 

Bibliografia:

José-Augusto França, "A cidade e o Passeio Público", "Os Monumentos", "Soares dos Reis e a escultura de 70", " A Sociedade Promotora de Belas Artes e o Salão" in  A Arte em Portugal no Século XIX, vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998

Sandra Leandro, “Confirmar a Tragédia: Soares dos Reis, Desterrrado e ‘tudo’” in Pedro Lapa e Maria de Aires Silveira (coord.) – Arte Portuguesa do Século XIX (1850 – 1910). Lisboa: Leya, IMC, 2010.


A pintura de História e a pintura de costumes. A escultura romântica.

28 Fevereiro 2018, 10:00 Pedro Lapa

Francisco Metrass e a pintura de História. A pintura de costumes do período romântico: Leonel Marques Pereira e António Patrício. A emergência de uma nova figura, o povo. O retrato entre a individualidade e a representação social: Visconde de Menezes e Cristino da Silva. A escultura romântica de Soares dos Reis: análise de O Desterrado. 



Bibliografia:

José-Augusto França, "Metrass e a Pintura de História", "A pintura de costumes", "Meneses e o retrato", "A cidade e o Passeio Público", "Soares dos Reis e a escultura de 70", in  A Arte em Portugal no Século XIX, vol. I. Lisboa: Bertrand, 1998
 Sandra Leandro, “Confirmar a Tragédia: Soares dos Reis, Desterrrado e ‘tudo’” in Pedro Lapa e Maria de Aires Silveira (coord.) – Arte Portuguesa do Século XIX (1850 – 1910). Lisboa: Leya, IMC, 2010.


A pintura romântica. A paisagem

26 Fevereiro 2018, 10:00 Pedro Lapa

O contexto histórico-cultural do período romântico em Portugal. 

Os cinco artistas em Sintra de Cristino da Silva, uma pintura-programa para o romantismo em Portugal. A pintura de paisagem no romantismo: Cristino da Silva. 

A pintura animalista de Tomás da Anunciação. As referências internacionais e as suas interpretações. 




Bibliografia: 

José-Augusto França," O Romantismo", "Anunciação, Cristino e a paisagem", in A Arte em Portugal no Século XIX, vol 1. Lisboa: Bertrand, 1998.

Maria de Aires Silveira, “João Cristino da Silva” in Pedro Lapa e Maria de Aires Silveira (coord.) – Arte Portuguesa do Século XIX (1850 – 1910). Lisboa: Leya, IMC, 2010.