Sumários

Descriptions of characters by clothes and surroundings

29 Fevereiro 2016, 10:00 David Alan Prescott

How to give information about a character through choice of clothes and of surroundings in which they are discovered.


Continuation of previous lesson. Explaining information through dialogue, sequence, foreshadowing, payoff and use of names.

24 Fevereiro 2016, 10:00 David Alan Prescott

Die Hard continued.Explaining information through dialogue, sequence, foreshadowing, payoff and use of names.


Estrutura do Filme

22 Fevereiro 2016, 10:00 David Alan Prescott

Primeira abordagem da lógica do cinema e de aquilo que o distingue da ficção “escrita”. Estrutura de três Atos. Barreiras. Plot points. (E. M. Forster, Syd Field).
"Foreshadowing" e "Payoff". Análise dos primeiros dez minutos de "Die Hard" de John McTiernan (dir) e Jeb Stuart e Steven de Souza (argumentistas).


ARGUMENTO EXPECTÁVEL

17 Fevereiro 2016, 10:00 David Alan Prescott

Demonstração, tirada da antologia de textos, de uma sequência, incluindo backstory, foreshadowing, insert e diálogo como informação.


Introduction to Classes

15 Fevereiro 2016, 10:00 David Alan Prescott

Objectivos:

 

Os principais objetivos desta cadeira serão, por ordem, ensinar os alunos a: (i) apresentar graficamente um argumento cinematográfico; (ii) dominar as técnicas específicas obrigatórias na escrita desta forma; (iii) ter alguma noção das dificuldades na transposição da prosa narrativa normalmente usada num romance ou num conto para o argumento para cinema; (iv) perceber a estrutura habitual num guião para um filme; e (v) conseguir escrever um trecho de um argumento, tendo em conta as noções de cena, sequência, ação, ponto de vista, backstory, foreshadowing e payoff.

 

As aulas seguem uma ordem algo rigorosa, e as noções a ensinar, bem como as aulas, são as apresentadas na proposta nesta coletânea, e serão desenvolvidas usando exemplos de argumentos já escritos, filmes e passagens de filmes exibidos na aula e exercícios práticos a efetuar pelos alunos.

 

Avaliação:

 

A avaliação, para além da presença e do interesse revelado pelos alunos, será feita através de dois elementos de avaliação, sendo estes ou dois exercícios efetuados na sala de aula ou um trabalho feito em casa (ou noutro local) e um exercício obrigatoriamente escrito na sala. Modificam-se este requisitos perante solicitação justificada por parte do aluno.