Sumários
II. O ROCOCÓ 1.1. O conceito de rococó: fortuna crítica 1.2. Rococó: uma arte de corte
22 Março 2022, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II.
O ROCOCÓ
1.1.
O conceito de rococó: fortuna crítica
1.2. Rococó: uma arte de corte
BIBLIOGRAFIA
BAZIN, Germain, Barroco y Rococó,
Barcelona-Londres, Ediciones Destino-Thames & Hudson, 1992 (1ª ed. 1964)
MINOR, Vernon Hyde, Baroque and
Rococo. Art and Culture, Londres, Laurence King, 1999
PIGNATTI, Terisio, Il Rococò,
Milão, Fratelli Fabbri Editori, 1966
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (França, Holanda, Espanha) 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras – continuação [Rembrandt]
17 Março 2022, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.5.2.
Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
(França, Holanda, Espanha)
1.5.2.
Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras –
continuação [Rembrandt]
BIBLIOGRAFIA
BARBER, Thabita, (coord.), British
Baroque: Power & Illusion, Londres, Tate Publishing, 2019
BURCHARD, Wolf, The Sovereign
Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul Holberton
Publishing, 2016
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN
TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989
HASKEL, Francis, Mécènes et
Peintres. L’Art et la Societé au Temps du Baroque Italien, 2ª ed., Paris,
Gallimard, 1991 (1ª ed. 1980)
MARTIN, John Rupert, Baroque,
2ª ed., Londres, Pelican Books, 1989
PRATER,
Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B. Taschen, 1997
SEBASTIAN,
Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas,
(col. Alianza Forma, 21),
Madrid, Alianza Editorial, 1981
TAPIÉ,
Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., (col. Biblioteca de Textos
Universitários, 9 e 11), Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)
ZUFFI,
Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa –
Sociedad Editorial Electa España, 1999
REMBRANDT
AAVV,
A Corpus of Rembrandt Paintings, Stichting Foundation-Rembrandt Research
Project, 1982-2014 (6 vols.)
ACKLEY, Clifford, Rembrandt’s,
Journey, Boston, Museum of Fine Arts, 2004
CABANNE,
Pierre, Rembrandt, Lisboa, Verbo, 1993
CHAPMAN, H. Perry, Rembrandt’s
Self-Portraits. A Study in Seventeenth Century Identity, Princeton,
Princeton University Press, 1990
CLARK, Kenneth, Civilisation: a
personal view, Nova Iorque, Harper & Row, 1969
CLARK, Kenneth, An Introduction
to Rembrandt, Londres, John Murray/Readers Union, 1978
DURHAM, John I., Biblical
Rembrandt: Human painter in a Landscape of Faith, Macon, Mercer University
Press, 2004
SCHWARTZ, Gary (ed.), The
Complete Etchings of Rembrandt Reproduced in Original Size, Nova Iorque, Dover,
1988
TUMPEL, Christian (ed.), Rembrandt.
Images and Metaphors, Londres, Haus Books, 2006
VAN DE WETERING, Ernst, The
Painter at Work, Berkeley-Los Angeles, University of California Press, 2004
WHITE, Christopher, BUVELOT,
Quentin (eds.), Rembrandt by Himself, Londres, National Gallery, [1999]
1.5. A pintura 1.5.1. Caracterização genérica 1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (Itália)
15 Março 2022, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.5.1. Caracterização
genérica
1.5.2.
Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
(Itália)
BIBLIOGRAFIA
AAVV,
Baroque, Colónia, Konemann, 1998
BURCHARD, Wolf, The Sovereign
Artist: Charles Le Brun and the Image of Louis XIV, Londres, Paul Holberton
Publishing, 2016
CHECA CREMADES, Fernando, MORÁN
TURINA, José Miguel, El Barroco, Madrid, Ediciones Istmo, 1989
HASKEL, Francis, Mécènes et
Peintres. L’Art et la Societé au Temps du Baroque Italien, 2ª ed., Paris,
Gallimard, 1991 (1ª ed. 1980)
MARTIN, John Rupert, Baroque,
2ª ed., Londres, Pelican Books, 1989
PRATER,
Andreas, BAUER, Hermann, A Pintura do Barroco, Colónia, B. Taschen, 1997
SEBASTIAN,
Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas,
(col. Alianza Forma, 21),
Madrid, Alianza Editorial, 1981
TAPIÉ,
Victor-Lucien, Barroco e Classicismo, 2ª ed., (col. Biblioteca de Textos
Universitários, 9 e 11), Lisboa, Editorial Presença, 1988 (2 vols.)
ZUFFI,
Stefano, CASTRIA, Francesca, La Pintura Barroca, Milão, Electa –
Sociedad Editorial Electa España, 1999
1.4.3. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc. XVIII) – Itália, França e Espanha
10 Março 2022, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.4.3.
Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc.
XVIII) – Itália, França e Espanha
BIBLIOGRAFIA
AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do
Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750), (Catálogo da exposição),
Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011
AAVV, Pierre
Puget (Marsiglia 1620-1694). Un artista francese e la cultura barocca a Genova,
Milão, Electa, 1995
AVERY, Charles,
FINN, David, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson,
1997
BEYER, Victor, La
Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre, Gorle-Bergamo,
Grafica Guttenberg, 1977
BOUCHER, Bruce, Italian
Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1888
CELLINI, Antonia
Nava, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed.
1982)
ENGGASS, Robert,
Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue,
Londres-Pennsylvania, University Park and London-The Pennsylvania State
University Press, 1976
MARTIN GONZÁLEZ,
Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra,
1991
MONTAGU,
Jennifer, Alessandro Algardi, New Haven, Yale University Press, 1985
MONTAGU,
Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque,
New Haven-Londres, Yale University Press, 1996
MONTAGU, Jennifer, Roman
Baroque Sculpture. The Industry of Art, New
Haven-Londres, Yale University Press, 1989
WITTKOWER, Rudolf, Arte
e Architettura in Italia 1600-1750, Turim, Einaudi, 1993 (1ª ed. 1958)
WITTKOWER,
Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman Baroque, Londres, Phaidon,
1997 (1ª edição 1955)
WITTKOWER, Rudolf, Escultura, São
Paulo, Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976).
1.4.3. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc. XVII os outros e Espanha)
8 Março 2022, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
1.4.3.
Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras (séc.
XVII os outros e Espanha)
BIBLIOGRAFIA
AAVV, Cuerpos de Dolor. A Imagem do
Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750), (Catálogo da exposição),
Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 2011
AAVV, Pierre
Puget (Marsiglia 1620-1694). Un artista francese e la cultura barocca a Genova,
Milão, Electa, 1995
AVERY, Charles,
FINN, David, Bernini Genius of the Baroque, Londres, Thames & Hudson,
1997
BEYER, Victor, La
Sculpture Française du XVIIe Siècle au Musée du Louvre, Gorle-Bergamo,
Grafica Guttenberg, 1977
BOUCHER, Bruce, Italian
Baroque Sculpture, Londres, Thames & Hudson, 1888
CELLINI, Antonia
Nava, La Scultura del Settecento, 2ª ed., Milão, Garzanti, 1992 (1ª ed.
1982)
ENGGASS, Robert,
Early Eighteenth-Century Sculpture in Rome. An Illustrated Catalogue,
Londres-Pennsylvania, University Park and London-The Pennsylvania State
University Press, 1976
MARTIN GONZÁLEZ,
Juan José, Escultura Barroca en España 1600-1770, 2ª ed., Madrid, Ed. Catedra,
1991
MONTAGU,
Jennifer, Alessandro Algardi, New Haven, Yale University Press, 1985
MONTAGU,
Jennifer, Gold, Silver and Bronze. Metal Sculpture of the Roman Baroque,
New Haven-Londres, Yale University Press, 1996
MONTAGU, Jennifer, Roman
Baroque Sculpture. The Industry of Art, New
Haven-Londres, Yale University Press, 1989
WITTKOWER, Rudolf, Arte
e Architettura in Italia 1600-1750, Turim, Einaudi, 1993 (1ª ed. 1958)
WITTKOWER,
Rudolf, Bernini The Sculptor of the Roman Baroque, Londres, Phaidon,
1997 (1ª edição 1955)
WITTKOWER, Rudolf, Escultura, São
Paulo, Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976).