Sumários

I. O BARROCO 1.1. O conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte total.

27 Janeiro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

I. O BARROCO

1.1. O conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte total.

 

BIBLIOGRAFIA

AAVV, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)

ARGAN, Giulio Carlo, Immagine e Persuasione: Saggi sul Barocco, Milão, Feltrinelli, 1986

CARERI, Giovanni, Voli d’Amore. Architettura, Pittura e Scultura nel “Bel Composto” di Bernini, Roma- Bari, Laterza, 1991

PEREIRA, José Fernandes, “Barroco”, in J.F. PEREIRA (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989

SNODIN, Michael, LLEWELLYN, Nigel, (coord. de), Baroque 1620-1800: Style in the Age of Magnificence, (catálogo da exposição), Londres, Victoria & Albert Museum, 2009

VALE, Teresa Leonor M., “Di bronzo e d’argento: sculture del Settecento italiano nella magnifica Patriarcale di Lisbona”, in Arte Cristiana. Rivista Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 100, Nº 868, Jan.-Fev. 2012

VALE, Teresa Leonor M., “A Estátua de Nossa Senhora da Conceição da Patriarcal de Lisboa e a eleição de modelos pictóricos para obras de escultura, num texto de João Frederico Ludovice”, in Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, Nº 7-8 (2009)


Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.

25 Janeiro 2022, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

I.              O BARROCO

1.1.        O conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte total

1.2.        Arte e Igreja no barroco

1.3.        A arquitectura

1.3.1.    Caracterização genérica

1.3.2.    Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

1.3.3.    A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

1.4.        A escultura

1.4.1.    Caracterização genérica

1.4.2.    A relação da escultura com as outras artes no barroco

1.4.3.    Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

1.5.        A pintura

1.5.1.    Caracterização genérica

1.5.2.    Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

II.            O ROCOCÓ

1.1.         O conceito de rococó: fortuna crítica

1.2.        Rococó: uma arte de corte

1.3.        A arquitectura

1.3.1.    Caracterização genérica

1.3.2.    Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

1.3.3.    A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

1.4.        A escultura

1.4.1.    Caracterização genérica

1.4.2.    Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

1.4.3.    Uma questão de escala: a escultura rococó e as artes decorativas

1.5.        A pintura

1.5.1.    Caracterização genérica

1.5.2.    Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.



METODOLOGIA

As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.

AVALIAÇÃO

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.

DATAS IMPORTANTES

      Indicação dos temas de trabalho: 22 de Fevereiro

      Ponto de situação quanto ao andamento dos trabalhos: 22 de Março

      Indicação da matéria para o teste: 24 de Março

      Entrega dos trabalhos: 31 de Março

      Esclarecimento de dúvidas para o teste: 5 de Abril

      Breves indicações para a construção das apresentações orais: 5 de Abril

      Teste: 7 de Abril

Início das apresentações orais: 21 de Abril.