Sumários
I. O BARROCO 1.1. O conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte total.
27 Janeiro 2022, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I. O BARROCO
1.1.
O conceito de barroco: fortuna crítica; contexto histórico; a obra de arte
total.
BIBLIOGRAFIA
AAVV, Struggle for
Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Instituto
Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)
ARGAN, Giulio Carlo, Immagine e Persuasione: Saggi sul Barocco,
Milão, Feltrinelli, 1986
CARERI, Giovanni, Voli d’Amore. Architettura, Pittura e Scultura nel
“Bel Composto” di Bernini, Roma- Bari, Laterza, 1991
PEREIRA, José Fernandes,
“Barroco”, in J.F. PEREIRA (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal,
Lisboa, Editorial Presença, 1989
SNODIN, Michael, LLEWELLYN,
Nigel, (coord. de), Baroque 1620-1800: Style in the Age of Magnificence,
(catálogo da exposição), Londres, Victoria & Albert Museum, 2009
VALE, Teresa Leonor M., “Di bronzo e d’argento: sculture del Settecento
italiano nella magnifica Patriarcale di Lisbona”, in Arte Cristiana. Rivista
Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche, Milão, Ano 100, Nº
868, Jan.-Fev. 2012
VALE, Teresa Leonor M., “A
Estátua de Nossa Senhora da Conceição da Patriarcal de Lisboa e a eleição de
modelos pictóricos para obras de escultura, num texto de João Frederico
Ludovice”, in Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade
de Letras de Lisboa, Nº 7-8 (2009)
Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.
25 Janeiro 2022, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.1.
O conceito de barroco: fortuna crítica;
contexto histórico; a obra de arte total
1.2.
Arte e Igreja no barroco
1.3.
A arquitectura
1.3.1.
Caracterização
genérica
1.3.2.
Arquitectura
religiosa: o theatrum sacrum barroco
(principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
1.3.3.
A
arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias
morfológico-funcionais, artistas e obras)
1.4.
A escultura
1.4.1.
Caracterização
genérica
1.4.2.
A
relação da escultura com as outras artes no barroco
1.4.3.
Principais
tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
1.5.
A pintura
1.5.1.
Caracterização
genérica
1.5.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
II.
O ROCOCÓ
1.1.
O
conceito de rococó: fortuna crítica
1.2.
Rococó: uma arte de corte
1.3.
A arquitectura
1.3.1.
Caracterização
genérica
1.3.2.
Arquitectura
religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras
1.3.3.
A
arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e
obras
1.4.
A escultura
1.4.1.
Caracterização
genérica
1.4.2.
Principais
tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
1.4.3.
Uma
questão de escala: a escultura rococó e as artes decorativas
1.5.
A pintura
1.5.1. Caracterização genérica
1.5.2. Principais tipologias
morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
METODOLOGIA
As sessões lectivas, de
carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades
extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos,
museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou
colóquios, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação efectuar-se-á
através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação
(entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento
procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de
diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de
contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade
para a diversidade de perspectivas e abordagens.
O
teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente,
preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda
tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a
participação, etc.
DATAS IMPORTANTES
• Indicação dos temas de trabalho: 22 de
Fevereiro
•
Ponto de situação quanto ao andamento dos
trabalhos: 22 de Março
•
Indicação da matéria para o teste: 24
de Março
•
Entrega dos trabalhos: 31 de Março
•
Esclarecimento de dúvidas para o teste:
5 de Abril
•
Breves indicações para a construção das
apresentações orais: 5 de Abril
• Teste: 7 de Abril
Início das apresentações orais: 21 de Abril.