Sumários

II. O ROCOCÓ 1. As especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do neoclássico. 2. A arquitectura: caracterização genérica 2.1. Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras.

21 Março 2023, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


II. O ROCOCÓ

1. As especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do neoclássico.

2. A arquitectura: caracterização genérica

2.1. Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras.

 

BIBLIOGRAFIA

CAETANO, Joaquim Oliveira, A Igreja da Memória, Lisboa, DGEMN, 1991

CARVALHO, A. Ayres, A Basílica da Estrela no segundo centenário da sua fundação, Lisboa, Edição do Autor, 1979

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Os alvores do rococó em Guimarães e outros estudos sobre o barroco e o rococó do Minho, Braga, Edições APPACDM Distrital de Braga, 2003

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, “André Soares (1720-1769): a difícil escolha entre o rococó e o tardobarroco”, Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património, 2ª série, Nº 7-8, 2020, pp. 28-37

OLIVEIRA; Eduardo Pires de, Braga de André Soares, Lisboa, Edições Centro Atlântico, 2014

PEREIRA, José Fernandes, Arquitectura Barroca em Portugal, Lisboa, ICALP, 1986

PEREIRA, José Fernandes, (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989

QUEIROZ, Mónica Ribas Marques Ribeiro de, O arquitecto Mateus Vicente de Oliveira (1706-1785): uma práxis original na arquitectura portuguesa setecentista, (Tese de Doutoramento em Belas-Artes, especialidade Ciências da Arte, apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), Lisboa, 2013 (disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9425 )

SALDANHA, Nuno, “A Basílica da Estrela”, in Irisalva MOITA (dir.), O Livro de Lisboa, Lisboa, Livros Horizonte, 1994, pp. 389-400

SALDANHA, Sandra Costa, A Basílica da Estrela, Lisboa, Livros Horizonte, 2008

SILVA, Maria de Lurdes Ribeiro da, “Alguns aspectos metodológicos da reedificação da igreja de Santo António à Sé”, in Cadernos de História da Arte, Nº 1, FLUL, 1991, pp. 167-183

SMITH, Robert, André Soares, Lisboa, Livros Horizonte, 1973

I. O Barroco Abordagem de um case study, a capela de S. João Baptista: uma obra de arte total e exemplo do fenómeno da importação de arte italiana no contexto do barroco português - a encomenda, a obra de arquitectura e as artes aplicadas à arquitectura, as colecções da capela.

16 Março 2023, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


I.                    O Barroco

Abordagem de um case study, a capela de S. João Baptista: uma obra de arte total e exemplo do fenómeno da importação de arte italiana no contexto do barroco português - a encomenda, a obra de arquitectura e as artes aplicadas à arquitectura, as colecções da capela.

 

BIBLIOGRAFIA

RODRIGUES, Maria João Madeira, A Capela de São João Baptista e as suas colecções, Lisboa, Inapa, 1989

VALE, Teresa Leonor M., “Eighteenth-century Roman Silver for the chapel of St John the Baptist of the church of S. Roque, Lisbon”, in The Burlington Magazine, Vol. CLII, Nº 1.289, Ago. 2010

VALE, Teresa Leonor M. (coord.), A Capela de S. João Batista da Igreja de S. Roque. A Encomenda, a Obra, as Coleções, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda- Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 2015

VALE, Teresa Leonor M. (ed.), The Chapel of St John the Baptist in the Church of São Roque. The commission, the building, the collections, Londres, Scala Arts & Heritage Publishers, 2017

VALE, Teresa Leonor M. (coord./ed.), De Roma para Lisboa. Um Álbum para o Rei Magnânimo / From Rome to Lisbon. An Album for the Magnanimous King, Lisboa, Scribe-SCML, 2017

VITERBO, Francisco Marques de Sousa, ALMEIDA, R. Vicente d’, A Capella de S. João Baptista Erecta na Egreja de S. Roque. Fundação da Companhia de Jesus e Hoje Pertencente à Santa Casa da Misericordia. Noticia Historica e Descriptiva, Lisboa, Livros Horizonte, 1997 (1ª ed. 1900)

I. O Barroco 4. A Pintura 4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

14 Março 2023, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


I.                    O Barroco

4. A Pintura

4.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

 

BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, A. Ayres, D. João V e a Arte do Seu Tempo, Lisboa, Edição do Autor, 1960 - 1962 (2 vols.)

DIEZ DEL CORRAL, Pilar, “«A Lisbona le spalle, a Roma il volto». Vieira Lusitano un artista português en la Roma del ‘primo Settecento’”, in Ariane Varela BRAGA, Thomas-Leo TRUE, (coord.), Roma e gli Artisti Stranieri. Integrazione, reti e identità (XVI-XX s.), Roma, Artemide, 2018, pp. 189-202.

MACHADO, José Alberto Gomes, André Gonçalves. Pintura do Barroco Português, Lisboa, Editorial Estampa, 1995

MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V, Lisboa, Editorial Estampa, 1998

PIMENTEL, António Filipe, “Os pintores de D. João V e a invenção do retrato de corte”, Revista de História da Arte - O retrato, Nº 5 (2008)

QUIETO, Pier Paolo, D. João V de Portugal e a Sua Influência na Arte Italiana do Século XVIII, Lisboa - Mafra, Elo, 1980

RAGGI, Giuseppina, “A conquista da sabedoria: a pintura de quadratura e o programa iconográfico da Biblioteca Joanina”, Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Vol. 48 (2018), pp. 37-90.

SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995 

SALDANHA, Nuno, (coord.), Joanni V Magnifico. A Pintura em Portugal ao Tempo de D. João V 1706 - 1750, Lisboa, Secretaria de Estado da Cultura - IPPAR, 1995

SALDANHA, Nuno, “Roma Triumphans. A pintura joanina para Mafra (1717-1731)”, in Monumentos, Nº 35, 2017, pp. 60-83.

SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003 

SERRÃO, Vítor, Estudos de Pintura Maneirista e Barroca, Lisboa, Editorial Caminho, 1989

FALTA

9 Março 2023, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


Falta

I. O Barroco 4. A pintura: caracterização genérica 4.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

7 Março 2023, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


I. O Barroco

4. A pintura: caracterização genérica

4.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

BIBLIOGRAFIA

FLOR, Susana Varela, Marcos da Cruz e a Pintura Portuguesa do Século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais..., Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002 (disponível no repositório da UL).

SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003 

SERRÃO, Vítor, Estudos de Pintura Maneirista e Barroca, Lisboa, Editorial Caminho, 1989

SERRÃO, Vítor, (coord.), Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco, Lisboa, I.P.P.C., 1991 

SOBRAL, Luís de Moura, Do Sentido das Imagens, Lisboa, Ed. Estampa, 1996 

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Bento Coelho (1620-1708) e a Cultura do Seu Tempo, Lisboa, IPPAR, 1998

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Pintura Portuguesa do Século XVII. Histórias, lendas, narrativas, Lisboa, IPM, 2004