Sumários

Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.

24 Janeiro 2023, 14:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.

Datas importantes:

       Indicação dos temas de trabalho: 23 de Fevereiro

       Ponto de situação relativamente à realização dos trabalhos: 7 de Março

       Entrega dos trabalhos: 21 de Março

       Indicação de matéria para o teste: 23 de Março

       Breves indicações quanto à construção das apresentações orais (se necessário): 23 de Março

       Esclarecimento de dúvidas para o teste: 30 de Março

       Teste: 11 de Abril

       Início das apresentações orais: 18 de Abril.

 

1.    OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS

Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da arte do Barroco e do Rococó, a unidade curricular de Arte do Barroco e do Rococó em Portugal, propõe-se contribuir ainda para a aquisição das seguintes competências

1.    Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.

1.    Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.

2.    Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.

2.    METODOLOGIA

As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.

3.    AVALIAÇÃO

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.

4.    SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

I.              O BARROCO

1.1.        Contexto histórico e especificidades nacionais: barroco seiscentista e barroco setecentista ou joanino; barroco da corte e barroco do Norte

1.2.        A arquitectura: caracterização genérica

2.1.        Arquitectura religiosa: o theatrum sacrum barroco (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

2.2.        A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)

2.3.        A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (a talha e o azulejo)

3.    A escultura: caracterização genérica

3.1.        Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

3.2.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

4.    A pintura: caracterização genérica

4.1.        Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação

4.2.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

 

II.            O ROCOCÓ

1.    As especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do neoclássico

2.    A arquitectura: caracterização genérica

2.1.        Arquitectura religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

2.2.        A arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras

2.3.        O pombalino: arquitectura e urbanismo.

3.    A escultura: caracterização genérica – escultura rococó ou do tempo do rococó?

3.1.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras

4.    A pintura: caracterização genérica

4.1.        Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.

5.    BIBLIOGRAFIA

GERAL

 

CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)

CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli, Milão, RCS Libri, 2000

FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art, Nova Iorque, Oxford University Press, 1961

FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrahams Inc. Publishers, 1989

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

PEREIRA, José Fernandes, (coord.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

WITTKOWER, Rudolf, Escultura, São Paulo, Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976)

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São Paulo, Martins Fontes, 1998 (1ª ed.1948)

 

 

ESPECÍFICA

 

PONTO I

 

AAVV, Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999 (2 vols.)

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, “Iconografia e Simbólica Cristãs. Pedagogia da Mensagem”, in Theologica, 2ª Série, Vol. 30, Fasc. 1, 1995

BERGER, Francisco Gentil, Lisboa e os Arquitectos de D. João V, Lisboa, Edições Cosmos, 1994

BRANDÃO, D. Domingos de Pinho, ROCHA, Manuel J. M., LOUREIRO, Olímpia, Nicolau Nasoni. Vida e obra de um grande artista, Porto, Telos, 1987

CARITA, Hélder, “O núcleo de "escadas reais" e a formação de um modelo de palácio barroco: de João Antunes a André Soares”, in Actas do IV Congresso de História de Arte, Lisboa, APHA, 2014

CARVALHO, A. Ayres de, D. João V e a Arte do seu Tempo, Lisboa, Ed. do Autor, 1960-1962

CARVALHO, Maria do Rosário Salema de, Por amor de Deus: representação das obras de misericórdia, em painéis de azulejo, nos espaços das confrarias da Misericórdia, no Portugal setecentista, (Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à FLUL), Lisboa, 2007 http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6527

CARVALHO, Maria João Vilhena, SALDANHA, Sandra Costa, O Pai dos Cristos. Obras do Escultor Manuel Dias (1688-1755), Lisboa, MNAA, 2018

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, A Arte da Talha no Porto na Época Barroca (Artistas e Clientela. Materiais e Técnica), (col. Documentos e Memórias para a História da Cidade), Porto, Câmara Municipal do Porto, 1987

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho, A Escola de Talha Portuense, Lisboa, Edições Inapa, 2001

FEYO, Barata, A Escultura de Alcobaça, Lisboa, Edições Ática, 1945

GOMES, Paulo Varela, Arquitectura, Religião e Política em Portugal no Século XVII. A Planta Centralizada, Porto, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 2001

MECO, José, Azulejaria Portuguesa, Lisboa, Bertrand, 1985

MECO, José, O Azulejo em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986

MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V, Lisboa, editorial Estampa, 1998

PEREIRA, José Fernandes, Arquitectura Barroca em Portugal, Lisboa, ICALP, 1986

PIMENTEL, António Filipe, Arquitectura e Poder. O Real Edifício de Mafra, Coimbra, Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra, 1992

PIMENTEL, António Filipe, “Os pintores de D. João V e a invenção do retrato de Corte”, Revista de História da Arte - O retrato, Nº 5 (2008)

PIMENTEL, António Filipe, (coord.), A Arquitectura Imaginária, Pintura, Escultura, Artes Decorativas, (catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012

PIMENTEL, António Filipe, (coord.), A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de S. João Baptista, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013

QUIETO, Pier Paolo, D. João V de Portugal e a Sua Influência na Arte Italiana do Século XVIII, Lisboa - Mafra, Elo, 1980

RAGGI, Giuseppina, “A conquista da sabedoria: a pintura de quadratura e o programa iconográfico da Biblioteca Joanina”, Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Vol. 48 (2018)

SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995

SALDANHA, Nuno, (coord.), Joanni V Magnifico. A Pintura em Portugal ao Tempo de D. João V 1706 - 1750, Lisboa, Secretaria de Estado da Cultura - IPPAR, 1995

SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa, Editorial Presença, 2003

SERRÃO, Vítor, Estudos de Pintura Maneirista e Barroca, Lisboa, Editorial Caminho, 1989

SERRÃO, Vítor, (coord.), Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco, Lisboa, I.P.P.C., 1991

SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no século XVII, 2.ª ed., revista e actualizada, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997 (2 vols.)

SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1979

SMITH, Robert, A Talha em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 1963

SMITH, Robert, Fr. Cipriano da Cruz, Barcelos, Livraria Civilização Editora, 1968

SOBRAL, Luís de Moura, Do Sentido das Imagens, Lisboa, Ed. Estampa, 1996

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Bento Coelho (1620-1708) e a Cultura do Seu Tempo, Lisboa, IPPAR, 1998

SOBRAL, Luís de Moura, (dir.), Pintura Portuguesa do Século XVII. Histórias, lendas, narrativas, Lisboa, IPM, 2004

VALE, Teresa Leonor M., “Ars Moriendi: do Efémero e do Perene na Celebração da Morte no Barroco”, in Estudios Portugueses, Nº3, Salamanca, 2003

VALE, Teresa Leonor M., Arte e Diplomacia. A vivência romana dos embaixadores joaninos, Lisboa, Scribe, 2015

VALE, Teresa Leonor M., “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante. Espaço e Imagem Religiosa do Concílio de Trento ao Barroco Pleno”, in Brotéria, Vol. 157, Nov. 2003

VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França, Lisboa, Scribe, 2019

VALE, Teresa Leonor M., A Escultura Italiana de Mafra, Lisboa, Livros Horizonte, 2002

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no Século XVII, Lisboa, Caleidoscópio, 2004 (edição da Dissertação de Doutoramento de 1999)

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 2005

VALE, Teresa Leonor M., Um Português em Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas José de Almeida e João António Bellini de Pádua, Lisboa, Livros Horizonte, 2008

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Capela de S. João Batista. A encomenda, a obra, as coleções, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa, Lisboa, Livros Horizonte, 2007

 

PONTO II

 

AAVV, O Virtuoso Criador. Joaquim Machado de Castro (1731-1822), (catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012

CAETANO, Joaquim Oliveira, A Igreja da Memória, Lisboa, DGEMN, 1991

CARVALHO, A. Ayres, A Basílica da Estrela no segundo centenário da sua fundação, Lisboa, Edição do Autor, 1979

CARVALHO, A. Ayres, A Escola de Escultura de Mafra, (separata de Belas-Artes, Nº 19, 1963), Lisboa, 1964

FARIA, Miguel Figueira de, Machado de Castro (1731-1822). Estudos, Lisboa, Livros Horizonte, 2008

FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Do Terreiro do Paço à Praça do Comércio, Lisboa, INCM, 2014

FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Machado de Castro. Da utilidade da escultura, Lisboa, Caleidoscópio, 2014

FERREIRA-ALVES, Jaime, O Porto na Época dos Almadas, Porto, Câmara Municipal do porto, 1988-1990 (2 vols.)

FERRO, Maria Inês, Queluz. O Palácio e os Jardins, Londres, Scala Publishers, 1997

FRANÇA, José-Augusto, Lisboa Pombalina e o Iluminismo, Lisboa, Bertrand Editora, 1983

FRANÇA, José-Augusto, A Reconstrução de Lisboa e a Arquitectura Pombalina, Lisboa, ICALP, 1978

FRANÇA, José-Augusto, O Pombalismo e o Romantismo, Lisboa, Editorial Presença, 2004

GOMES, Paulo Varela, A Cultura Arquitectónica e Artística em Portugal no Século XVIII, Lisboa, Editorial Caminho, 1988

GUEDES, Natália Brito Correia, O Palácio dos Senhores do Infantado em Queluz, Lisboa, Livros Horizonte, 1971

JESUS, Júlio, O Pintor Jean Pillement, Lisboa, Tip. Gonçalves, 1933

LIMA, Henrique de Campos Ferreira, Joaquim Machado de Castro Escultor Conimbricense, Coimbra, Instituto de História da Arte da FLUC, 1989

MENDONÇA, Isabel, “Estucadores do Ticino na Lisboa Joanina”, Cadernos do Arquivo Municipal, Série II, Nº 1, 2014

MENDONÇA, Isabel, Estuques Decorativos. A Evolução das Formas (sécs. XVI a XIX), Lisboa, Principia -Nova Terra, 2009

MENDONÇA, Isabel, “O que Cirilo não sabia sobre Giovanni Grossi e outros estucadores suíços em Lisboa”, in AAVV, Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França, Lisboa, APHA, 2014

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, “André Soares (1720-1769): a difícil escolha entre o rococó e o tardobarroco”, Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património, 2ª série, Nº 7-8, 2020, pp. 28-37

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Os alvores do rococó em Guimarães e outros estudos sobre o barroco e o rococó do Minho, Braga, Edições APPACDM Distrital de Braga, 2003

OLIVEIRA, Eduardo Pires de, Braga de André Soares, Lisboa, Edições Centro Atlântico, 2014

QUADROS, Sandra da Costa Saldanha e, Alessandro Giusti (1715-1799) e a aula de escultura de Mafra, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coimbra, [s.n.], 2012 (texto policopiado)

QUEIROZ, Mónica Ribas Marques Ribeiro de, O arquitecto Mateus Vicente de Oliveira (1706-1785): uma práxis original na arquitectura portuguesa setecentista, (Tese de Doutoramento em Belas-Artes, especialidade Ciências da Arte, apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), Lisboa, 2013 (disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9425 )

RAGGI, Giuseppina, DEGORTES, Michela, Giuseppe Trono em Portugal: um pintor de retratos piemontês entre monarquia e revolução (1785-1810)in Isabel Ferreira da MOTA, Carla Enrica SPANTIGATI, (org.), "Tanto ella assume novitate al fianco" Lisboa, Turim e o intercâmbio cultural do século das Luzes à Europa pós-napoleónica, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019

RODRIGUES, Ana Duarte, A escultura de vulto figurativa do Laboratório de Joaquim Machado de Castro (1771-1822): produção, morfologia, iconografia, fontes e significado, (dissertação de Doutoramento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Lisboa, [s.n.], 2004 (texto policopiado)

SALDANHA, Nuno, Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, Lisboa, Livros Horizonte, 1995

SALDANHA, Nuno, “Joaquim Manuel da Rocha - A Pintura da capela-mor na igreja de S. Paulo de Salvaterra de Magos”, Magos: Revista Cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, Nº III, 2016, pp. 144-165

SALDANHA, Nuno, ARAÚJO, Agostinho, (coord.), Jean Pillement (1728-1808) e o Paisagismo em Portugal, Lisboa, FRESS, 1997

SALDANHA, Sandra Costa, A Basílica da Estrela, Lisboa, Livros Horizonte, 2008

SILVA, Maria de Lurdes Ribeiro da, “Alguns aspectos metodológicos da reedificação da igreja de Santo António à Sé”, Cadernos de História da Arte, Nº 1, 1991

SMITH, Robert, André Soares, Lisboa, Livros Horizonte, 1973

VALE, Teresa Leonor M., (coord.), A Cidade Pombalina. Os 250 Anos do Plano da Baixa, Actas das Jornadas, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2010

VASCONCELOS, Flórido de, Os Estuques Decorativos do Norte de Portugal, Lisboa-Porto, Fundação Calouste Gulbenkian-Centro Regional de Artes Tradicionais, 1991