Sumários
Apresentação: programa, bibliografia, metodologia, avaliação.
24 Janeiro 2023, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Apresentação: programa, bibliografia,
metodologia, avaliação.
Datas importantes:
•
Indicação
dos temas de trabalho: 23 de Fevereiro
•
Ponto
de situação relativamente à realização dos trabalhos: 7 de Março
•
Entrega
dos trabalhos: 21 de
Março
•
Indicação
de matéria para o teste: 23 de Março
•
Breves
indicações quanto à construção das apresentações orais (se necessário): 23
de Março
•
Esclarecimento
de dúvidas para o teste: 30 de Março
•
Teste: 11 de Abril
•
Início
das apresentações orais: 18 de Abril.
1. OBJECTIVOS
E COMPETÊNCIAS
Tendo como objectivo
proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico
no domínio da arte do Barroco e do Rococó, a unidade curricular de Arte do Barroco e do Rococó em Portugal,
propõe-se contribuir ainda para a aquisição das seguintes competências
1. Competências
instrumentais:
habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias,
conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação
oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista
à resolução de problemas.
1.
Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em
equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras
áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso
ético.
2.
Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática,
capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias
(criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e
empreendimento.
2.
METODOLOGIA
As sessões lectivas, de
carácter teórico-prático, serão complementadas com actividades
extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos,
museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou
colóquios, etc.
3. AVALIAÇÃO
A avaliação efectuar-se-á
através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação
(entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente), cujo desenvolvimento
procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de
diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de
contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade
para a diversidade de perspectivas e abordagens.
O
teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente,
preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda
tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a
participação, etc.
4. SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
I.
O BARROCO
1.1.
Contexto histórico e especificidades
nacionais: barroco
seiscentista e barroco setecentista ou joanino; barroco da corte e barroco do
Norte
1.2.
A arquitectura: caracterização genérica
2.1.
Arquitectura
religiosa: o theatrum sacrum barroco
(principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
2.2.
A
arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias
morfológico-funcionais, artistas e obras)
2.3.
A
relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (a talha
e o azulejo)
3.
A escultura: caracterização genérica
3.1.
Produção
nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
3.2.
Principais
tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
4.
A pintura: caracterização genérica
4.1.
Produção
nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
4.2.
Principais
tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
II.
O ROCOCÓ
1. As
especificidades do Rococó em Portugal: entre tardo-barroco, pombalino e a emergência do
neoclássico
2.
A arquitectura: caracterização genérica
2.1.
Arquitectura
religiosa: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras
2.2.
A
arquitectura civil: principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e
obras
2.3.
O
pombalino: arquitectura e urbanismo.
3.
A escultura: caracterização genérica – escultura
rococó ou do tempo do rococó?
3.1.
Principais
tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
4.
A pintura: caracterização genérica
4.1.
Principais
tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras.
5. BIBLIOGRAFIA
GERAL
CHEVALIER, Jean,
GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des
Symboles, Paris, Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)
CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli,
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FERGUSON,
George, Signs and Symbols in Christian
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FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque,
Harry N. Abrahams Inc. Publishers, 1989
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris,
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HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di
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LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa,
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PEREIRA, José Fernandes, (coord.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal,
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PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da
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TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes,
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ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São Paulo, Martins Fontes, 1998 (1ª
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ESPECÍFICA
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CARVALHO,
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CARVALHO, Maria João Vilhena, SALDANHA,
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FEYO, Barata, A Escultura de Alcobaça, Lisboa, Edições Ática, 1945
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MECO, José, Azulejaria Portuguesa,
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MECO, José, O Azulejo em Portugal,
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VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e
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VALE, Teresa Leonor M.,
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PONTO II
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FARIA, Miguel Figueira de, Machado de Castro (1731-1822). Estudos,
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FARIA, Miguel Figueira de, (coord.), Do
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FRANÇA, José-Augusto, Lisboa Pombalina e o Iluminismo, Lisboa,
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FRANÇA, José-Augusto, A Reconstrução
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Editorial Presença, 2004
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Lisboa, Tip. Gonçalves, 1933
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MENDONÇA, Isabel, “O que Cirilo não
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Trono em Portugal: um pintor de retratos piemontês entre monarquia e revolução
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SALDANHA, Nuno, ARAÚJO, Agostinho,
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Lisboa, Livros Horizonte, 2008
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Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2010
VASCONCELOS,
Flórido de, Os Estuques Decorativos do Norte de Portugal, Lisboa-Porto,
Fundação Calouste Gulbenkian-Centro Regional de Artes Tradicionais, 1991