Sumários
I. O Barroco 3. A escultura 3.2. Principais tipologias morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
2 Março 2023, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I.
O
Barroco
3. A escultura
3.2. Principais tipologias
morfológico-funcionais, temáticas, artistas e obras
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, A. Ayres, D. João V e a
Arte do Seu Tempo, Lisboa, Edição do Autor, 1960-1962
CARVALHO, Maria João Vilhena, SALDANHA,
Sandra Costa, O Pai dos Cristos. Obras do Escultor Manuel Dias (1688-1755),
Lisboa, MNAA, 2018
QUADROS, Sandra da Costa Saldanha e, Alessandro
Giusti (1715-1799) e a aula de escultura de Mafra, (dissertação de Doutoramento
em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de
Coimbra), Coimbra, [s.n.], 2012 (texto policopiado)
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa,
Editorial Presença, 2003
VALE, Teresa Leonor M., A Escultura
Italiana de Mafra, Lisboa, Livros Horizonte, 2002
VALE, Teresa Leonor M., Escultura
Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções
Públicas e Particulares, Lisboa, Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor M., Um Português
em Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas José de Almeida e
João António Bellini de Pádua, Lisboa, Livros Horizonte, 2008
VALE, Teresa Leonor
M., “Uno scultore portoghese a Roma: José de Almeida (1708-1770) e l’Accademia
del Portogallo nella prima metà del Settecento”, in Studiolo. Revue
d’Histoire de l’Art de l’Académie de France à Rome, Nº 13, 2016, pp.
59-67
VALE, Teresa Leonor M. “Sete estátuas e
um relevo: as obras de Carlo Monaldi na Basílica de Nossa Senhora e Santo
António de Mafra”, in Monumentos, Nº 35, 2017, pp. 6-15.
I. O Barroco 3. A escultura: caracterização genérica 3.1. Produção nacional, artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
28 Fevereiro 2023, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I. O Barroco
3. A escultura: caracterização genérica
3.1. Produção nacional,
artistas estrangeiros em Portugal, o fenómeno da importação
BIBLIOGRAFIA
FERREIRA,
Sílvia “Claude Laprade: um escultor provençal na Lisboa de
Setecentos”, Cadernos do Arquivo Municipal, Nº 3 (2015), pp. 19-37
FEYO, Barata, A Escultura
de Alcobaça, Lisboa, Edições Ática, 1945
MACEDO, Diogo de, A
Escultura Portuguesa nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, Edição da Revista
Ocidente, 1945
SERRÃO, Vítor, O Barroco,
Lisboa, Editorial Presença, 2003
SMITH, Robert, Fr.
Cipriano da Cruz, Barcelos, Livraria Civilização Editora, 1968
VALE, Teresa Leonor M., “Les acquisitions d’oeuvres d’art du premier
marquis de Fronteira, João de Mascarenhas (1633-1670), pour sa demeure des
environs de Lisbonne”, in Studiolo. Revue d’Histoire de l’Art de l’Académie
de France à Rome, Nº 8, Set. 2010
VALE, Teresa Leonor M., Escultura
Italiana em Portugal no Século XVII, Lisboa, Caleidoscópio, 2004 (edição da
Dissertação de Doutoramento de 1999)
VALE, Teresa Leonor M., Escultura
Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções
Públicas e Particulares, Lisboa, Livros Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor M., Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere,
Artisti, Commitenti, Roma, Gangemi Editore, 2010
I. O Barroco 2. A arquitectura 2.3.A arquitectura civil e a evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais, artistas e obras)
23 Fevereiro 2023, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I.
O
Barroco
2. A arquitectura
2.3.A arquitectura civil e a
evolução do espaço residencial (principais tipologias morfológico-funcionais,
artistas e obras)
BIBLIOGRAFIA
BERGER, Francisco Gentil, Lisboa e os
Arquitectos de D. João V, Lisboa, Edições Cosmos, 1994
CARITA, Hélder, A Casa
Senhorial em Portugal: modelos, tipologias, programas interiores e equipamentos, Alfragide, Leya 2015
CARITA, Hélder, “O núcleo de
"escadas reais" e a formação de um modelo de palácio barroco: de João
Antunes a André Soares”, in Actas do IV Congresso de História de Arte,
Lisboa, APHA, 2014
CARVALHO, A. Ayres de, D. João V e a
Arte do seu Tempo, Lisboa, Ed. do Autor, 1960-1962
PEREIRA, José Fernandes, Arquitectura
Barroca em Portugal, Lisboa, ICALP, 1986
PEREIRA, José Fernandes, (dir.), Dicionário
de Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989
SERRÃO, Vítor, O Barroco, Lisboa,
Editorial Presença, 2003
VALE, Teresa Leonor M., (coord.), Lisboa
Barroca e o Barroco de Lisboa, Lisboa, Livros Horizonte, 2007
Falta por doença. Os alunos foram avisados e foi efectuado acompanhamento de trabalhos de investigação em curso por mail.
16 Fevereiro 2023, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Falta por doença. Os alunos foram avisados e foi efectuado acompanhamento de trabalhos de investigação em curso por mail.
I. O Barroco 2. A arquitectura 2.2. A relação da arquitectura com as artes decorativas de expressão nacional (o trabalho de pedraria e a pintura decorativa).
14 Fevereiro 2023, 14:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I.
O
Barroco
2. A arquitectura
2.2. A relação da arquitectura com as
artes decorativas de expressão nacional (o trabalho de pedraria e a pintura
decorativa).
BIBLIOGRAFIA
TRABALHO DE
PEDRARIA
CASTRO, A. Di,
PECCOLO, P., GAZZANIGA, V., Marmorai e Argentieri a Roma e nel Lazio tra
Cinquecento e Seicento, Roma, Quasar, 1994
COUTINHO, Maria João Pereira, A
Produção Portuguesa de Obras de Embutidos de Pedraria Policroma (1670-1720),
Lisboa, Tese de Doutoramento em História (especialidade em Arte, Património e
Restauro) apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010
(texto policopiado/repositório UL)
ROSSI, Ferdinando, La
Pittura di Pietra. Dall’Arte del Mosaico allo Splendore delle Pietre Dure,
Florença, Giunti, 2002.
PINTURA DECORATIVA
MELLO, Magno Moraes de, A Pintura de
Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V, Lisboa, editorial Estampa,
1998
RAGGI, Giuseppina, “O Espaço Imaginado e
a Criação de Realidades”, in António Filipe PIMENTEL, (coord. de), A
Arquitectura Imaginária, Pintura, Escultura, Artes Decorativas,
(catálogo da exposição), Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga-Imprensa
Nacional-Casa da Moeda, 2012, pp. 187 e ss.
SERRÃO, Vítor, “O desvario do ornamento
de brutesco na pintura de tectos do mundo português 1580-1720”, in AAVV, Actas.
Struggle for Syntesis. A Obra de Arte Total nos Séculos XVII e XVIII, Vol.
I, Lisboa, IPPAR, 1999, pp. 283-302.