Sumários

Observação de dados de L2

16 Maio 2017, 16:00 Ana Lúcia Santos

Continuação do trabalho iniciado na aula anterior. 

Observação de textos de falantes de L2, para identificação de aspetos de convergência e não convergência com a gramática-alvo (sujeitos nulos, clíticos).


Dados sobre aquisição de movimento do verbo (L2 e bilinguismo).

11 Maio 2017, 16:00 Ana Lúcia Santos

Dados sobre aquisição de movimento do verbo (L2 e bilinguismo).


Dados sobre movimento do verbo (L1)

9 Maio 2017, 16:00 Ana Lúcia Santos

Dados sobre movimento do verbo na aquisição de uma L1: ordem de palavras e elipse de SV.
A ler:

Santos, A. L. & R. E. V. Lopes (in press) Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexão. In M. J. Freitas & A. L. Santos (eds.). A aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do português. Language Science Press. 


Primeiras combinações de palavras

4 Maio 2017, 16:00 Ana Lúcia Santos

Sistematização das observações feitas pelos alunos com base num corpus de produção espontânea infantil (trabalho na última aula): extensão e complexidade dos enunciados, classes de palavras identificáveis nos enunciados (comparação de enunciados produzidos por uma criança de 1;7 e pela mesma criança aos 2;7).


O MLU (e o MLUw) como medida de desenvolvimento linguístico (no desenvolvimento típico e no desenvolvimento atípico).

Ordem de palavras nos primeiros enunciados: o Parâmetro do Núcleo. Dados de produção espontânea e dados experimentais.


Exercício de observação de dados de corpora

2 Maio 2017, 16:00 Ana Lúcia Santos

Exercício de observação de dados de dois corpora, desenvolvidos no CLUL (ANAGRAMA):

a) Corpus COPLE2, constituído por dados de escrita de falantes de português L2;

b) Corpus SANTOS, disponível na base de dados CHILDES e consttuído por transcrições de interação oral adulto-criança (três crianças, dados que cobrem um período entre 1;6 e cerca dos 4;00). 

Trabalho prático: (i)  observação da organização dos corpora; (ii) observação do tipo de etiquetagem disponibilizada; (iii) primeiro comentário a excertos selecionados dos dados; (iv) experiência de extração automática do MLUw no corpus de fala infantil; (v) experiência de extração automática de frequência e contextos da forma "que" nos dados de uma criança.