Sumários

Avaliação

6 Junho 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

Exercício escrito final individual para avaliação sumativa.


Apresentação de trabalhos

30 Maio 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

Os alunos apresentaram e discutiram os seus trabalhos individuais (que devem apresentar por escrito até dia 16 de junho).


Aquisição de estruturas de controlo: compreensão

23 Maio 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

Compreensão de estruturas de controlo: 

- alguns trabalhos que discutem de forma mais global a interpretação de sujeitos controlados (McDaniel, Cairns & Hsu, 1990/1991; Landau & Thornton, 2011); 
- trabalhos que discutem a identificação do controlador em estruturas com verbos de controlo ditransitivos (Chomsky, 1969 e a discussão destes dados em Hornstein, 1999 e trabalhos subsequentes; Mateu, 2016).;
- dados que sugerem dificuldades na aquisição de controlo de objeto em português (Agostinho, 2014; Santos, Gonçalves & Hyams, 2016).
Dados sobre dificuldades na aquisição de controlo de sujeito em ditransitivos no desenvolvimento atípico (Martins, 2022).


Complementação infinitiva: controlo vs. elevação

16 Maio 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

A questão da complementação infinitiva: (i) observação precoce de produção espontânea de completivas infinitivas vs. resultados que sugerem dificuldades na compreensão de algumas destas estruturas; (ii) reconhecimento da ambiguidade superficial que poderá tornar mais complexa a aquisição de estruturas de controlo vs. de elevação. 

Trabalhos que discutem os efeitos, na aquisição, da ambiguidade entre estruturas de controlo de sujeito e de elevação para sujeito (Becker, 2006, 2009, 2014); pistas disponíveis no input e que podem conduzir à desambiguação, destacando-se o papel da animacidade do sujeito matriz (Becker, 2014). 
Trabalhos que sugerem dificuldades específicas com estruturas de elevação, paralelos às dificuldades com passivas (Hirsch & Wexler, 2007), e as dificuldades específicas na elevação cruzando um experienciador, no inglês (Orfitelli, 2012). Explicações gramaticais e explicações em termos de processamento para as dificuldades com elevação cruzando um experienciador (Mateu, 2016, 2020; Choe & Deen, 2016).


Aquisição da passiva

9 Maio 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

Resultados clássicos na aquisição da passiva: passivas curtas vs. passivas longas, passivas agentivas vs. não agentivas. Várias hipóteses que explicam a dificuldade na aquisição da passiva com recurso a maturação: a hipótese clássica de Borer & Wexler (1987), sobre formação de cadeias-A, e as limitações desta hipótese; as hipóteses mais recentes de Wexler (2004) e trabalhos subsequentes (Universal Phase Requirement) e de Snyder & Hyams (2015) (Universal Freezing Hypothesis). A explicação alternativa para as dificuldades com passivas não agentivas levantada no trabalho muito recente de Aravind & Koring (2023).