Sumários
Estrutura da frase e movimento do verbo (1)
14 Março 2025, 14:00 • Ana Lúcia Santos
A hipótese de small clause de Radford (1988).
Pistas para a identificação de movimento do verbo para T e presença de
estrutura funcional nas produções de crianças jovens (até 3;00). O papel da
elipse de VP na discussão da natureza das primeiras combinações de palavras em
português europeu.
Primeiras combinações de palavras: confronto das predições das perspetivas usage-based e inatista
7 Março 2025, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Sistematização das observações sobre dados de produção espontânea que os alunos fizeram na sessão anterior. As observações dos dados disponíveis no corpus foram completadas por confronto com dados de relatos parentais (adaptações portuguesas dos CDI, particularmente, o CDI-II e CDI-III).
Ordem de palavras e direcionalidade: o weird word
order paradigm, as diferentes predições das hipóteses inatista e usage-based
e os resultados de algumas experiências que as permitem testar. Argumentos
a favor da perspetiva generativista.
Observação de dados de um corpus de produção espontânea
28 Fevereiro 2025, 14:00 • Ana Lúcia Santos
1. Discussão de dois artigos (Epstein, 2016; Akhtar, 2004), que permitem
explicitar e questionar diferenças entre as perspetivas usage-based e inatista
(a discussão em aula foi preparada em trabalho autónomo pelos alunos).
2. Uma primeira aproximação aos dados: observação de dados num corpus de produção espontânea do português (corpus Santos, base de dados CHILDES). Exercício de extração de dados e exploração de emergência de algumas estruturas entre 1;7 e 2;7. Exercício de cálculo de MLUw. Pesquisa automática de estruturas que podem envolver a projeção de CP, de forma a discutir a presença de categorias funcionais em estádios precoces do desenvolvimento. (Os alunos têm como tarefa de preparação da próxima aula completar a observação de acordo com o Guião 3.)
Hipótese inatista vs. hipótese usage-based
21 Fevereiro 2025, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Um debate atual, que prolonga o debate clássico: hipótese inatista vs. hipótese usage-based. O argumento da pobreza dos estímulos e o papel do input.
Apresentação do programa e início dos trabalhos
14 Fevereiro 2025, 14:00 • Ana Lúcia Santos
1. Apresentação do programa e da bibliografia. Indicação dos requisitos de avaliação:
Organização dos trabalhos: apresentação da calendarização, disponibilizada na página de e-learning da disciplina.
2. A aquisição como questão central para os estudos em Gramática Generativa. Um debate clássico: a perspetiva inatista vs. a perspetiva behaviorista; a perspetiva inatista vs. a perspetiva construtivista.