Sumários

Estrutura da frase e movimento do verbo

21 Março 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

Ordem de palavras em línguas V2 e a projeção de C em produção espontânea até aos 3;00.

O fenómeno dos infinitivos raiz e a hipótese de Truncamento (Rizzi 1993/1994).


Estrutura da frase e movimento do verbo (1)

14 Março 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

A hipótese de small clause de Radford (1988). Pistas para a identificação de movimento do verbo para T e presença de estrutura funcional nas produções de crianças jovens (até 3;00). O papel da elipse de VP na discussão da natureza das primeiras combinações de palavras em português europeu.


Primeiras combinações de palavras: confronto das predições das perspetivas usage-based e inatista

7 Março 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

Sistematização das observações sobre dados de produção espontânea que os alunos fizeram na sessão anterior. As observações dos dados disponíveis no corpus foram completadas por confronto com dados de relatos parentais (adaptações portuguesas dos CDI, particularmente, o CDI-II e CDI-III).

Ordem de palavras e direcionalidade: o weird word order paradigm, as diferentes predições das hipóteses inatista e usage-based e os resultados de algumas experiências que as permitem testar. Argumentos a favor da perspetiva generativista.


Observação de dados de um corpus de produção espontânea

28 Fevereiro 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

1. Discussão de dois artigos (Epstein, 2016; Akhtar, 2004), que permitem explicitar e questionar diferenças entre as perspetivas usage-based e inatista (a discussão em aula foi preparada em trabalho autónomo pelos alunos).

2. Uma primeira aproximação aos dados: observação de dados num corpus de produção espontânea do português (corpus Santos, base de dados CHILDES). Exercício de extração de dados e exploração de emergência de algumas estruturas entre 1;7 e 2;7. Exercício de cálculo de MLUw. Pesquisa automática de estruturas que podem envolver a projeção de CP, de forma a discutir a presença de categorias funcionais em estádios precoces do desenvolvimento. (Os alunos têm como tarefa de preparação da próxima aula completar a observação de acordo com o Guião 3.)




Hipótese inatista vs. hipótese usage-based

21 Fevereiro 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

Um debate atual, que prolonga o debate clássico: hipótese inatista vs. hipótese usage-based.  O argumento da pobreza dos estímulos e o papel do input.