Sumários
Assimetrias sujeito-objeto em estruturas clivadas
2 Maio 2025, 14:00 • Ana Lúcia Santos
Discussão dos dados e resultados de Lobo, Santos, Soares-Jesel e Vaz (2019) sobre aquisição de diferentes tipos de clivadas em português europeu: a partir da discussão de diferentes hipóteses teóricas, que consideram ou intervenção definida de acordo com a hipótese de Minimalidade Relativizada, ou processamento linear e uma preferência pela interpretação do primeiro nome como Agente, os alunos identificaram predições para a compreensão de diferentes tipos de clivadas e confrontaram depois essas predições com os resultados obtidos no estudo.
(Aula de substituição) Assimetrias sujeito – objeto em interrogativas-wh e relativas
23 Abril 2025, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Continuação da discussão sobre aquisição de interrogativas-wh e orações relativas, centrando-se agora a discussão exclusivamente em assimetrias sujeito-objeto:
Aula não lecionada
11 Abril 2025, 14:00 • Ana Lúcia Santos
A aula não foi lecionada. A docente participou em reunião da ação COST Justice to Youth Language Needs (https://youthjusticelanguage.org/).
Aquisição de interrogativas-wh e de orações relativas
4 Abril 2025, 14:00 • Ana Lúcia Santos
1. Cont. da aula anterior
2. Aquisição de interrogativas-wh e de orações relativas
Confronto de dados que documentam a produção espontânea precoce de interrogativas e relativas com resultados experimentais que documentam dificuldades em determinados subtipos de interrogativas (interrogativas de objeto, particularmente as D-linked) e em relativas de objeto. Alguns resultados clássicos de trabalhos sobre aquisição de relativas e discussão de metodologias experimentais que estão na base dos resultados em análise (a continuar na próxima aula).
Modelos mais recentes sobre a estrutura da frase nos primeiros estádios
28 Março 2025, 14:00 • Ana Lúcia Santos
1.
Discussão do modelo de Growing Trees (Friedmann, Belletti & Rizzi,
2021) a partir da leitura que os alunos fizeram antecipadamente do texto.
Discussão de algumas predições do modelo.
2. Desenvolvimento atípico (SLI / DLD): (i) dados sobre a observação mais prolongada de infinitivos raiz e observação de dados do português que podem sugerir a possibilidade de observar infinitivos raiz nesta população.