Sumários

Assimetrias sujeito-objeto em estruturas clivadas

2 Maio 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

Discussão dos dados e resultados de Lobo, Santos, Soares-Jesel e Vaz (2019) sobre aquisição de diferentes tipos de clivadas em português europeu: a partir da discussão de diferentes hipóteses teóricas, que consideram ou intervenção definida de acordo com a hipótese de Minimalidade Relativizada, ou processamento linear e uma preferência pela interpretação do primeiro nome como Agente, os alunos identificaram predições para a compreensão de diferentes tipos de clivadas e confrontaram depois essas predições com os resultados obtidos no estudo.


(Aula de substituição) Assimetrias sujeito – objeto em interrogativas-wh e relativas

23 Abril 2025, 10:00 Ana Lúcia Santos

Continuação da discussão sobre aquisição de interrogativas-wh e orações relativas, centrando-se agora a discussão exclusivamente em assimetrias sujeito-objeto:

Exploração das propriedades das estruturas que suscitam maiores dificuldades e apresentação da hipótese de intervenção, na formulação de Friedmann, Belletti & Rizzi (2009).
. Discussão de explicações para assimetrias sujeito-objeto em estruturas com movimento-A’ em termos de processamento linear vs. intervenção definida com recurso à noção de c-comando. Discussão de Hu, Gavarró, Vernice & Guasti (2016), sobre aquisição de relativas em chinês mandarim, artigo que os alunos prepararam antecipadamente


Aula não lecionada

11 Abril 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

A aula não foi lecionada. A docente participou em reunião da ação COST Justice to Youth Language Needs (https://youthjusticelanguage.org/).


Aquisição de interrogativas-wh e de orações relativas

4 Abril 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

1. Cont. da aula anterior

 Desenvolvimento atípico (SLI / DLD): dados que exemplificam a tendência para evitar a produção de subordinação e dados que sugerem o prolongamento da possibilidade de omitir complementadores na mesma população.

2. Aquisição de interrogativas-wh e de orações relativas

Confronto de dados que documentam a produção espontânea precoce de interrogativas e relativas com resultados experimentais que documentam dificuldades em determinados subtipos de interrogativas (interrogativas de objeto, particularmente as D-linked) e em relativas de objeto. Alguns resultados clássicos de trabalhos sobre aquisição de relativas e discussão de metodologias experimentais que estão na base dos resultados em análise (a continuar na próxima aula).



Modelos mais recentes sobre a estrutura da frase nos primeiros estádios

28 Março 2025, 14:00 Ana Lúcia Santos

1. Discussão do modelo de Growing Trees (Friedmann, Belletti & Rizzi, 2021) a partir da leitura que os alunos fizeram antecipadamente do texto. Discussão de algumas predições do modelo.

2. Desenvolvimento atípico (SLI / DLD): (i) dados sobre a observação mais prolongada de infinitivos raiz e observação de dados do português que podem sugerir a possibilidade de observar infinitivos raiz nesta população.