Sumários

Exercício escrito individual

19 Maio 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

Exercício escrito individual (avaliação global final).


Apresentação e discussão dos trabalhos

5 Maio 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

Apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre.


Controlo de objeto e infinitivo flexionado na aquisição do português

28 Abril 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

Dados que sugerem dificuldades na aquisição de controlo de objeto em português (Agostinho, 2014; Santos, Gonçalves & Hyams, 2016). A interação entre a aquisição de infinitivo flexionado e a aquisição de controlo de objeto em português.


Compreensão de estruturas de controlo

21 Abril 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

Compreensão de estruturas de controlo:

-  alguns trabalhos que discutem de forma mais global a interpretação de sujeitos controlados (McDaniel, Cairns & Hsu, 1990/1991; Landau & Thornton, 2011); 
- trabalhos que discutem a identificação do controlador em estruturas com verbos de controlo ditransitivos (Chomsky, 1969 e a discussão destes dados em Hornstein, 1999 e trabalhos subsequentes; Mateu, 2016).
Dados sobre dificuldades na aquisição de controlo de sujeito em ditransitivos no desenvolvimento atípico (Martins, 2022).


Controlo vs. elevação

14 Abril 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

A questão da complementação infinitiva: (i) observação precoce de produção espontânea de completivas infinitivas vs. resultados que sugerem dificuldades na compreensão de algumas destas estruturas; (ii) reconhecimento da ambiguidade superficial que poderá tornar mais complexa a aquisição de estruturas de controlo vs. de elevação.

Trabalhos que discutem os efeitos na aquisição da ambiguidade entre estruturas de controlo de sujeito e de elevação para sujeito (Becker, 2006, 2009, 2014); pistas disponíveis no input e que podem conduzir à desambiguação, destacando-se o papel da animacidade do sujeito matriz (Becker, 2014). Trabalhos que sugerem dificuldades específicas com estruturas de elevação, paralelos às dificuldades com passivas (Hirsch & Wexler, 2007), e as dificuldades específicas na elevação cruzando um experienciador, no inglês (Orfitelli, 2012). Explicações gramaticais e explicações em termos de processamento para as dificuldades com elevação cruzando um experienciador (Mateu, 2016, 2020; Choe & Deen, 2016).