Sumários

Estrutura da frase e movimento do verbo (1)

24 Fevereiro 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

A hipótese de small clause de Radford (1988). Pistas para a identificação de movimento do verbo para T e presença de estrutura funcional nas produções de crianças jovens (até 3;00). O papel da elipse de VP na discussão da natureza das primeiras combinações de palavras em português europeu.


Primeiras combinações de palavras: confronto das predições das perspetivas usage-based e inatista

17 Fevereiro 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

Ordem de palavras e direcionalidade: o weird word order paradigm, as diferentes predições das hipóteses inatista e usage-based e os resultados de algumas experiências que as permitem testar. Argumentos a favor da perspetiva generativista.


Observação de dados de um corpus de produção espontânea

10 Fevereiro 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

1. Uma primeira aproximação aos dados: observação de dados num corpus de produção espontânea do português (corpus Santos, base de dados CHILDES). Exercício de extração de dados e exploração da emergência de algumas estruturas entre 1;7 e 2;7. Exercício de cálculo de MLUw.

2. Relevância dos corpora para a observação do input

3. Limitações dos dados de corpora.


O input

3 Fevereiro 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

Hipótese inatista vs. hipótese usage-based: o argumento da pobreza dos estímulos e o papel do input.


A aquisição como questão central para a Gramática Generativa

27 Janeiro 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

1. Apresentação do programa e dos requisitos de avaliação. Organização dos trabalhos e apresentação da calendarização com conteúdos definidos para cada aula.

Elementos de avaliação (obrigatórios):

a) Exercício escrito final: 45%

   b) Trabalho escrito final, discutido (durante o semestre) com a docente: 45%  

   c) Participação em aula (resolução de pequenos exercícios, discussão de textos): 10%

    O exercício em a) terá lugar dia 19 de maio. O trabalho em b) será apresentado oralmente na última sessão do semestre, podendo ser entregue por escrito alguns dias depois.

 2. A aquisição como questão central para os estudos em Gramática Generativa. Um debate clássico: a perspetiva inatista vs. a perspetiva behaviorista; a perspetiva inatista vs. a perspetiva construtivista. Um debate atual, que prolonga o debate clássico: hipótese inatista vs. hipótese usage-based.