Sumários

A questão da aquisição da passiva

31 Março 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

Resultados clássicos na aquisição da passiva: passivas curtas vs. passivas longas, passivas agentivas vs. não agentivas.

Várias hipóteses que explicam a dificuldade na aquisição da passiva com recurso a maturação: a hipótese clássica de Borer & Wexler (1987), sobre formação de cadeias-A, e as limitações desta hipótese; as hipóteses mais recentes de Wexler (2004) e trabalhos subsequentes (Universal Phase Requirement) e de Snyder & Hyams (2015) (Universal Freezing Hypothesis).
A explicação alternativa para as dificuldades com passivas não agentivas levantada no trabalho muito recente de Aravind & Koring (2023).


Assimetrias sujeito-objeto: hierarquia ou linearidade?

24 Março 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

Discussão de explicações para assimetrias sujeito-objeto em estruturas com movimento-A’ em termos de processamento linear vs. intervenção definida com recurso à noção de c-comando. Discussão de (i) Hu, Gavarró, Vernice & Guasti

(2016), sobre aquisição de relativas em chinês mandarim, artigo que os alunos prepararam antecipadamente, e de (ii) Lobo, Santos, Soares-Jesel e Vaz (2019) sobre aquisição de diferentes tipos de clivadas em português europeu.


Assimetrias sujeito – objeto em interrogativas-wh e relativas

17 Março 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

Confronto de dados que documentam a produção espontânea precoce de interrogativas e relativas com resultados experimentais que documentam dificuldades em determinados subtipos de interrogativas (interrogativas de objeto, particularmente as D-linked) e em relativas de objeto. Exploração das propriedades das estruturas que suscitam maiores dificuldades e apresentação da hipótese de intervenção, na formulação de Friedmann, Belletti & Rizzi (2009).


Modelos mais recentes sobre a estrutura da frase nos primeiros estádios; desenvolvimento típico e atípico

10 Março 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

1. Discussão do modelo de Growing Trees (Friedmann, Belletti & Rizzi, 2021) a partir da leitura que os alunos fizeram antecipadamente do texto. Discussão de algumas predições do modelo.

2. Desenvolvimento atípico (SLI / DLD): (i) dados sobre a observação mais prolongada de infinitivos raiz e observação de dados do português que podem sugerir a possibilidade de observar infinitivos raiz nesta população; (ii) dados que exemplificam a tendência para evitar a produção de subordinação e dados que sugerem o prolongamento da possibilidade de omitir complementadores na mesma população.


Estrutura da frase e movimento do verbo (2)

3 Março 2023, 14:00 Ana Lúcia Santos

Ordem de palavras em línguas V2 e a projeção de C em produção espontânea até aos 3;00.

O fenómeno dos infinitivos raiz e a hipótese de Truncamento (Rizzi 1993/1994).