A abstração. O Suprematismo de Malevitch

15 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

As primeira vanguardas na Rússia, no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista. 

O alogismo como leitura particular do cubismo sintético. 

A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura.  
A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura. 


Bibliografia: 

Hal Foster et al., "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 130-136

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” I, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 198-204

Hal Foster et al., "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 142-146