Sumários

Exercício escrito

12 Maio 2022, 08:00 Pedro Lapa

Exercício escrito sobre os principais tópicos da segunda parte do semestre.


Warhol e as condições de produção artística em 1960's. Revisões.

10 Maio 2022, 08:00 Pedro Lapa

A generalização da produção industrial e sua permeabilidade na cultura de massas. As novas condições da perceção e imaginação na perspetiva de Andy Warhol. As possibilidades da pintura neste novo quadro.


Revisão e esclarecimento de dúvidas sobre os principais temas abordados na segunda parte do semestre.

Bibliografia:

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Taking Chances with Popular Culture” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 475-481

Hal Foster, "1965" in Art Since 1900. Londres, Nova York: Thames and Hudson, 2016


Jasper Johns. A emergência da Pop Art no Reino Unido e nos EUA

5 Maio 2022, 08:00 Pedro Lapa

Jasper Johns: uma unidade de meio e sentido, do visível e do conhecido. 

A emergência da pop art no Reino Unido e as condições do pós-guerra.
Os desenvolvimentos da pop art nos EUA. A fusão da indústria da cultura com a cultura erudita e o posicionamento dos principais protagonistas: Andy Warhol e Roy Lichtenstein.

Bibliografia:


H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, “Taking Chances with Popular Culture” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 460-466 e 475-481

Hal Foster, "1962", "1965" in Art Since 1900. Londres, Nova York: Thames and Hudson, 2016


A transformação do espaço com os Combines de Rauschenberg

3 Maio 2022, 08:00 Pedro Lapa

Análise do ensaio de Leo Steinberg "The Flatbed Picture Plane". A transformação da pintura enquanto um análogo do campo visual em superfície de inscrição e operação de informação. A superfície como espaço compósito de operações e configuração de palimpsesto.

Introdução à pintura de Jasper Johns. A pintura como assunto da pintura.


Bibliografia:
 
Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al.. Londres: Thames & Hudson, 2016 
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in  Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, in  History of Modern Art ,7ª ed.460-466. New Jersey: Pearson, 2013


Congresso Hot Art Cold War, a arte dos EUA e Portugal 1945-1990

28 Abril 2022, 08:00 Pedro Lapa

Participação dos alunos no Congresso Hot Art Cold War, a arte dos EUA e Portugal 1945-1990.

Conferência do Professor Branden Joseph "Robert Rauschenberg: Neo-Dada and Intermedia".

Bibliografia:

Branden Joseph, Ramdon Order. Robert Rauschenberg and the Neo-Avant-Garde. Cambridge, Mass. & London: MIT Press, 2003