A emergência do Dadaísmo. Marcel Duchamp e o readymade.

24 Março 2022, 08:00 Pedro Lapa

O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. 
Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes.  A participação no movimento cubista e as suas divergências. A invenção de uma pintura diagramática. 
O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As condições de existência  e as implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.

Bibliografia: 
Hal Foster et al. "1914", in   Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“The World Turned Upside Down: The Birth of Dada”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 224- 227
Francis Naumann, “Fountain” in The Recurrent Haunting Ghost: Essays on the Art, Life, Legacy of Marcel Duchamp. New York: Readymade Press, 2012: 70-81