Mondrian e a abstração

7 Abril 2022, 08:00 Pedro Lapa

A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes e bidimensionais. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.

A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria. A exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano e da unidade forma-cor nas pinturas finais.



Bibliografia: 

Yve-Alain Bois ,"1917" in Art Since 1900, 160-165. London: Thames & Hudson, 2016.

Yve-Alain Bois, "1944" in Art Since 1900, 364-368. London: Thames & Hudson, 2016

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Clarity, Certainty, and Order: De Stijl and the Pursuit of Geometric Abstraction”,  History of Modern Art ,7ª ed., 262-274. New Jersey: Pearson, 2013