O surrealismo
19 Abril 2022, 08:00 • Pedro Lapa
A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste.
As teorizações de André Breton e a sua transposição para as artes visuais.
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente.
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1924" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Surrealism", History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 297-337