O surrealismo

19 Abril 2022, 08:00 Pedro Lapa

A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. 

As teorizações de André Breton e a sua transposição para as artes visuais. 
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente. 
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.

Bibliografia: 

Rosalind Krauss, "1924" in  Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016                      

H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Surrealism", History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 297-337