Sumários
A pintura de Vieira da Silva
12 Maio 2025, 12:30 • Pedro Lapa
O primado da experiência da perceção e a incerteza como princípio criativo. O diálogo entre o visível e o invisível. A recusa de uma síntese unificadora racional e o conflito entre os diversos elementos pictóricos. A perceção ativa e o corpo. A exploração da perspetiva "cambaleante" e do plano.
A pintura de Vieira da Silva
7 Maio 2025, 12:30 • Pedro Lapa
Vieira da Silva de Lisboa para Paris e para o resto do mundo. A emergência da abstração lírica e as suas características. Análise da sua produção na década de 1930. O questionamento da estabilidade dos valores pictóricos.
Abstração de Joaquim Rodrigo. O conflito abstração-figuração na década de 1950.
5 Maio 2025, 12:30 • Pedro Lapa
A abstração geométrica. A perspetiva concretista de Joaquim Rodrigo: divisibilidade do espaço e ausência de composição. A emergência de um novo esquema cromático e a unidade matriz-forma-cor.
A abstração geométrica
30 Abril 2025, 12:30 • Pedro Lapa
A abstração geométrica. O contexto da abstração na Europa no pós-guerra. A ausência de um movimento organizado em Portugal e os percursos individuais. As exposições dos Independentes do Porto (1943-1950). Análise das obras de Fernando Lanhas e de Nadir Afonso: a forma como tensão percetiva/racional e a repetição das unidades forma-cor como ritmo e cinetismo. Joaquim Rodrigo: o primado da materialidade do espaço pictórico e a racionalização da forma.
Aula não realizada por falta de energia elétrica
28 Abril 2025, 12:30 • Pedro Lapa
Aula não realizada por falta de energia elétrica