Sumários

A pintura de Vieira da Silva

12 Maio 2025, 12:30 Pedro Lapa

O primado da experiência da perceção e a incerteza como princípio criativo. O diálogo entre o visível e o invisível. A recusa de uma síntese unificadora racional e o conflito entre os diversos elementos pictóricos. A perceção ativa e o corpo. A exploração da perspetiva "cambaleante" e do plano.


Bibliografia:
Pedro Lapa, “Vieira da Silva, o visível e o intervalo” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2011: 63-75. 


A pintura de Vieira da Silva

7 Maio 2025, 12:30 Pedro Lapa

Vieira da Silva de Lisboa para Paris e para o resto do mundo. A emergência da abstração lírica e as suas características. Análise da sua produção na década de 1930. O questionamento da estabilidade dos valores pictóricos. 


Bibliografia:  
Pedro Lapa, “Vieira da Silva, o visível e o intervalo” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960). Lisboa: Leya, 2011: 63-75. 


Abstração de Joaquim Rodrigo. O conflito abstração-figuração na década de 1950.

5 Maio 2025, 12:30 Pedro Lapa

A abstração geométrica. A perspetiva concretista de Joaquim Rodrigo: divisibilidade do espaço e ausência de composição. A emergência de um novo esquema cromático e a unidade matriz-forma-cor. 

O conflito figuração e abstração na década de 1950. Júlio Resende, Nikias Skapinakis e Jorge de Oliveira.

Bibliografia: 
Pedro Lapa, "Abstração em Portugal (1913-1960)", in Arte Portuguesa do Século XX,  Lisboa: Leya, 2011
Rui Mário Gonçalves, “Anos 50: realismos e abstracionismos" in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999: 135-169,


A abstração geométrica

30 Abril 2025, 12:30 Pedro Lapa

A abstração geométrica. O contexto da abstração na Europa no pós-guerra. A ausência de um movimento organizado em Portugal e os percursos individuais. As exposições dos Independentes do Porto (1943-1950). Análise das obras de Fernando Lanhas e de Nadir Afonso: a forma como tensão percetiva/racional e a repetição das unidades forma-cor como ritmo e cinetismo. Joaquim Rodrigo: o primado da materialidade do espaço pictórico e a racionalização da forma.


Bibliografia: 
Pedro Lapa, "Abstração em Portugal (1913-1960)", in Arte Portuguesa do Século XX. Lisboa: Leya, 2011


Aula não realizada por falta de energia elétrica

28 Abril 2025, 12:30 Pedro Lapa

Aula não realizada por falta de energia elétrica