Sumários

O Neorrealismo

9 Abril 2025, 12:30 Pedro Lapa

As características do Neorrealismo em Portugal: análise da obra de Manuel Filipe, Júlio Pomar, Mário Dionísio, Vítor Palla, Lima de Freitas, Querubim Lapa,  Rui Pimentel, Rogério Ribeiro. 

Breve apresentação do surrealismo internacional. 

Bibliografia: 
José-Augusto França, “ O Neo-realismo”, in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009 
Rui Mário Gonçalves, “Os Anos 40. O tempo do Estado Novo e o pós-guerra português” in Panorama da Arte Portuguesa no Século XX, 135-169, ed. Fernando Pernes. Porto: Campo das Letras, Fundação de Serralves, 1999. 
David Santos, “O Neo-realismo português e o apelo humanista do pós-guerra” in Arte Portuguesa do Século XX (1910-1960), 105-113. Ed. Pedro Lapa e Emília Tavares. Lisboa: Leya, 2011


A terceira geração modernista: o Neorrealismo

7 Abril 2025, 12:30 Pedro Lapa

Breve panorama da terceira geração modernista. Os abstratos, os neorrealistas e os surrealistas. As cisões no seio da geração e a complexificação do movimento moderno. As Exposições Gerais de Artes Plásticas da SNBA. As fontes do Neorrealismo em Portugal. 


Bibliografia: 
José-Augusto França, “ O Neo-realismo”, "A terceira geração modernista", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009


Exercício escrito

2 Abril 2025, 12:30 Pedro Lapa

Exercício escrito sobre os principais tópicos lecionados na primeira metade do semestre.


A obra de Almada Negreiros entre o final de 1930 e 1970

31 Março 2025, 12:30 Pedro Lapa

A pintura de Almada Negreiros nos finais da década de 1930. Os frescos das gares marítimas. A pintura abstrata e a procura do canon da harmonia. O painel Começar. 


Bibliografia: 
José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)", "Almada (1944 - 1970)" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009 
— Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983.


Almada Negreiros. O retorno à ordem e o pós-cubismo como polaridades

26 Março 2025, 12:30 Pedro Lapa

O trajeto de Almada Negreiros entre 1920 e 1970. O Neoclassicismo de Picasso, o Purismo e o Retorno à ordem. Almada em Madrid. O neoclassicismo picassiano reinterpretado e o primado da linha na definição conceptual da harmonia do desenho. O papel da mancha na sensorialidade do desenho e o pós-cubismo. A pintura de Almada Negreiros nos finais da década de 1930. 


Bibliografia: 
José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009 — Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983.