Sumários

A obra de Almada Negreiros entre o final de 1930 e 1970

31 Março 2025, 12:30 Pedro Lapa

A pintura de Almada Negreiros nos finais da década de 1930. Os frescos das gares marítimas. A pintura abstrata e a procura do canon da harmonia. O painel Começar. 


Bibliografia: 
José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)", "Almada (1944 - 1970)" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009 
— Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983.


Almada Negreiros. O retorno à ordem e o pós-cubismo como polaridades

26 Março 2025, 12:30 Pedro Lapa

O trajeto de Almada Negreiros entre 1920 e 1970. O Neoclassicismo de Picasso, o Purismo e o Retorno à ordem. Almada em Madrid. O neoclassicismo picassiano reinterpretado e o primado da linha na definição conceptual da harmonia do desenho. O papel da mancha na sensorialidade do desenho e o pós-cubismo. A pintura de Almada Negreiros nos finais da década de 1930. 


Bibliografia: 
José-Augusto França, "Almada (1932 - 1948)", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009 — Amadeo & Almada. Lisboa: Bertrand Editora, 1983.


António Ferro e a "Política do Espírito". Os estatuários e a escultura na 2ª geração modernista.

24 Março 2025, 12:30 Pedro Lapa

António Ferro e a "Política do Espírito". A criação do SPN. A exposição do Mundo Português de 1940. 

Os estatuários e a escultura nas décadas de 1930 e 1940: Francisco Franco, Canto da Maia, Leopoldo de Almeida, Barata Feyo e Hein Semke. 


Bibliografia: 
José-Augusto França, "Dos Independentes ao SPN/SNI. A Exposição do Mundo Português", "A segunda geração: os estatuários" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009 
Margarida Acciaiuoli, 1934-1940 Exposições do Estado Novo. Lisboa: Livros Horizonte, 1998.
Lúcia Almeida Matos, "Parte II" in Escultura em Portugal no século XX (1910-1969). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para Ciência e Tecnologia, 2007


A segunda geração modernista: a pintura

19 Março 2025, 12:30 Pedro Lapa

A definição de segunda geração modernista. O seu contexto e as suas referências. O Salão dos Independentes de 1930. A obra de Mário Eloy e suas relações com a Nova Objetividade e o Expressionismo. Análise das obras de Júlio, Alvarez, Carlos Botelho e Bernardo Marques.


Bibliografia: José-Augusto França, "A segunda geração: os pintores", in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009 Pedro Lapa, “Eloy ou a Era da Ansiedade” in Mário Eloy. Exposição Retrospetiva. Ed. Raquel Henriques da Silva, 27-36. Lisboa: IPM, 1996


A primeira geração modernista: a escultura

17 Março 2025, 12:30 Pedro Lapa

A escultura de transição do século XIX para o XX nas suas novas manifestações. Os escultores da 1ª geração modernista: Francisco Franco; Canto da Maya e o Retour au Style; Diogo Macedo. 


Bibliografia: 
José-Augusto França, "A Primeira Geração Modernista" in A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.